Buscar

Psicomotricidade na Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Psicomotricidade, Jogos e Recreação
Lapierre e Aucouturier (1982) colocam a ênfase da psicomotricidade relacional sobre a primazia da relação com o outro, com seus conteúdos projetivos, simbólicos e fantasmáticos. Desta forma pode-se dizer que a comunicação corporal, o jogo espontâneo e simbólico, funcionam como facilitadores das relações que são estabelecidas pelo sujeito nas atividades lúdicas. Cabe ainda ressaltar que para os autores, é importante que no contexto educacional, o(a) professor(a) possa, ele(a) mesmo(a), manipular, construir, manusear, criar, expressar-se em conjunto com a criança, possibilitando que esta conte com vivências onde possa, espontaneamente, ter acesso ao corpo do adulto, manifestando assim seus sentimentos, desejos, dificuldades e necessidades por meio dessa comunicação corporal direta com o adulto.
Considerando as ideias apresentadas, avalie as seguintes afirmações e marque V quando for verdadeira ou F quando for falsa. 
( ) Ao disponibilizar seu próprio corpo como instrumento de trabalho, o(a) professor(a) mobiliza sentimentos próprios que podem ser confortáveis ou não o que implica dizer que certos pontos frágeis podem ser tocados ou expostos.
( ) Ao disponibilizar o acesso ao seu próprio corpo para uma diálogo tônico com a criança, o(a) professor(a) precisa estabelecer uma ressonância tônica para que haja uma verdadeira comunicação.
( ) Ao estabelecer com a criança uma comunicação mais profunda, ampliada para o envolvimento de seu próprio corpo nas atividades de jogos o(a) professor(a) estará ampliando a capacidade de desenvolvimento da criança.
( ) As experiências vivenciadas com o outro, no nível da implicação corporal, possibilita à criança inibir suas dificuldades, seus conflitos, seus conteúdos projetivos e fantasmáticos. 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Nota: 0.0
	
	A
	F, V, V, F.
	
	B
	V, F, V, V.
	
	C
	F, F, V, F.
	
	D
	V, V, V, F.
Comentário: A resposta d está correta, porque somente a última afirmativa é falsa, haja vista o fato de que as experiências vivenciadas com o outro, no nível da implicação corporal, possibilita à criança apresentar suas dificuldades, seus conflitos, seus conteúdos projetivos e fantasmáticos, favorecendo assim que o(a) professor(a) possa acessá-los e melhor atender as necessidades da criança. (Aula 04 tema 04)
Questão 2/5 - Psicomotricidade, Jogos e Recreação
O entendimento conceitual de jogo, brinquedo e brincadeira, se entrelaçam e se complementam, razão pela qual é fundamental que se saiba o que significa cada um deles.
Partindo desse entendimento, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta. 
( ) Jogo é entendido como uma atividade que tem indivíduos participantes, com regras poucas e simples, que se usam das capacidades físicas e intelectuais, sendo, portanto, uma atividade estimulante e lúdica.
( ) É o brinquedo que determina a brincadeira, dando a ela representações de gênero, estabelecendo o que é brincadeira de menino e o que é de menina.
( ) O brinquedo e a brincadeira, tiveram ao longo dos tempos seus sentidos modificados enquanto que o jogo manteve seus sentidos inalterados historicamente.
( ) A brincadeira é uma atividade que pode ser definida como uma situação criada pelo imaginário da criança, onde ela pode viver seus desejos, tanto aqueles que são do mundo real, quanto aqueles que são do imaginário.
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – F – V
Comentários: A primeira e a última afirmação estão corretas, pois apesar de apresentarem algumas e não todas as características de definição de jogo e brincadeira, o que é apresentado está correto e torna possível compreender o conceito. A segunda e terceira afirmação estão incorretas, pois é a brincadeira que determina o brinquedo e não o inverso, e assim como a brincadeira e o brinquedo o jogo também teve seus sentidos modificados, ampliados e ressignificados ao longo de seu processo histórico. (Aula 02 tema 02)
	
	D
	F – V – F – F
Questão 3/5 - Psicomotricidade, Jogos e Recreação
Espaços físicos e recursos materiais, na escola de Educação Infantil, estão intimamente ligados aos objetivos e estratégias de aprendizagens que possibilitem que crianças tenham plenas condições de ampliar seus movimentos e experiências com diferentes conhecimentos étnicos, culturais, já construídos historicamente. Essa é uma razão pela qual as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2010, p.19) nos apontam que as práticas pedagógicas devem ser oferecidas em grupo e individualmente, respeitando “A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética, e sociocultural da criança;”.
Pensando nisso, leia os fragmentos de texto a seguir e identifique quais deles são afirmações verdadeiras (V) e quais deles são afirmações falsas (F) no que se refere às características dos espaços físicos, e materiais ofertados às crianças na Educação Infantil, conforme orientações das Diretrizes e enfatizadas por estudiosos da psicomotricidade. Depois, assinale a alternativa com a sequência correta. 
(  ) Os espaços físicos na Educação Infantil são espaços para que a criança possa aprender a ser, e, portanto, não são apenas espaços físicos: são ambientes de aprendizagem.
( ) Os espaços externos na instituição de ensino são ambientes de aprendizagem; independentemente de suas características estruturais e ambientais, o importante é que ofereçam estímulos para a livre expressão das crianças.
(  ) O espaço físico da sala de aula deve ser destinado apenas às atividades dirigidas, pois as crianças necessitam explorar seus movimentos amplos e isso deve ser feito em espaços externos.
(  ) O espaço físico, para ser um ambiente de aprendizagem, deve apresentar os materiais ao alcance das crianças, e os materiais devem possibilitar que elas explorem sua criatividade.
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – V – F – V
Comentário: Os espaços das salas de aula são considerados como os demais espaços para o trabalho com as crianças da Educação Infantil, o que nos leva ao entendimento de que eles também são espaços para serem explorados movimentos amplos, desde que não ofereçam risco à saúde da criança. Assim, a terceira afirmação é FALSA. As demais afirmações são verdadeiras, por corresponderem ao que orientam as Diretrizes sobre o espaço físico na Educação Infantil. Resposta correta: letra  b)V – V – F – V. (Aula 06 tema 03)
	
	C
	F – V – F – F
	
	D
	F – V – V – F
Questão 4/5 - Psicomotricidade, Jogos e Recreação
O esquema corporal se organiza pela experiência corporal, o que leva a criança a descobrir, explorar e criar diferentes possibilidades de ação, levando-a a uma construção mental das possibilidades de seu corpo, suas funções e características.
Partindo desses entendimentos, assinale a alternativa que a afirmação está correta.
Nota: 0.0
	
	A
	A noção de esquema corporal está direta e unicamente ligada aos aspectos emocionais da criança e independem das atividades motoras e biológicas que ela realiza.
	
	B
	O corpo percebe as sensações dos estímulos oferecidos pelo meio, sem estabelecer relações com a representação visual, para desenvolver a percepção do próprio corpo.
	
	C
	A noção do esquema corporal só está completa quando a criança constrói as impressões de seu próprio corpo, o que se denomina de lateralidade.
	
	D
	É pelo esquema corporal que a criança cria uma visão sobre si mesma, das suas ações, atitudes, enfim do seu corpo.
Comentário: A única alternativa correta é a d, pois somente ela contempla características próprias do esquema corporal, conforme apresentam os estudiosos. As demais alternativas estão incorretas, pois a noção de esquema corporal se complementa pelas impressões do próprio corpo que se denomina imagem corporal e não lateralidade. O sujeito necessita estabelecer relações com as representações visuais para estabelecer a noção de esquemacorporal. A noção de esquema corporal se organiza a partir das atividades motoras e biológicas em conjunto com as emoções, portanto, somente e unicamente as emoções não conseguem levar o sujeito a construir essa conduta psicomotora. (Aula 03 tema 03)
Questão 5/5 - Psicomotricidade, Jogos e Recreação
Lapierre e Aucouturrier (1982), Wallon (1989), Kishimoto (2001), Rau (2012) e outros estudiosos do desenvolvimento aprendizagem da criança e da educação, afirmam que ao brincar a criança explora a percepção de estímulos externos, mobiliza suas sensações internas, o que vai levá-las a construir conhecimento de si, a ampliar seu repertório motor, psíquico e social.
Partindo desse entendimento, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Ao brincar, a criança vive no corpo e pelo corpo situações carregadas de conteúdos simbólicos ligados às emoções e às diversas sensações conscientes e inconscientes.
( ) As experiências motoras favorecerem as noções espaciais, o equilíbrio, a as sensações proprioceptivas, além da construção de conceitos básicos, como subir, descer, entre outros.
( ) Quando brinca a criança mescla fantasia e realidade, trazendo elementos da realidade externa e sua subjetividade infantil, criando um espaço em que a função motora está unicamente a serviço do imaginário.
( ) Quando brinca, a criança faz uso de seu corpo, que ao se locomover no espaço o conhece, o reconhece e o domina, podendo assim desenvolver sua autonomia.
Nota: 0.0
	
	A
	F – F – V – F
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – F – V
Comentário: A primeira, a segunda e a quarta afirmação são verdadeiras, pois correspondem às características do brincar nas ações e no desenvolvimento e aprendizagem da criança, proposto pelos autores mencionados. Já a terceira afirmação nos aponta que “Quando brinca a criança mescla fantasia e realidade, trazendo elementos da realidade externa e sua subjetividade infantil, criando um espaço em que a função motora está unicamente a serviço do imaginário.”, fato que não corresponde ao proposto por eles, pois o espaço criado pela mescla entre fantasia e realidade é denominado de “função simbólica”, sendo que esta sim está a serviço do imaginário, além disso, a função motora, nunca terá um único foco, ele contribui no jogo imaginário, porque possibilita á criança se movimentar, se deslocar no espaço, se expressar, mas jamais terá uma única função. Portanto, ela é uma afirmação falsa. (Aula 05 tema 02)
	
	D
	F – V – F – F
Questão 1/5 - Psicomotricidade, Jogos e Recreação 
A classificação dos jogos, quando pensada no contexto do espaço educativo, tem suas bases pautadas na proposta de Piaget como instrumento para reconhecimento dos mesmos, viabilizando assim um uso pedagógico coerente com as etapas evolutivas do desenvolvimento da criança. São eles: jogo de exercício ou sensório motor, jogo simbólico, jogo de regra e jogo de construção.
Partindo desses entendimentos, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta.
	
	A
	O jogo simbólico tem como característica combinar o jogo de exercício com os jogos de intelecto.
	
	B
	O jogo de exercício ou sensório motor tem valor exploratório, pela repetição de gestos e movimentos simples.
	
	C
	O jogo de construção busca manter uma competição entre os participantes tem valor na resolução de conflitos.
	
	D
	O jogo de regra busca ampliar a imaginação e tem valor para a construção social.
Questão 2/5 - Psicomotricidade, Jogos e Recreação 
A expressividade psicomotora pode ser considerada como uma forma de comunicação entre criança e adulto, que pode ser explorada pelo olhar, pela voz, pelo tônus corporal e/ou facial, pelo gesto (movimento intencional ou hábito motor), pelo contato corporal (diálogo tônico/empatia tônica), pela mímica, e que representa para o(a) professor(a) uma importante ferramenta de trabalho, pois são considerados os principais mediadores corporais de comunicação.
Pensando nisso, leia os fragmentos de texto que seguem e analise a forma de comunicação estabelecida pelo corpo por intermédio da expressividade da criança e percebida pelo profissional. Depois, relacione-os com os conceitos apresentados e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. “Ao receberem os objetos para brincar, Isabela escolhe diversos, e monta um espaço que segundo suas colocações é sua casa. No entanto, depois de pronto, ela se coloca de quatro no chão e começa a andar pela sala latindo”.
FRANZOI, L. A. As habilidades sociais e suas implicações no desenvolvimento cognitivo da criança. Revista Contrapontos. v.49, n.64, p.109, 2007.
2. Afirma Dora: “Maria é uma menina muito esperta, pois faz uso de suas múltiplas linguagens no desenrolar de suas atividades, e suas caretas são impossíveis de não serem percebidas ou mesmo entendidas por todos”.
GAYA, A.. A reinvenção dos corpos: por uma pedagogia da complexidade. In: Revista Sociologias. a.8, n. 15, p.261, 2006.
3. “Houve um momento da brincadeira que me tocou bastante, aconteceu quando a aluna Isabella rolou comigo pelo chão e percebi que a mesma queria algo mais do que apenas brincar. Aconcheguei-a sobre mim, da mesma forma que faço com meu filho quando o coloco para dormir, assim ficamos por um bom tempo e me senti muito bem com isso, principalmente ao perceber que ela se sentia da mesma forma, a tal ponto de não desejar mais sair do meu colo.”
FRANZOI, L. A. As habilidades sociais e suas implicações no desenvolvimento cognitivo da criança. Revista Contrapontos. v.49, n.64, p.111, 2007. 
( ) Comunicação expressiva do corpo pelo contato corporal (diálogo tônico/empatia tônica) 
( ) Comunicação expressiva do corpo pela voz e pela imitação.
( ) Comunicação expressiva do corpo pela expressividade facial.
	
	A
	2,3,1
	
	B
	3,1,2
	
	C
	1,2,3
	
	D
	3,2,1
Espaços físicos e recursos materiais, na escola de Educação Infantil, estão intimamente ligados aos objetivos e estratégias de aprendizagens que possibilitem que crianças tenham plenas condições de ampliar seus movimentos e experiências com diferentes conhecimentos étnicos, culturais, já construídos historicamente. Essa é uma razão pela qual as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2010, p.19) nos apontam que as práticas pedagógicas devem ser oferecidas em grupo e individualmente, respeitando “A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética, e sociocultural da criança;”.
Pensando nisso, leia os fragmentos de texto a seguir e identifique quais deles são afirmações verdadeiras (V) e quais deles são afirmações falsas (F) no que se refere às características dos espaços físicos, e materiais ofertados às crianças na Educação Infantil, conforme orientações das Diretrizes e enfatizadas por estudiosos da psicomotricidade. Depois, assinale a alternativa com a sequência correta. 
(  ) Os espaços físicos na Educação Infantil são espaços para que a criança possa aprender a ser, e, portanto, não são apenas espaços físicos: são ambientes de aprendizagem.
( ) Os espaços externos na instituição de ensino são ambientes de aprendizagem; independentemente de suas características estruturais e ambientais, o importante é que ofereçam estímulos para a livre expressão das crianças.
(  ) O espaço físico da sala de aula deve ser destinado apenas às atividades dirigidas, pois as crianças necessitam explorar seus movimentos amplos e isso deve ser feito em espaços externos.
(  ) O espaço físico, para ser um ambiente de aprendizagem, deve apresentar os materiais ao alcance das crianças, e os materiais devem possibilitar que elas explorem sua criatividade.
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – V – F – F
	
	D
	F – V – V – F
Questão 4/5 - Psicomotricidade, Jogos e Recreação 
Rodriguez e Llinares (2008) quando nos falam sobre a avaliação psicomotora, afirmam que no contexto escolar, é preciso pensar além dos testes existentes, pois estes estabelecem diagnósticos,ação que não cabe ao professor. Sendo assim, para avaliar no contexto escolar, é preciso que se considere as diversas áreas e as dimensões do movimento (motora, cognitiva, sócio afetiva, e comunicativa), e considerando esses parâmetros psicomotores do desenvolvimento construa seu próprio guia de observação para avaliar.
A partir do texto, analise as afirmações a seguir:
I – Cada uma das áreas (motora, cognitiva, social afetiva, e comunicativa) apresentam aspectos importantes a serem considerados.
II – As etapas do desenvolvimento, céfalo-caudal, próximo-distal, e geral paraespecífico, são a base para avaliar a crianca de 0 a 2.
III – Na área da comunicação, importante observar, linguagem (oral, corporal, gestual), condutas estereotipadas, capacidade de iniciativa, entre outros.
IV – Na área sócio afetiva, podem ser observadas características como, cooperação, condutas de isolamento, expressão e emoções, entre outras. 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Apenas II e III.
	
	B
	Apenas III e IV.
	
	C
	Apenas I e II.
	
	D
	Apenas I, e IV.
Questão 5/5 - Psicomotricidade, Jogos e Recreação
Apontam Lapierre e Aucouturier (1987) que pedagogicamente o corpo pode ser compreendido sob quatro dimensões. São elas: o corpo instrumental, o corpo cognitivo, o corpo tônico-emocional, o corpo fantasmático e relacional. Para uma melhor compreensão dessas dimensões eles nos apontam o que pode ser trabalhado e observado nas ações das crianças que nos permite constatar suas aprendizagens e evolução.
Partindo dessas afirmações assinale a resposta correta.
	
	A
	Na esfera cognitiva são trabalhados conteúdos por meio de estímulos à descoberta, ao conhecimento, à representação, à elaboração e ao controle do movimento, como por exemplo: controle corporal, imagem corporal, esquema corporal, identidade, criatividade, entre outros.
	
	B
	Na esfera emocional são trabalhados conteúdos como controle tônico postural, equilíbrio, coordenação dinâmica, coordenação visomotora, orientação espacial e dominância lateral.
	
	C
	Na esfera motora são trabalhados conteúdos que abordam a dimensão relacional e comunicativa do movimento.
	
	D
	Na esfera social são trabalhados conteúdos das condutas neuromotoras e perceptomotoras, como por exemplo: expressão emocional, simbolização, prazer, segurança, frustração, aceitação, rejeição, desejo, angústia, bloqueios e fantasias.
**

Continue navegando