Buscar

Estudo Dirigido PSI PERCEPÇÃO

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Psicologia da Percepção
1) Defina constância e ilusões perceptivas, citando exemplos de situações em que cada um desses fenômenos acontecem.
A Constância Perceptiva diz respeito ao fato de que a percepção se mantém constante a despeito das alterações sensoriais mantendo a regularidade do ambiente, tem relação direta com aprendizagem, com o que temos armazenado em nosso banco de dados, ao interpretar os estímulos sensoriais atuais traremos informações previamente aprendidas que ajudam a manter a regularidade da nossa percepção; Consideram-se três tipos de Constância Perceptiva, a de tamanho, de forma e de cor ou luminosidade.
Um exemplo é se entrarmos em uma sala com luz vermelha – o que modificará temporariamente a informação que nossos sentidos nos passaram sobre os objetos que se encontram ali – olharmos para uma cesta de frutas em cima da mesa, veremos uma pêra avermelhada, mesmo assim ainda saberemos a cor dela (verde), apesar da iluminação nos passar a informação de que é vermelha, saberemos através dos nossos conhecimentos prévios que se trata de uma pêra e não de uma maça, mantendo assim a Constância Perceptiva sobre o objeto. 
Podemos definir as Ilusões Perceptivas como um fenômeno que leva nossa percepção a se opor as informações sensoriais vindas através dos sentidos, tais ilusões podem ser de tamanho, forma, direção, luminosidade e movimento.
Um exemplo disso no nosso do dia a dia é quando estamos dentro do carro parado no sinal, os carros que estão dos lados, começam a se movimentar na mesma direção bem lentamente, podemos por alguns segundos ter a Ilusão Perceptiva de que o carro em que estamos também se movimentou apesar de sabermos que ele esta completamente imóvel.
Qual a relação da gestalt com a constância e as ilusões perceptivas?
Só existe a Constancia e ilusões perceptivas por que percebemos o tudo. E a gestalt diz isso, diz que o todo é mais que a soma das partes. 
2) Diferencie atenção seletiva e atenção dividida.
Atenção Seletiva é a capacidade de escolher um estímulo do ambiente e focar nele, ignorando todo o resto, desse modo melhorando a resolução sensorial em detrimento dos demais estímulos, pode ser focalizada ou concentrada; Atenção Dividida é a capacidade de manter atenção em estímulos diferentes, a fim de executar uma ou mais tarefas distintas ao mesmo tempo, alternando o foco da atenção mudando de um estímulo para outro, pode ser alternada e difusa. Na atenção seletiva focamos em apenas um estimulo ignorando todo o resto enquanto que na atenção dividida tentamos manter a atenção em todos os estímulos do ambiente.
3) Explique os custos e benefícios de cada processo atencional (atenção seletiva e atenção dividida).
Ao focarmos em apenas um estimulo do ambiente afim de melhor captá-lo, temos benefícios como menos sobrecarga cognitiva, termos uma aprendizagem mais aprofundada e conseguirmos tirar informações relevantes da situação experienciada, mas há custos, perdemos diversas outras informações que podem ser relevantes social e/ou intelectualmente; Damos conta de ambientes sociais complexos ao manter a atenção alternada em todos os estímulos do ambiente, conseguimos executar duas ou três tarefas simultaneamente ganhando tempo e produtividade, mas há custos, podemos ganhar em quantidade e perder em qualidade e profundidade.
4) “Nós conseguimos fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, embora haja algum nível de prejuízo no desempenho nas atividades desempenhadas”. Com base nos estudos de atenção, essa afirmativa é verdadeira? Justifique a sua resposta.
Sim, temos a capacidade de manter atenção em estímulos diferentes, assim podendo executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, alternando o foco da atenção mudando de um estímulo para outro, mesmo que uma das tarefas não seja executada perfeitamente, ainda assim, usando nossa Atenção Dividida, conseguimos executá-las. 
5) Qual relação pode ser estabelecida percepção, atenção e aprendizagem?
Aprendemos o que entendemos, o que entendemos do ambiente é a nossa percepção dele, a atenção tem uma relação direta com a percepção, ela direciona os processos que irão determinar a construção da percepção, podemos dizer então, que a atenção nos leva a percepção que nos leva a aprendizagem.
6) Qual relação pode ser estabelecida entre percepção e desenvolvimento humano?
A nossa percepção sobre todos os aspectos da viva nos leva ao aprendizado, é através da percepção que aprendemos valores culturais, intelectuais, crenças, definimos gostos, preferências, atitudes, é como percebemos o mundo a nossa volta que nos tornamos quem somos, a nossa percepção é o que nos constrói como seres humanos, à medida que percebemos, aprendemos e nos desenvolvemos, por tanto, o desenvolvimento humano esta diretamente relacionado com a percepção.

Continue navegando