Buscar

Alimentação na Gestação e Fatores de Risco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALIMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO 
FATORES DE RISCO NA GRAVIDEZ
RESENHA
A gestação inspira certos cuidados fundamentais para garantir a saúde da mãe e do bebê durante os noves meses. Neste período um misto de emoções, ansiedade e dúvidas são bastante comuns. A alimentação é um dos pontos que deve merecer atenção especial. 
A alimentação na gravidez tem que ser rica em cereais integrais, legumes, frutas, leite e derivados, leguminosas, peixe e carne magra, como peru e frango. É importante que os alimentos sejam preparados grelhados ou ao vapor, evitando as frituras, os alimentos processados, os alimentos congelados e as comidas prontas.
As Gestantes sem exceção necessitam de suplementação vitamínica, e precisam aumentar a ingestão de vitaminas e minerais. Isso não quer dizer que devem comer por dois e sim comer alimentos com mais qualidade.
Sulfato ferroso e acido fólico são os principais minerais que devem ser suplementados.
Uma gravidez de risco pode causar complicações tanto para a grávida como para o bebê e incluem situações como aborto, parto prematuro, atraso de crescimento e Síndrome de Down, por exemplo.
Geralmente, a gravidez de risco se desenvolve em mulheres que antes de engravidarem já possuem fatores ou situações de risco, como ser diabética ou ter excesso de peso. No entanto, a gravidez pode se estar desenvolvendo naturalmente e os problemas surgirem a qualquer momento da gestação. A seguir estão os principais fatores que levam a uma gravidez de risco:
Pressão alta e pré-eclâmpsia, Diabetes, Gravidez de gémeos, Consumo de álcool, cigarro e drogas, Uso de remédios perigosos durante a gravidez, Sistema imune fraco, Gravidez na adolescência ou depois dos 35 anos, Grávida com baixo peso ou obesidade, Problemas na gravidez anterior.
ALUNA : PAULIANE LIMA

Continue navegando