Buscar

2ª atividade Pensadores clássicos da sociologia - Copia

Prévia do material em texto

Os pensadores clássicos da sociologia como Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber e Auguste Comte, considerado o “pai” da sociologia, por enunciar, pela primeira vez, a necessidade de uma ciência capaz de entender as bases da sociedade e criar propostas de intervenção para que ela possa desenvolver-se plenamente.
Com Reforma Protestante, ocorrida no século XV, e uma nova visão de mundo, menos dominada pela lógica católica medieval, permitiram o crescimento ainda maior de uma nova classe social (a burguesia), com isso nos séculos seguintes ocorreram às revoluções científicas e a Revolução Inglesa. Já no século XVIII, a independência das Treze Colônias, que resultou na fixação do antigo território inglês como os Estados Unidos da América, um país republicano democrático, e a Revolução Francesa deram os indícios práticos da falência do Antigo Regime (o absolutismo). E o iluminismo francês, movimento filosófico e político representado por Montesquieu e Voltaire. Na passagem do século XVIII para o XIX, a Europa viu-se diante de uma crise política e social, além da Inglaterra, à frente na industrialização provocando êxodo rural. Para o filósofo francês Auguste Comte era necessário reestabelecer a ordem para que a França retomasse seu crescimento com uma rígida organização da sociedade requerendo os padrões militares e pela valorização do cientificismo. Na qual era a principal chave de crescimento intelectual e moral da sociedade. Com nome dessa ciência, na teoria de Comte, seria física social, como as ciências da natureza. Mais tarde, Comte nomeou a sua ciência de sociologia. Movimento político e social que ficou conhecido como positivismo. 
Émile Durkheim, considerado o primeiro especialista dessa área por ser o primeiro a desenvolver um método e ir a campo para compreender as estruturas sociais, ordenado por fatos, nas suas palavras, tais fatos são externos ao indivíduo, coercitivos e generalizantes. Na qual sociedade é um todo organizado com base em suas funções. o método proposto por ele, o funcionalismo, visa entender as funções de cada indivíduo na sociedade a fim de compreendê-la como um todo. Já para Marx com seu método materialista histórico dialético de análise social, tinha como pensamento a sociedade tinha herdado do capitalismo a divisão em classes sociais, o que resultou numa profunda desigualdade social. Para ele existem duas classes sociais: burguesia e proletariado. Max Weber, por sua vez, visou compreender a sociedade como um todo complexo de várias ações sociais diferentes. Cada indivíduo agiria de uma forma diferente, e, para saber como essas ações ordenam-se, seria necessário estabelecer-se um parâmetro. Com tudo Durkheim e Weber, conservadores, defensores do capitalismo, enquanto Marx é favorável a uma revolução para derrubar de vez esse sistema.

Continue navegando