Buscar

APOL Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
1. “A Teoria de Uta Frith, foi proposta nas décadas de 1980 e 1990, como um quadro de referência das dificuldades de aprendizagem da leitura na dislexia de desenvolvimento”. Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que identifica corretamente o que são as habilidades logográficas descritas por Frith:
D) São as habilidades pelas quais a criança reconhece as palavras familiares, porém não respeita a ordem das letras e correspondências fonológicas.
2. “Gombert, em seu modelo de desenvolvimento metalinguístico, analisa o processo de aquisição de habilidades linguísticas e os mecanismos que possibilitam criança escrever com facilidade e eficiência”. Assinale a alternativa que descreve corretamente o que é consciência metalinguística:
E) Capacidade de tomar a língua como objeto de reflexão e análise dissociando-se do seu uso habitual como meio de interação.
3. “Piaget definiu a inteligência como uma das manifestações da vida, isto é, uma forma de adaptação, sendo a ação a interação do homem com o meio”. Assinale a alternativa que indica corretamente o que é uma conduta cognitiva segundo Piaget:
E) Conduta cognitiva é uma ação e ocorre em um processo contínuo por meio da interação.
4. “Outro legado da década de 1960 é do Psicólogo suíço Jean Piaget, teórico que abordou os pré-requisitos cognitivos para o desenvolvimento da linguagem”. Assinale a alternativa que identifica corretamente o pensamento de Piaget:
A) Piaget entende a linguagem como a construção da capacidade de simbolizar e, para ele, é o principal elemento que define a espécie humana.
5. “A linguagem nos dá a capacidade de fazer coisas com palavras, se fazemos um pedido, chamamos um conhecido, dizemos o objeto de nossa escolha ou lamentamos nosso azar, estamos nos comportamos através da linguagem”. Assinale a alternativa que corresponde corretamente à perspectiva funcional da linguagem como instrumento mediado da conduta:
B) A comunicação no meio social.
6. Cada língua guarda particularidades e signos linguísticos dos mais simples aos mais complexos”. Assinale a alternativa que indica corretamente o objetivo das línguas:
E) Todas as línguas objetivam a comunicação.
7. “O bebê parte de seus reflexos para, progressivamente, organizar suas percepções sucessivas e movimentos para a interação com os objetos reais de seu ambiente”. Assinale a alternativa que indica corretamente a classificação de Piaget sobre o período descrito no extrato de texto:
A) Estágio sensório-motor.
8. “A criança, antes da escrita, constrói conhecimentos linguísticos pela linguagem oral”. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a aprendizagem implícita:
D) Compreende atividades epilinguísticas que acontecem desde os primeiros anos de vida.
9. “A estudiosa Glenda Bissex lançava nos Estados Unidos um estudo sobre a aprendizagem inicial da língua escrita [...]. Richard Gentry organizou os dados de Bissex em cinco estágios de desenvolvimento”. Relacione corretamente os estágios de desenvolvimento às suas respectivas características:
1. Fonético.
2. De transição.
3. Convencional.
( ) A criança passa da escrita fonológica para uma escrita com apoio em representação visual e morfológica.
( ) Por meio de experiências frequentes de escrita, a criança passa a dominar o sistema ortográfico.
( ) A criança inventa um sistema ortográfico que representa a estrutura fonológica da palavra.
D) 2 3 1
10. “Os linguistas estavam interessados em discutir a relação entre o pensamento e linguagem ou a ligação entre a ação de falar e a ação de pensar. Queriam descobrir se a linguagem era necessária ou não ao pensamento”. Assinale a alternativa que identifica corretamente a área de pesquisa que surgiu com a união entre as áreas da linguagem e do pensamento:
D) Psicolinguística.

Continue navegando