Buscar

Naturalismo - (o que é, autores, explicação resumida)

Prévia do material em texto

NATURALISMO
O naturalismo é um movimento artístico e literário conhecido por ser a radicalização do realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.
AUTORES
Aluísio Azevedo: foi o maior representante do naturalismo na literatura brasileira. Foi com o livro “O Mulato” que o autor apresentou as primeiras marcas do movimento literário ao público, assim como as críticas à escravidão. Seguiu a linha naturalista também na obra “O Cortiço”.
Adolfo Caminha: (1867-1897) foi um escritor brasileiro. Um dos principais representantes do naturalismo no Brasil. Sua obra, densa, trágica e pouco apreciada na época, é repleta de descrições de perversões e crimes. Adolfo Caminha (1867-1897) nasceu em Aracati, no Ceará, no dia 29 de maio de 1867.
Inglês de Souza foi um escritor, advogado, professor, jornalista e político brasileiro, tido como introdutor do naturalismo na literatura brasileira por meio do seu romance O Coronel Sangrado, publicado em Santos em 1877. Foi um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 28.
Júlio Ribeiro como romancista, filia-se ao Naturalismo. Seu romance A carne (1888) constituiu grande êxito, ao menos pela polêmica então suscitada, e com ele Júlio Ribeiro ficou incorporado ao grupo dos principais romancistas do seu tempo. No momento em que foi publicado pareceu aos leitores impregnado da preocupação de exibicionismo sensual, o que provocou a irritação de muita gente.
Domingos Olímpio suas obras marcam a transição entre o regionalismo romântico e o regionalismo realista. Considerada sempre um “clássico”, enquadra-se no “Ciclo das Secas” da Literatura Nordestina. Domingos Olímpio é considerado o precursor do romance moderno no Brasil, e reúne em sua obra alguns romances realistas de cunho regionalista.

Continue navegando