Buscar

POS GRADUAÇÃO MUSICA E COGNIÇÃO APOL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - JOGOS E COGNIÇÃO
Temos que utilizar nossa capacidade de resolução de problemas quando queremos atingir determinado objetivo, mas a solução não se apresenta imediatamente, conforme estudamos na Aula 6, Games e Flexibilidade cognitiva. Diante de um problema, é possível caracterizar três componentes. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica esses três componentes.
	
	A
	Objetivos, procedimentos e avaliação
	
	B
	Leitura, compreensão e ação
	
	C
	Percepção, interpretação e memorização
	
	D
	Estado inicial, estado meta e obstáculos
Questão 2/5 - JOGOS E COGNIÇÃO
A Escola do Cérebro integra vários jogos que estudamos ao longo da Aula 3, Intervenções com jogos cognitivos. Considerando esses jogos, relacione corretamente o jogo às suas respectivas características.
1. Connectome
2. Tetris
3. Tangran
4. Genius
5. Joaninha
( ) Desafia o jogador a organizar uma série de formas geométricas que surgem aleatoriamente na tela até formar uma linha completa.
( ) O desafio é o de posicionar formas geométricas de estruturas diferentes visando formar uma figura única.
( ) Desafia o jogador a salvar uma joaninha presa entre blocos de madeira e pedras, movendo-os.
( ) É um jogo de memória visual que desafia o jogador a lembrar da maior sequência de cores possível.
( ) Desafia o jogador a conectar dois neurônios, organizando as sinapses (neurônios) entre eles.
	
	A
	2 – 3 – 5 – 4 – 1
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	C
	3 – 2 – 5 – 4 – 1
	
	D
	2 – 3 – 1 – 4 – 5
Questão 3/5 - JOGOS E COGNIÇÃO
Na Aula 1, Neurociências e Games, abordou-se a neurociência como uma ciência interdisciplinar que interage com várias outras área do conhecimento. Ao considerarmos que o avanço dos estudos dessa ciência reforça a importância do meio e das experiências para o desenvolvimento e a aprendizagem, destacamos nessa disciplina os games como parte das experiências humanas mais contemporâneas. Diante disso, inicia-se a aula abordando a importância das neurociências e problematiza-se como ela tem adquirido maior expressão. Considerando isso, assinale a alternativa que melhor justifica por que a as neurociências ganharam muita expressão no cotidiano das pessoas.
	
	A
	Porque poucas são as reportagens e produtos vinculados às contribuições das neurociências, o que gera muita curiosidade sobre a área.
	
	B
	Porque muitos estudos e descobertas da área confirmam que o desenvolvimento humano é regido por determinantes biológicos.
	
	C
	Porque muitos estudos e descobertas da área confirmam que o desenvolvimento humano é determinado exclusivamente pelas experiências, reforçando que, por intervenções, podemos influenciar positivamente no desenvolvimento.
	
	D
	Porque o conhecimento se pauta na forte relação com o cotidiano e com as explicações sobre como nos comportamos, sentimos e reagimos a determinadas situações.
Questão 4/5 - JOGOS E COGNIÇÃO
As funções executivas se desenvolvem ao longo da infância até a adolescência, e mesmo na vida adulta temos evidências de que é possível aprimorá-las, como estudamos na Aula 2, Games e as Funções Executivas.
Considerando o desenvolvimento das funções executivas, analise as alternativas e assinale a correta.
	
	A
	Essas funções já estão programadas biologicamente para se desenvolverem, por isso sofrem em pouca interferência do ambiente.
	
	B
	O desenvolvimento encerra-se ainda na infância, nos primeiros anos de vida, que é então considerada uma janela de oportunidade.
	
	C
	Nascemos com o potencial para desenvolver essas funções, porém depende também de nossas experiências desde a primeira infância até a adolescência.
	
	D
	As experiências e os ambientes são determinantes no desenvolvimento das funções executivas, que não têm nenhuma influência dos genes
Questão 5/5 - JOGOS E COGNIÇÃO
De acordo com o que estudamos na Aula 1, Neurociências e Games, a aprendizagem é um processo fundamental para o ser humano. Considerando isso, analise as assertivas que seguem, e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) Na neurociência, o processo de aquisição de novas informações que são retidas na memória é chamado aprendizagem.
II. ( ) O cérebro não tem uma motivação intrínseca para aprender e só é capaz de aprender quando reconhece algo como significante.
III. ( ) Novas aprendizagens estruturam-se como ligações entre os neurônios; a cada aprendizagem novas sinapses ou conexões nervosas se estabelecem.
IV. ( ) Para a neurociência, a aprendizagem é um processo biológico que resulta na ligação entre os neurônios, por isso tem-se pouca influência da emoção e da motivação.
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V - V – F – F
	
	D
	V - F – V – F

Continue navegando