Buscar

Antropologia e a Transformação do Olhar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIFANOR WYDEN -PSICOLOGIA- CAMPUS BEZERRA DE MENEZES
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA SOCIO-CULTURAL
EQUIPE:
SILVIA NÁTALY CORREIA;
THAIS EDUARDA BIRER;
VALDRIANE MENDES.
1) Não existe cultura superior nem cultura inferior, o que existe são culturas diferentes. Explique essa afirmação tento em vista a ideia de cultura como “teia de significados”.
Cada cultura, entretanto, teria seu par de lentes própria, ou no máximo um certo número de lentes utilizáveis, um certo leque de possibilidade e ver o mundo. Essas teias, onde se misturam pontos abertos e fechados, novos e antigos e linhas de todas as cores, são a cultura. É a parte desse véu da cultura, dessas lentes que vemos então as coisas, os outros, e a nós mesmo 
2) Por que se diz que antropologia exige uma “transformação do olhar”? Explique.
A antropologia é capaz de proporcionar, espelhada na comparação com o “outro”, o distanciamento essencial para o desenvolvimento do olhar sensível. Desenvolver o olhar sensível é exercitar a um só tempo uma postura crítica, política e cidadã, mas também, e principalmente, poética. 
3) Tornar o estranho familiar e enxergar o familiar com espanto e estranhamento. Explique o sentido dessa frase na perspectiva antropológica.
O jogo dos espelhos é justamente esse, tornar o estranho familiar e enxergar o mais familiar com espanto e estranhamento. Assim, passamos observar mais atentamente tudo o que encontramos. Passamos, principalmente a reparar.
4) “Uma série de características humanas naturalizadas são, na verdade, culturalmente dadas”. Explique essa afirmação e cite exemplos que a justifique.
Ajustemos então essas lentes para mais longe, não deixando que nos ceguem para outro e, principalmente, nos tornem míopes para nós mesmo. É a partir do reconhecimento do outro que eu posso finalmente, entender quem sou.
5) O que você entende por etnocentrismo?
O etnocentrismo não é, entretanto, exclusividade de nossa sociedade ocidental e moderna. É um fenômeno que se registra por toda a parte. O perigo é que todos nós sem exceção, pensamos que nossos costumes nativos e a religião em que crescemos são os melhores, e esse sentimento é universal.
6) O que significa pensar o mundo da psicologia a partir de uma postura antropológica? 
Pensar a psicologia de forma antropológica. É refletir o assunto levando em conta seus aspectos culturais. No caso seria pensar a construção do ser a partir de sua herança cultural, influências, costumes etc.
7) Qual a importância do relativismo cultural para sua área de formação?
Partir para o território do outro, dar espaço ao que não é familiar: esse é o primeiro passo para uma possível transformação do olhar, uma relativização de ponto de vista.

Mais conteúdos dessa disciplina