Buscar

Atividades EAD

Prévia do material em texto

Atividades EAD – 7 Semestre
Antropologia 
Atividade 1
No Brasil, a ocorrência de miscigenação é bastante frequente, sendo perceptível em qualquer comunidade a mistura de povos existentes.
A miscigenação consiste na mistura entre diferentes etnias humanas. No brasil ela ocorreu e devido a colonização que ocorreu no Brasil através da chegada de povos estrangeiros, das emigrações e das imigrações. Tal miscigenação resulta em uma enorme diversidade cultural, devido a preservação da herança de vários povos de etnias diversas.
Analisando a historia do povo brasileiro, desde sua origem, podemos identificar a formação da cultura desse povo, não uma so cultura, mas a mistura de muitas. De cara já percebemos o quanto nossa cultura é rica e complexa, pois é fruto de uma mistura de vários povos, culturas e etnias. Também fica evidente a quantidade de variações ocorridas ao longo da historia, para que se chegasse à identidade cultural atual, além de estar em constante modificações.
A formação cultural do Brasil teve por base a relação cultural de três povos distintos, sendo: nativos indígenas, colonizadores europeus (portugueses) e os africanos.
Desta forma, verifica-se que os principais elementos da cultura brasileira decorrem da convivência dessa mistura étnica-cultural, entre os povos citados anteriormente. A convivência entre esses povos possuía uma relação conflitante, pois baseava-se na exploração. Os portugueses, no topo dessa relação, utilizavam-se dos negros, como escravos, e índios para explorar as riquezas do Brasil colonial e retornar para a metrópole. Ademais eles não se viam como brasileiros e não possuíam nenhum sentimento de pertencerem às terras brasileiras.
Entretanto, não apenas gerou-se uma relação conflitante, mas também um novo tipo de povo, a partir das relações biológicas entre eles, os chamados mestiços. Esses são identificados como mulatos (pais brancos e negros), cafuzos (pais negros e indígenas) e mamelucos (pais brancos e indígenas). Esses mestiços são os responsáveis por grande parte dos nossos padrões culturais, passando a serem identificados como brasileiros, até os dias atuais.
Sobre o estudo cultural, podemos destacar alguns pontos a serem observados, tipo: variedade de cor e raça, costumes, religião, hábitos alimentares e linguagem. Neste ultimo, é interessante pensar em como dentro de um único pais, ate hoje, temos diferentes tipos de sotaques e expressões populares típicas, tudo devido a ampla miscigenação, o norte sendo tao diferente do sul tanto em sotaques, quanto em culinária e etnia. O Brasil não pode ser definido como um único tipo ou gosto, mas sim uma mistura maravilhosa e única de muitas culturas e cores. Entao, para concluir pode-se afirmar que a cultura brasileira decorreu a partir de uma relação étnica conflitante e que durante os anos de convivência houve uma miscigenação de povos, os mestiços. Estes são os responsáveis pela formação cultural do Brasil.
Atividade 3
Ser etnocentrisma, é ser também um pouco narcisista na minha opinião. É se colocar como melhor e acreditar que é melhor em tudo, se admirar e não aceitar a diferença ou funcionalidade de outras coisas. Após uma pesquisa rápida, encontrei 3 exemplo atuais de etnocentrimos: A cultura Europeia se afirmar maior que as culturas de matrizes africanas; Os crimes de preconceito ao redor do mundo: A abominação a população indígena por serem julgadas como primitivas.
Tanto o etnocentrismo como o relativismo cultural estão intimamente presentes nas relações cotidianos e o primeiro deve ser combatido e o segundo deve ser incentivado.
Decidi destacar o preconceito ao redor do mundo. Quem nunca entrou em um elevador e se deparou com a placa informando sobre o crime de cometer discriminação de sexo, cor, origem, raça, idade, porte ou presença de deficiência, condição social, etc... Muitas vezes eu entrei e pensei COMO um ser humano faz isso com outra pessoa ao seu redor, pois somos todos iguais, independente de qualquer diferença, somos seres humanos. O etnocentrismo trata se de uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente, ou seja, desprezar as diferenças culturais existentes,  e  começar  a  achar  que  a  sua  cultura  é melhor  do  que  a  de  outras  pessoas.  Uma das principais consequências que o etnocentrismo poderia causar em uma sociedade, no meu ponto de vista, seria o aumento da discriminação e da intolerância. Pois tudo o que seja diferente da sua cultura, numa visão etnocêntrica, seria julgado como ruim ou errado.
Um exemplo, é achar que todos os moradores de favela são ladroes, é uma atitude preconceituosa e etnocêntrica.  Por último, podemos citar as atitudes homofóbicas que vem crescendo cada vez mais. Estes são apenas alguns entre tantos outros exemplos. O ponto alto e importante disso tudo, não é so saber identificar estas questões, mas sim, aprender a lidar e respeitar as diferenças.  
COMUNICACAO 
Atividade 1
Nao tem como nao falar sobre a discriminação de sotaques nordestinos. O nordeste do Brasil é uma região rica culturalmente, apresentando características únicas e diferenciadas, sendo responsável por importante carga cultural presente no país. É rica pelas músicas, pelas danças, pelas atividades praticadas e pelo sotaque.
Entretanto, o sotaque e expressões podem ser marginalizadas ou tratadas de forma preconceituosa ao redor do país, por se tratar de uma região que historicamente sofre com a pobreza e demais problemas ambientais, demonstrando uma certa ignorância por parte de demais regiões e brasileiros. Já vi casos onde a inteligência ou capacidade de colegas foram colocados em prova, por conta de seus sotaques. Sou filha de pais nordestinos e sei o quanto o sotaque automaticamente muda o tratamento que recebemos, ou como PRÉ – conceito esta formado a partir do momento que um individuo começa a falar com sotaque. 
Já diante das questões geográficas, principalmente em um país de tamanho continental como o Brasil, as diferenças linguísticas se tornam uma pauta de extrema relevância. O fato de o Brasil ter recebido povos vindos das mais diversas partes do mundo, além de possuir uma série de comunidades nativas com línguas próprias, fez com que cada região de nosso país adquirisse características próprias no idioma falado e escrito, por isso apresentamos diversos sotaques, além de palavras e expressões características de cada região. No Brasil, frases de significados idênticos, podem conter elementos linguísticos únicos, dependendo da região em que é expressa.
Atividade 3
Os artigos científicos têm como característica realizar o relato escrito de uma determinada pesquisa, tendo como objetivo principal realizar a apresentação de resultados relacionados a um determinado assunto.O artigo científico apresenta um questionamento, acompanhado de dados e de linhas de pesquisas que foram adotadas, em conjunto com os experimentos e após, os resultados obtidos irão comprovar a teoria ou a tese do autor do mesmo.
As características encontradas e que fazem deste texto um artigo cientifico foram; a precisão, consistência, comunicabilidade e clareza. Gostaria de destacar que identifiquei que o texto apresentou um questionamento seguido de dados e linhas de pesquisa utilizados e os resultados encontrados.Uma ferramenta muito utilizada no texto apresentado foi a citação, que deu mais crédito e base para as teorias apresentadas.  
DESAFIOS CONTEPORANEOS
Atividade 1
Me baseando nos estudos adquiridos em desafios contemporâneos podemos apresentar algumas medidas que possam combater formas de preconceitos e políticas que garantam os direitos desses segmentos. 
Por meio da educação podemos combater as diversas formas de preconceito. Igualar a educação de todos, para que as minorias tenham as mesmas chances que os demais e assim consigam alcançar seus objetivos e tenham empregos dignos com as devidas profissões que escolherem. 
As cotas raciais, a obrigatoriedade das escolas aceitarem crianças com deficiência entre outros, são alguns desses elementos que geram respeito e convivênciacom “o diferente”. 
Quando falamos de preconceito racial a melhor forma de combate a essa injustiça e através da conscientização, nesse ponto as políticas públicas governamentais devem ser voltadas a valorização da diversidade racial e conscientização sobre a importância de cada grupo étnico presente na sociedade fazendo com que as pessoas aprendam a serem mais tolerantes, respeitosas e conscientes das consequências trazidas por atos de preconceito social, pois o preconceito e uma ferramenta usada para desequilibrar a humanidade que a divide em classes de ´´Superioridade´´  criando assim um objeto de destruição social.
Muitas pessoas acreditam que o preconceito é só contra negros, esquecem-se das diversas formas que ele aparece: cultural, religioso, gênero, e também contra as diversas deficiências físicas e intelectuais, entre tantos outros, por isso políticas públicas e ações serias para que eles possam ser “combatidos” e conscientizar a todos que somos todos iguais e todos temos o direito de ir e vir.
     Dentre medidas adequadas para o combate às formas de preconceito e políticas públicas que apresentem garantias para que o direito dessas segmentos seja respeitado, pode-se citar:
· educação visando a interdisciplinaridade e multiculturalismo; 
· acessibilidade a todos de forma igual no processo educacional. 
Sendo essas propostas responsáveis por além de gerar conhecimento, transmitir valores as pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem.
Atividade 3
 A mudança provocada pela industria 4.0 nas formas de produção está diretamente ligada a quarta Revolução Industrial onde pode - se ver cada vez mais empresas e processos automatizados. Pode - se ver que essa ação fez com que as empresas de software crescessem mais do que as de hardware. As empresas que não se adequam a esse modelo de indústria 4.0 tendem a deixar de existir no mercado. Por meio da capacitação e automação de processos pode - se obter essa finalidade requerida pelo mercado.
A Indústria 4.0 nos mostra que é um grande erro pensar que a tecnologia já evoluiu ao nível máximo na indústria. O termo é utilizado para caracterizar a utilização do que há de mais moderno para produzir bens de consumo: big data, internet das coisas, inteligência artificial e muito mais. Ao meu ponto de vista, resumindo, é a continuação do aperfeiçoamento das máquinas, um processo que começou na primeira Revolução Industrial e nunca mais parou.
Partindo do ponto de vista de que o avanço da tecnologia é inevitável ele não deveria ser encarado como uma coisa ruim. Em vez disso, devemos buscar compreender o momento e, a partir daí, melhor aproveitar os impactos positivos e minimizar os negativos.
Falando sobre conceito, a Indústria 4.0 é um conceito que engloba automação e tecnologia da informação, além das principais inovações tecnológicas desses campos. Tudo isso aplicado à manufatura – entendendo o termo como sendo a transformação de matérias-primas em produtos de valor agregado. Pois manufatura, que nada mais do que a junção das palavras “mão” e “acabamento” em latim, designava um trabalho artesanal, feito à mão. O que acontece aqui é que a indústria é incompatível com a ideia de fazer as coisas de forma manual. Ate aqui, achei que não tinha novidade nenhuma, porque de fato, já faz muito tempo que as mãos dos operários têm sido substituídas pelas máquinas. Mas, é importante frisar que mesmo assim, continuamos avançando na automação, que é a capacidade dessas máquinas trabalharem sem nenhum operador humano no comando. A robótica, com sistemas previamente programados para que os equipamentos desempenhem determinadas funções sozinhos, também não é muito recente. O que a indústria 4.0 traz é o salto tecnológico de elevar essa automação à máxima potência, permitindo aos robôs desempenharem funções cada vez mais complexas. E não estamos falando apenas do operacional, como soldar duas placas de aço, mas também de tarefas que pensávamos serem exclusivas de nosso intelecto. São algoritmos que fazem as máquinas analisarem dados em uma velocidade que um humano não conseguiria em uma vida inteira.
EMPREENDEDORISMO 
Atividade 1
Resumidamente, ações que facilitam a atitude empreendedora:
- Livre mercado (presente no Capitalismo) - onde cada pessoa é livre para comercializar produtos e serviços.
- Incentivos fiscais (como é o caso do SIMPLES NACIONAL) - principalmente nos casos dos pequenos empreendedores, que são responsáveis por gerar empregos e movimentar as economias locais.
Ações que dificultam a atitude empreendedora:
- Carga tributária - no Brasil, o custo para se trabalhar de forma legal é bastante alto, o que ocasiona o fechamento de várias empresas com o passar dos anos.
- Burocracia - principalmente no momento da abertura de uma empresa, onde a papelada é absurda e toma o tempo do empreendedor.
Indo um pouco mais a fundo, o que facilita a ação empreendedora em um país, 
está relacionado aos aspectos econômicos, sociais, culturais e institucionais. E não podemos esquecer de ressaltar que o empreendedor é influenciado pelo ambiente que vive pois, assim analisa suas oportunidades de negócios, chamado de fenômeno cultural. 
Existe alguns fatores que facilitam como:
1) Abertura do mercado;
2) Capacidade empreendedora;
3) Normas culturais e sociais;
4) Programas governamentais;
5) Pesquisa e desenvolvimento;
E o que dificulta a ação empreendedora de um país:
A dificuldade abrange muitos assuntos onde está relacionado ao custo para trabalhar de forma legal no mercado, a burocracia na abertura de uma empresa, os impostos, legislações etc. A corrupção é considerada um fator limitante para o empreendedorismo.
Também podemos citar alguns fatores que dificultam:
1) Políticas governamentais;
2) Apoio financeiro;
3) Educação e capacitação.
Atividade 3
É importante frisar que a utilização da lógica do Effectuation para a criação de um negócio se baseia essencialmente no planejamento. Para um restaurante especializado em comida típica nordestina, primeiro o empreendedor deve analisar quais recursos ele dispõe, como por exemplo se ele tem algum imóvel que pode ser transformado em restaurante ou se ele tem capital para o investimento.
Depois, o empreendedor precisa conhecer o processo, isto é: Qual o exato funcionamento de um restaurante? Quantas e quais receitas típicas nordestinas o restaurante pode preparar? Qual é o público-alvo? Por fim, o empreendedor precisa aprender a improvisar quando for necessário.
Para empreender esse negocio através do effectuation, devemos elaborar 5 passos.
O primeiro passo para começar é saber se tenho conhecimentos , habilidades e experiencias com essa área , então partir para uma rede de relacionamento social e profissional(funcionários, fornecedores, colaboradores, empresários no mesmo setor e consequentemente cliente) , tendo recursos em mãos para começar.
O segundo passo é focar mais em sobrevivência e continuidade do que priorizar a maximização do retorno do negócio , tendo conhecimento da situação financeira e quanto posso perder , assim utilizando de maneira criativa e eficaz os recursos limitados.
O terceiro passo é a cooperação e a formação de alianças que vai se desenhando ao invés de ser planejada ; consiste em formar parcerias com pessoas que se interessam pelo negócio e que se comprometam verdadeiramente com o empreendimento. Cada novo parceiro agrega novos meios e novos objetivos.
O quarto passo é torna a incerteza algo positivo e a utiliza como fonte de informação e inspiração para transformar o seu negócio; tratar um evento inesperado não como um problema, mas como algo que pode ser controlado e transformado numa oportunidade de negócio, valiosa e lucrativa. (Novos competidores; Perda de trabalhadores fundamentais, Mudanças na política econômica do governo; etc )
O quinto passo é assumir o controle do negócio, mas também ser hábil para tomar as decisões e corrigir o rumo de forma a evitar desastres. O foco é naquilo que tem controle e nas ações a serem realizadas para alcançar o resultado desejado.

Continue navegando