Buscar

Estudo Dirigido PSI PERCEPÇÃO (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Psicologia da Percepção
1. Defina sensação e percepção, diferenciando os dois conceitos.
Sensação é o processo de captação – por estímulos externos – do sinal sensorial, convertendo-os em mensagens neurais, é o resultado do primeiro contato, do individuo, com a realidade através seus sentidos; Já a Percepção é um processo psicofisiológico, com diversas influências internas e externas que formam a interpretação, do indivíduo, do que foi captado pelos seus sentidos. Sendo assim, podemos dizer que a sensação “capta” e a percepção “dá sentindo” a realidade.
2. Apresente um exemplo cotidiano em que usamos um dos nossos cinco sentidos para conhecer a realidade e relacione com o conceito de percepção.
Uma mulher chega do trabalho, e coloca uma panela com água e ovos para cozinhar no fogão, mas tem muitos afazeres e esta muito cansada, acaba se distraindo e esquece a panela no fogo, do quarto ela sente um cheiro forte de queimado (olfato), quando abre a porta vê muita fumaça vindo da cozinha (visão), o que a faz lembrar-se da panela, corre para desligar o fogão, quando coloca a mão no botão sente imediatamente queimar (tato); Nessa situação podemos perceber que ela usou três dos seus sentidos para interpretar a realidade a sua volta, com forme os sentidos captavam as sensações a percepção as interpretava e mandava a ela as informações sobre a sua realidade, o que impulsionava suas ações diante dela.
3. Qual a função dos receptores nas nossas sensações?
Os receptores sensoriais têm a função de transformar os estímulos, captados pelos sentidos, em impulsos nervosos, cada órgão do sentido possui receptores sensoriais capazes de responder a um determinado estímulo e transformá-lo em um impulso nervo;
Recebe, converte, transmiti e informa à percepção os dados de que necessita;
4. A percepção é um processo individual e multideterminado. Explique essa afirmação.
Diversos aspectos do comportamento humano, como fisiológico (linguagem/memória), culturais (costumes/hábitos) e sociais (família/profissão), determinam a percepção da realidade, construindo os conteúdos da consciência, e desenvolvendo a realidade subjetiva, ou seja, cada um vai perceber a realidade de forma única e com diversas influências da sua própria vivencia individual; 
5. O que é psicofísica?
Psicofísica é o estudo científico da relação entre os processos físicos e mentais; Estuda as relações entre as sensações subjetivas e os estímulos físicos e estabelece relações quantitativas entre eles.
6. Defina limiar absoluto e limiar diferencial, apresentando pelo menos um exemplo de como um desses conceitos pode ser usado na prática.
O limiar absoluto é a estimulação mínima necessária para detectar um estímulo específico como o da luz ou do som, a energia que chega até um receptor deve ser suficientemente intensa para tornar-se perceptível; Ex.: A quantidade mínima de quilômetros de distância para que possamos enxergar a chama de uma vela no alto de uma colina.
O limiar diferencial é a distância mínima entre dois estímulos para que se perceba alguma diferença entre eles; Ex.: Quando encostamos dois lápis em alguma parte do corpo é preciso que aja uma distância mínima entre eles para que possamos perceber os dois pontos na pele como estímulos separados.
7. Diferencie as visões estruturalista e gestaltista de percepção.
Na Visão estruturalista para se compreender a percepção é preciso decompor seus elementos fundamentais, nessa visão a percepção é a “soma das partes”, ou seja, um somatório de sensações como cor, forma, textura entre outros.
Na Visão gestaltista a relação dos estímulos que formam a percepção é mais relevante do que a junção de suas partes elementares, considerando a organização da percepção em sua totalidade, nessa visão as partes devem ser vistas com o papel, lugar e função que ocupam no todo.
8. “O todo é mais do que a soma das partes”. O que os psicólogos da Gestalt querem dizer com essa frase?
Querem dizer que não olhamos para as nossas sensações e percepções separadamente, e sim para o todo composto por elas, ou seja, a relação estabelecida entre as partes elementares é uma parte mais forte, sendo assim um conjunto de informações é mais relevante do que apenas um trecho dele ou o significado de uma imagem é mais importante do que as partes que a compõe.

Outros materiais