Buscar

Educação Ambiental: Princípios, Abordagem e Ferramentas

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação Ambiental (GAM13)
	Prova:
	33315257
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo Capra (apud GADOTTI, 2000), existem oito princípios ecológicos, sendo eles: interdependência, sustentabilidade, ciclos ecológicos, fluxo de energia, associação, flexibilidade, diversidade e coevolução. Para o autor, esses princípios são fundamentais para que um professor consiga se integrar nas atividades ambientais que acontecem na comunidade. Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sustentabilidade.
II- Fluxo de energia.
III- Flexibilidade.
IV- Diversidade.
(    ) Este princípio deixa claro ao professor que nem tudo pode ser controlado ou previsto, por isso é necessário entender e aceitar as adversidades.
(    ) Este princípio reconhece que existem diferentes maneiras de aprender, ser criativo e buscar diferentes estratégias para enfrentar e resolver os problemas que conferem a estabilidade.
(    ) Este princípio é usado para conceituar ações e atividades humanas que tendem a suprir as necessidades contemporâneas dos seres humanos, sem prejudicar o futuro das próximas gerações.
(    ) A energia é unidirecional e em transformação responsável pela produção de alimentos nos ciclos biogeoquímicos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. São Paulo: Cortez, 2000.
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	II - IV - III - I.
	 c)
	III - I - II - IV.
	 d)
	III - IV - I - II.
	2.
	Uma forma de trabalhar as questões ambientais é discutir e refletir com os estudantes as situações que acontecem no cotidiano. A Educação Ambiental precisa ser trabalhada de forma transversal voltada aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes de cuidado e valor com o meio ambiente. Ela precisa estar inserida nos diferentes níveis educacionais, com o objetivo de atingir todos os estudantes. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A escola pode promover momentos de interação, como oficinas pedagógicas, teatros, visitas técnicas e projetos sociais e ambientais para motivar o cuidado com o meio ambiente.
II- Os professores podem desenvolver sequências didáticas por área dos saberes e trabalhar com conceitos voltados para a preservação e uso sustentável, possibilitando a dimensão transversal.
III- Conseguir promover o fortalecimento da cidadania, a responsabilidade social e ambiental e a solidariedade não são princípios ambientais.
IV- Os professores de diferentes áreas dos saberes não necessitam realizar atividades ambientais, pois a educação ambiental cabe ser trabalhada pelo professor de Biologia, Pedagogia ou Geografia.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e  II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	3.
	O tema desmatamento é, sem dúvida, interessante para ser abordado na escola. Sua abrangência envolve os mais diversos aspectos. Quais são eles? Analise as seguintes opções:
I- Política ambiental e constituição da estrutura agrária.
II- Exploração madeireira e geografia de ocupação territorial.
III- Economia e história agrícola.
IV- Desenvolvimento tecnológico e resistência de alguns insetos aos inseticidas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a opção III está correta.
	 d)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	4.
	Algumas áreas ganham importância fundamental por contribuir para que o aluno tenha uma visão mais integrada do ambiente. Neste sentido, analise as seguintes sentenças:
I- As áreas de Ciências Naturais são prontamente dispensáveis para o desenvolvimento dos conteúdos de natureza socioambiental.
II- A Educação Física pode ajudar no autoconhecimento corporal, na relação do corpo com o ambiente e o desenvolvimento dos sentidos.
III- A arte, com suas diversas formas de expressão e diferentes releituras do ambiente, desenvolve a sensibilidade e possibilita o repensar dos vínculos do indivíduo com o espaço.
IV- O pensamento matemático é fundamental para desenvolver nas pessoas a lógica calculista, atribuindo, assim, valores de mercado aos recursos naturais.  
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	Há maneiras divertidas de ensinar e de aprender, uma dessas ferramentas é a música. As diferentes letras e melodias estimulam o estudante a ir além do conteúdo de sala de aula, fazendo-o criar e imaginar novas situações. Essa é uma proposta interessante para refletir as questões ambientais. O professor não precisa saber tocar um instrumento, às vezes um estudante já o faz. Caso isso não ocorra, com o auxílio das tecnologias é possível desenvolver essa arte. Referente à proposta música em sala de aula, analise as sentenças a seguir:
I- Por meio da música é possível despertar a curiosidade, a imaginação e a integração do ser e a oralidade.
II- Algumas letras de músicas fazem os estudantes refletirem sobre a realidade, proporcionando a criticidade de suas escolhas.
III- Cantar e interpretar músicas na sala de aula estimula a bagunça e pouca aprendizagem.
IV- O canto, a interpretação, a criatividade, os aplausos fazem com que a sala de aula se torne um espaço prazeroso, onde os estudantes são estimulados à leitura e à interpretação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	A educação ambiental participativa requer o fortalecimento dos laços entre cidadania e direito, pois o direito, como resultado das lutas sociais, sintetiza conquistas e embates. Alguns pressupostos devem ser levados em conta na aplicação deste enfoque, dentre eles:
	 a)
	O compromisso de legar às gerações futuras um patrimônio natural com qualidade.
	 b)
	Não existe o compromisso de legar às gerações futuras um patrimônio natural com qualidade.
	 c)
	A interdependência entre os recursos não implica que a intervenção ambiental afete os demais recursos.
	 d)
	Os recursos naturais não têm sua qualidade resguardada, se for garantido o processo dinâmico de renovação.
	7.
	Quais os princípios ecológicos necessários para que o educador integre os conteúdos de ensino à perspectiva ecológica?
	 a)
	Harmonia, equilíbrio, monoculturas e sistemismo.
	 b)
	Fluxo de energia, diversidade, aumento do capital e sustentabilidade.
	 c)
	Interdependência, sustentabilidade, equilíbrio harmônico e monoculturas.
	 d)
	Interdependência, sustentabilidade, fluxo de energia e diversidade.
	8.
	A infância pode nos remeter a muitas lembranças boas e às vezes ruins, porém quando se trata do meio ambiente e o contato com os animais, todo mundo lembra de algo que o deixou feliz, como por exemplo: um amanhecer com o canto dos pássaros, o pôr-do-sol, uma geada, um ipê florido, uma rosa perfumada, uma lambida de cachorro ou gato, um cafuné em um animal, são tantas as formas de analisar como a natureza está tão próxima, que muitas vezes esquecemos de como isso é importante em nossas vidas. Veja o poema em forma de acróstico a seguir:
LEMBRANÇAS
Imagine-se criança...,
Nadando em água sadia,
Feliz de tanta alegria,
Amando a vida e o mar.
Numa tarde ensolarada,
Correndo, sorrindo e pulando,
Indo de encontro ao horizonte,
Ar puro, e..., respirar.
Quem sabe voltar ao passado,
Um pouco no pensamento,
Eperceber o momento,
Recordando o que já era.
Impactos causamos,
Destruímos, violamos,
A NATUREZA TÃO BELA...!
No acróstico é possível refletir questões ambientais e nosso cotidiano. Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: http://www.apoema.com.br/poemas_mazzola.htm.Acesso em: 23 mai. 2018.
	 a)
	Existem várias necessidades do homem, mas com certeza, o ar é a mais importante, pois sem ele a vida é impossível e este é mais um indício da importância da preservação ambiental.
	 b)
	Fazer referência às questões ambientais por meio de poesias, acrósticos ou reportagem não servem de alerta à população sobre as questões ambientais.
	 c)
	O acróstico é uma forma simples de alertar a população sobre as questões ambientais muitas vezes causadas pela interferência humana.
	 d)
	Os impactos ambientais alteram as condições normais de funcionamento da natureza e podem causar danos irreversíveis, como a infertilidades do solo, o assoreamento dos rios, a poluição da água, entre outros.
	9.
	Quando a questão dos agrotóxicos é estudada em sala de aula, geralmente fica sob a responsabilidade do professor de Ciências e Biologia. Com relação ao assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor de Ciências e Biologia tem o dever de esclarecer os efeitos dos princípios ativos na cadeia alimentar.
(    ) O papel do professor de Ciências e Biologia é esclarecer sobre o poder de toxicidade dos agrotóxicos na circulação sanguínea.
(    ) O professor de Ciências e Biologia não é capaz de abordar as causas sociais e econômicas.
(    ) O professor está capacitado para julgar e identificar os responsáveis pela liberação dos agrotóxicos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	10.
	Na maioria das vezes, pensamos na Educação Ambiental como disciplina que precisa estar inserida nos conteúdos escolares. Geralmente, entende-se como meio ambiente e cabe ao professor de Ciências, Biologia ou Geografia discutir esses conceitos. Em se tratando da ênfase da Educação Ambiental nas escolas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É necessário atribuir responsabilidade a cada uma das áreas dos saberes, conectando as questões ambientais com a realidade dos estudantes.
	 b)
	Para trabalhar o tema Educação Ambiental, é preciso criar uma disciplina sobre meio ambiente.
	 c)
	Discutir a Educação Ambiental não é responsabilidade da escola. Cabe ao setor público refletir e instituir palestras na comunidade com profissionais da área.
	 d)
	O professor de Biologia é o único profissional capaz de mediar o conteúdo da Educação Ambiental com os estudantes.