Buscar

Projeto de Prática Portfólio 2 (Relatório crítico-reflexivo) - PLANO DE AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA
	Nome do Aluno	
	Curso
	Aline Fagundes de Oliveira Araújo	Artes Visuais
	RA
	8133321
	
	Título da aula 
	Retratos e autorretratos: outra forma de ver
	Tempo necessário
	
2 aulas 
	Etapa de Ensino
	☐ Educação Infantil (Apenas Pedagogia)
☐ Ensino Fundamental (anos iniciais) (Apenas Pedagogia)
☐ Ensino Fundamental (anos iniciais):  Educação de Jovens e Adultos
☒ Ensino Fundamental (anos finais)
☐ Ensino Fundamental (anos finais): Educação de Jovens e Adultos
☐ Ensino Médio
☐ Ensino Médio:  Educação de Jovens e Adultos
	Ano ou série da etapa de ensino
	
EDUCAÇÃO INFANTIL: 
☐ Creche 1
☐ Creche 2 
☐ Creche 3
	
PRÉ ESCOLA:
☐ Pré escola I 
☐ Pré escola II
	
ENSINO FUNDAMENTAL:
☐ 1º ano
☐ 2º ano
☐ 3º ano
☐ 4º ano
☐ 5º ano
	
ENSINO FUNDAMENTAL:
☐ 6º ano
☐ 7º ano
☒ 8º ano
☐ 9º ano
	
ENSINO MÉDIO: 
☐ 1º ano 
☐ 2º ano 
☐ 3º ano 
	Objetivo(s) da aula:
	Os objetivos destas aulas é proporcionar aos alunos uma vivência através de oportunidades no seu desenvolvimento com as seguintes competências:
Ler = Perceber características expressivas de diferentes formas de utilização dos elementos da linguagem visual, com enfoque no elemento linha.
Escrever = Utilizar a linha e outros elementos visuais para compor retratros e autorretratos, escrever expondo ideias sobre seu processo de produção e reflexão.
Resolver problemas = Compor formas de representação de retratos, utilizando os elementos da linguagem visual com valorização do caráter expressivo.
	Conteúdo(s):
	Os autorretratos de Iberê Camargo.
A linha e outros elementos da linguagem visual como possibilidade expressiva.
Representaçãoo e expressão.
	Estratégia(s) de Ensino
	Será exposto o conteúdo com apoio da participação ativa dos alunos ou uma aula expositiva. Para isso será direcionado um conhecimento prévio, incluindo materiais de apoio ou sugestão de vivências/atividades para os alunos se prepararem em casa. Nesse método os alunos serão levados à interpretação, questionamento, assimilação com os fatos da realidade e discussão do tema proposto. Em resumo a estratégia de ensino será sempre a interação professor e aluno com trocas de assunto e perguntas.
	Detalhamento(s) da Aula
	Aula 01 - Nesta aula, serão apresentados alguns autorretratos em desenho do artista, chamando a atenção para a forma de utilização da linha e propondo o exercício do desenho a partir da
utilização de materiais diferentes, capazes de provocar reflexão sobre a forma de representar e sua correspondência com a realidade. Iniciar a aula desafiando os alunos a realizarem um desenho de cabeça humana, vistade frente, com caneta esferográfica e com a técnica desenho-de-um-traço-só, sobre folha de papel tamanho A4. Orientar para que produzam um desenho que ocupe o tamanho da folha e desenhem todas as partes que compõem um rosto humano. Depois de produzido o desenho, solicitar que escrevam numa folha o que percebem como resultado: de que forma ficou o desenho em relação ao "objeto” rosto humano? Que efeitos surgiram em termos de expressividade? Expor os desenhos numa parede da sala e fazer comentários a respeito dos resultados, com a participação dos alunos, estimulando-os a falarem sobre o que escreveram. A seguir, apresentar a seguinte série de autorretratos de Iberê Camargo, em desenho. Acessar o retroprojetor ou multimídia, copiar e reproduzir imagens na sala de aula, capturar do site
da Fundação Iberê Camargo (www.iberecamargo.org.br). Conversar com os alunos sobre o que eles observam nestes desenhos. Chamar a atenção para os instrumentos utilizados pelo artista e para os efeitos produzidos por cada tipo de material. Fazer com que percebam as formas de utilização da linha, suas espessuras, fluidez, sua função de dar forma às imagens, de estruturar a figura. Problematizar, perguntando se visualizam relação com os desenhos produzidos por eles anteriormente. O que é possível observar nestes desenhos? De que forma a linha é utilizada, em relação à sua espessura, intensidade e fluidez? Há alguma relação possível destes desenhos de Iberê com o desenho produzido por você anteriormente?
Aula 02 - Depois da apreciação dos desenhos de Iberê, pedir que cada um faça um desenho
do rosto de um colega, utilizando grafite. Este desenho pode ser de frente ou de perfil. Depois de realizado, novamente chame a atenção para os desenhos de Iberê. Solicitar que
trabalhem novamente sobre o retrato do colega, já feito, com grafite ou outro material
(caneta hidrocor preta, por exemplo), destacando algumas linhas e realçando alguns aspectos da figura. Expor estes desenhos ao lado dos primeiros realizados pelos alunos e dialogar com a turma sobre o que observam no conjunto. É diferente desenhar com caneta ou com grafite? Por quê? O que se pode notar nos desenhos feitos destas formas? Que diferença há entre a primeira e a segunda proposta de desenho? Solicitar que escrevam a respeito dos resultados de toda a turma, anotando o que observaram, o que foi discutido e o que lhes chamou a atenção, conforme a “avaliação do trabalho”.
	Recursos/materiais
	Reproduções das obras de Iberê Camargo, folhas para desenho, lápis, caneta esferográfica, caneta hidrocor e outros materiais gráficos, fita adesiva, dupla-face ou material que possibilite a exposição dos desenhos.
	Avaliação
	A avaliação será através de observações e registro de alguns tópicos: 
Os alunos apropriaram-se de possibilidades expressivas na utilização do elemento visual “linha”?
Utilizaram os recursos, materialidades e procedimentos propostos de forma a explorar a
produção de sentidos?
As discussões, produções textuais e plásticas mostram a aquisição dos conceitos (retrato e autorretrato, elementos da linguagem visual, representação e expressão) e objetivos trabalhados?
Os alunos percebem características da visualidade e expressividade, associadas, nos seus trabalhos plásticos e nas obras artísticas apresentadas?
	Referências
	AGUIAR, Vera et al. (Org.) Poesia fora da estante – volume 2. Porto Alegre: Projeto, 2002. Fundação Iberê Camargo. Endereço eletrônico: www.iberecamargo.org.br. 
Iberê Camargo: Matéria da Memória. DVDteca Arte na Escola. Autoria de Olga Egas; coordenação de Mirian Celeste Martins e Gisa Picosque. São Paulo: Instituto Arte na Escola, 2006, Documentário em DVD com encarte pedagógico. 
Iberê Camargo: Uma Vida Mesclada às Tintas. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, Gerdau, Revista Aplauso, s/d, Edição Especial. 
Iberê Camargo: Um Exercício do Olhar. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2001, material do Programa Escola, com texto de Flávio Gonçalves. Instituto Itaú Cultural / Enciclopédia Itaú Cultural: Artes Visuais. Endereço eletrônico: www.itaucultural.org.br.
Retrato: Um Olhar Além do Tempo. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2002, material do Programa Escola, com texto de Blanca Brites.
	Etapas para preparar a aula.
	Com a deliberação do tema proposto escolhido para a aula levar os alunos a interpretação, questionamento, assimilação com fatos da realidade e discussão do tema proposto com interação aluno/professor levando os educandos a uma reflexão, análise, crítica, levantamento de hipóteses e argumentações para solucionar o assunto em questão.

Continue navegando