Buscar

AP Remota Estágio III - Relatório Final - Raphael Soares da Silva - Letras - Paracambi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES - 
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Letras – Modalidade EAD
Disciplina Pedagógica: Estágio Supervisionado 3 em Letras 
Aluno: Raphael Soares da Silva Polo: Paracambi 
Relatório Final do Estágio
O presente relatório tem como objetivo descrever o aprendizado obtido através do conjunto de atividades realizadas no período correspondente a 01 de fevereiro até a presente data, cumprindo as 90 horas práticas dentro da unidade de ensino e as 30 horas teóricas com apoio do tutor do CEDERJ. 
No início do semestre, devido a mudança de residência, o local de estágio seria mudado, uma vez que a prefeitura do Município de Maricá não possuir convênio para estagio supervisionado com o Cederj. Desse modo, o estágio, que antes era realizado na Prefeitura do Rio (Estágio I feito o CIEP Lauro de Oliveira Lima e o Estágio II na E.M. Edgard Sussekind de Mendonça) seria realizado na E.E. Alcina Rodrigues de Lima, em Niterói devido a facilidade de locomoção para a unidade. 
Depois de conversar com a Direção da Unidade de Ensino Escolhida e com a Metro II (Coordenadoria Regional Metropolitana De Educação – Segunda Região), oo estágio só seria liberado com a apólice de segurs autorizada pela instituição de ensino, a Universidade Federal Fluminense. A apólice, que venceria no dia 28 de fevereiro de 2020, deveria ser atualziada em marco para que começasse a estagiar presencialmente. Como a apólice não foi atualizada até o dia 10 de março, a Coordenação do Curso de Letras, com aprovação da coordenação de estágio da instituição, liberou declarações para que os alunos fossem autorizados a dar inicio ao estágio e depois entregassem as apólices. Porém, quando a liberação aconteceu, deu inicio a pandemia de COVID-19 e a secretaria de Educação do Estado (SEEDUC) suspendeu as aulas do estado decretando assim a quarentena. 
Devido a essa questão da pandemia, os estagios presenciais foram suspensos e as avaliações presenciais foram realizadas com a supervisão da nossa tutora a distância e nao mais pela professora da instituição escolhida. Durante o periodo academico, além dos conteudos habituais, foi postado pela tutora a distancia Patricia Flavia Mota realizou vídeo tutorias semanais, iniciados no dia 05 de fevereiro e terminando no dia 29 de maio, tendo os mais variados temas propostos, como “Relações humanas na escola e a produção textual em LP”, “Temas transversais e o ensino de Língua Portuguesa”, “Estimulando o senso crítico e a pesquisa em sala de aula”, “Interdisciplinariedade na sala de aula” e as “Normas da ABNT”.
A tutora e a coordenadora, decidiram como tema das avaliações a distancia (Ad1 e Ad2) a montagem de um plano de aula e a elaboração do material didático do texto Luiz Fernando Veríssimo “Pedindo uma Pizza em 2020” (Ad1) e um estudo referente ao uso dos artigos (Ad2). Todo o material didático contem o conteúdo apresentado (Ou o texto ou a explicação sobre artigos) e um questionario contendo 05 questões (03 de melhor escolha e 02 de respostas diretas). Já o plano de aula, mostrava a estrutura aplicada nesses conteudos, com aulas dinâmicas (apresentação de algum video ou material alternativo) que chamasse a atenção dos alunos. 
Para a Avaliação Presencial Extraordinária 1, substituta da Avaliação Presencial que teve a montagem da aula aplicada na escola suspensa, foi escolhido a aplicação de uma aula com o tema Interpretação de Texto (APx1) e o texto escolhido foi o “segurança” do Luiz Fernando Verissimo. Assim como nas Ad’s, a APx1 tambem teve o material didático contendo o conteúdo apresentado (Ou o texto ou a explicação sobre artigos) e um questionario contendo 05 questões (03 de melhor escolha e 02 de respostas diretas), além do plano de aula com realizado com aulas dinâmicas que chamasse a atenção dos alunos. 
Como Avaliação Presencial Extraordinária 2, a coordenação decidiu programar a participação dos alunos-estagiários em 03 forum diferentes, pautados na leitura do texto “A avaliação da aprendizagem em Língua Portuguesa e afins”, e a partir dessa leitura, e nas semanas seguintes, deveríamos responder questionamentos, como “diagnosticando o contexto próximo” (1ª semana), “Avaliando experiências bem-sucedidas” (2ª semana) e “Aprimorando as experiências bem-sucedidas com sugestões criativas” (3ª semana)
Para que fosse complementada as horas de atividade da disciplina Estágio Supervisionado, a Coordenação da disciplina decidiu que, cada aluno deveria escolher um texto, realizar uma video-aula contendo uma interpretação de texto e a análise de um livro, escrevendo a partir dele uma resenha. Para ambas as atividades, foi escolhido o livro de Pedro Bandeira “A marca de uma lágrima” por se tratar de um livro que fala sobre conflitos na adolêscencia (pautando que essa video-aula seja aplicada em turmas de 8º e 9º ano). Desse livro, foi retirado o texto para a interpretação (usado na Video aula) de forma que um conteudo estivesse interligado ao outro. Assim como na nas Ad’s e na APx1, foi elaborado um material didático contendo o conteúdo apresentado (Ou o texto ou a explicação sobre artigos) e um questionario contendo 05 questões (03 de melhor escolha e 02 de respostas diretas), além do plano de aula com realizado com aulas dinâmicas que chamasse a atenção dos alunos. 
A outra atividade para complementar as horas de estagio supervisionado é a analise de um livro didatico. Foi alinhavado com a turma em fórum na plataforma as diretrizes que devemos seguir para a resenha critica do livro. Como segundo passo foia escolha do livro “A marca de uma Lágrima” de Pedro Bandeira e por fim, apresentar o relatório em forma de resenha. 
Posso afirmar, que esse semestre a experiência foi completamente diferente de tudo que tinha vivenciado até o presente momento com os estágios anteriores, uma vez que as questões da pandemia impediram as formas tradicionais para estagiar inviáveis, o que me trouxe um novo olhar sobre a educação como um todo, principalmente mostrando as novas formas tecnologicas e as mais diversas possibilidades de acesso a informação. Posso afirmar que esses momentos de novas vivências e experiencias me trouxeram um grande desejo de planejar e criar novos conteudos e aulas . 
	REFERÊNCIAS
	· Básica
BACHI, Lilian Regina Gobbi. A Moça Tecelã: uma análise das interpretações teóricas do conto de Marina Colasanti. In.: Revista Entrelaces, v.2, n 9, Jan.-Jun. (2017).
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Ed. Nacional, 1979.
FARIAS, Julio Cesar. Aprendendo português com samba enredo: interpretação, gramática, literatura e redação. Rio de Janeiro: Litteris, 2014. 162 p.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
· Complementar
KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência. São Paulo: Cortez, 1989.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2016.
CEREJA, Roberto William. Gramática: interação, texto e reflexão. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.) Língua portuguesa: uma visão em mosaico. São Paulo: EDUC, 2004
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
NOVO DICIONÁRIO ELETRÔNICO AURÉLIO DA LÍNGUA PORTUGUESA VERSÃO 7.0. 5. ed. Paraná: Regis Ltda., 2010. MARCUSCHI. L. A. Produção

Continue navegando