Buscar

estudo dirigido 2 Nataliane Bio cel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conteúdo: Permeabilidade e Transporte Devolução via Moodle
até dia 11/06/2021 
NOME: Nataliane do Carmo Calixto
1- Existe um intenso transporte de substâncias para dentro e fora da célula. Este transporte ocorre através da membrana plasmática. Fale sobre os tipos de transportes que ocorrem através da membrana. 
R:   Transporte através da membrana plasmática Transporte passivo (não há consumo de energia) Difusão simples: movimento de moléculas de acordo com o gradiente de concentração, sem consumo de energia, através dos lipídios da membrana. Moléculas pequenas não polares: gases (O², CO²) Solventes orgânicos: álcool, éter, etc  Substâncias lipossolúveis: esteróides, certos medicamentos, etc.  Pequenas moléculas polares, não carregadas: H²O, glicerol, uéria, etc.  
Difusão facilitada: (passagem através de canais e transportadores da membrana). Transporte de moléculas de acordo com o gradiente de concentração e sem consumo de energia, envolvendo proteínas da membrana.  Aquaporinas: canais para a água.
Proteínas transportadoras: carreadoras e canais iônicos. Carreadoras: tem sítio específico de ligação, logo existem várias carreadoras. Tanto carreadoras ativas quanto passivas. Tipos: uniporte, simporte e antiporte.  
Uniporte: quando uma única molécula é transportada unidirecionalmente através da membrana  
Simporte: quando duas moléculas são transportadas simultaneamente em uma mesma direção  
Antiporte: quando duas moléculas são transportadas simultaneamente em direções opostas   
Transporte ativo: transporte de moléculas contra o gradiente de concentração, com consumo direto de energia, envolvendo proteínas da membrana (bombas do tipo ATPases). Ex: bomba de sódio-potássio    
Canais iônicos: apresentam seletividade a íons, se tiver só aberto é transporte passivo, se estiver fechado, precisa de um estímulo  Controles dos canais iônicos: 
1. Canais regulados por voltagem: permanecem fechados quando a membrana plasmática mantém potencial de repouso. A despolarização de um ponto da membrana origina a abertura de canais. 
2. Canais regulados por ligantes: são canais receptores que, ao ligarem-se a ligantes específicos, sofrem uma alteração na sua conformação o que determina a sua abertura.
 3. Canais regulados mecanicamente: abrem-se devido a uma tensão transmitida às proteínas da membrana por fibras do citoesqueleto. 
  Transporte em quantidade:  Exocitose: libertação no meio extracelular do conteúdo de vesículas de secreção, cuja membrana se funde com a membrana plasmática. Endocitose: Entrada de materiais do meio extracelular para o meio intracelular pela formação de vesículas a partir da membrana plasmática.  Fagocitose Pinocitose
2- Liste os seguintes compostos em ordem crescente de permeabilidade da bicamada lipídica: RNA, Ca2+, glicose, etanol, N2, água. 
R: N2, água,Ca2+, etanol(C2H5OH), glicose( C6H12O6) e por último RNA.
3- O que são receptores acoplados a canais iônicos? Exemplifique o seu funcionamento e cite um exemplo. 
R: são canais iônicos que podem abrir em resposta à ligação de um ligante. Para formar um canal, este tipo de receptor de membrana celular tem uma região intramembranal com um canal hidrofílico (atraído pela água) no meio dele. O canal permite que íons atravessem a membrana sem precisar tocar o núcleo hidrofóbico da camada fosfolipídica.
Quando um ligante se liga à região extracelular do canal, a estrutura da proteína se modifica de uma forma tal que íons de um tipo específico, tais como Ca2+ Cl-, podem passar. Em alguns casos, o inverso é verdade: o canal é normalmente aberto, e a ligação com o ligante faz com que ele feche. Alterações nos níveis de íons dentro da célula podem mudar a atividade de outras moléculas, como enzimas de ligação iônica e canais sensíveis à voltagem, para produzir uma resposta. Neurônios, ou células nervosas, possuem canais dependentes de ligantes que são ligados por neurotransmissores.
4- O que você entende por transporte ativo secundário. Cite um exemplo. 
R:  Não utiliza diretamente a energia metabólica do ATP e depende de proteínas transportadoras encontradas na membrana. A energia para a realização desse tipo de transporte depende da energia gasta pela bomba de sódio e potássio.
O transporte ativo secundário usa a energia armazenada nesses gradientes, para mover outras substâncias contra seus próprios gradientes.
No transporte ativo secundário, as duas moléculas sendo transportadas podem mover-se tanto na mesma direção (i.e., ambas para dentro da célula), ou em direções opostas (i.e., uma para dentro e outra para fora da célula). Quando elas se movem na mesma direção, a proteína que as transporta é chamada de simportador, enquanto que se elas se movem em direções opostas, a proteína é chamada de antiportador.
Um exemplo: vamos supor que temos uma elevada concentração de íons de sódio no espaço intracelular (graças ao árduo trabalho da bomba sódio-potássio). Se uma rota, como uma proteína de canal ou carreadora estiverem disponíveis, os íons de sódio irão se mover a favor de seu gradiente de concentração e retornar ao interior da célula
5- Caracterize o transporte ativo acoplado a hidrólise de ATP e explique o funcionamento da bomba de Na+/K+.
R:Fornecimento de energia vem da hidrólise do ATP através de ATPases específicas
a bomba de sódio-potássio. Este tipo de transporte consiste em uma proteína transmembrana localizada na membrana plasmática chamada Na+/K+ ATPase. Esta proteína utiliza a energia proveniente da quebra do ATP para transportar os íons de sódio e potássio contra um gradiente de concentração, durante este tipo de transporte o sódio é exportado para o meio extracelular enquanto que o potássio é importado para o meio intracelular mantendo um desiquilíbrio entra as taxas internas e externas desses íons. Essa diferença mantida entre os dois meios tem uma extrema importância na manutenção do potencial elétrico das células.
O bombeamento da bomba de sódio-potássio não é equitativo: para cada três íons sódio bombeados para o líquido extracelular, apenas dois íons potássio são bombeados para o líquido intracelular. Durante o seu funcionamento, o ATP junta-se a bomba e sofre uma hidrólise levando a bomba de sódio-potássio a sofrer uma fosforilação. Esta fosforilação altera a conformação estrutural da proteína da bomba e transporta ao meio extracelular os íons de sódio. Logo em seguida, a bomba de sódio-potássio fosforilada se liga aos íons de potássio extracelulares, sofre uma desfosforilação e conduz estes íons ao interior da célula retomando a sua conformação inicial ligando-se novamente à uma molécula de ATP e reiniciando o ciclo de transporte de íons.
6- Os aminoácidos são absorvidos pelas células animais usando um simporte na membrana plasmática. Qual é o íon mais provável cujo gradiente eletroquímico direciona a importação? O ATP é importante para esse processo? Em caso afirmativo, como? 
R: Quando uma substancia é transportada contra um gradiente de concentração aproveitando a “carona energética” de uma outra substância que é transportada a favor do seu gradiente de concentração ex: Na2 e glicose (do lúmem do intestino para célula do epitélio intestinal), os íons Na2 penetram as células epitelias a favor do gradiente, fornecendo energia para impulsar as moléculas de glicose contra um gradiente
7- Os canais de cátions controlados por acetilcolina não distinguem entre os íons Na+ , K+ , e Ca2+, permitindo que todos passem livremente por eles. Então, por que, quando a acetilcolina se liga ao seu receptor associado a esse canal iônico na membrana plasmática das células musculares, o canal se abre e há um grande influxo líquido sobretudo de íons Na+ ?
R: Pois, não existe sitio de ligação ao soluto, apenas filtro de seletividade, quando aberto não precisa sofrer mudança de conformação a cada íon sendo assim os íons vão atravessar até igual a concentração do íon ou até o canal íonico fechar.

Outros materiais