Buscar

O filme Efeito Pigmaleão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O filme Efeito Pigmaleão se passa na região de Seine Saint-Denis, uma das regiões mais pobres da França, acumulando um número muito grande de imigrantes Norte Africano, onde a violência e a pobreza atingem níveis preocupantes, um lugar onde os governantes não investem muito, a população luta para ser reconhecidos como Franceses.
Samia é recém formada, acostumada com a vida no sul do país, é enviada para a escola Francs-Moisind em Saint-Denis, onde é considerada pelo departamento de educação como a mais difícil de trabalhar.
 No início ela tem bastante dificuldade para resolver problemas de disciplinas, violência, desigualdade social, mas no decorrer do filme ela consegue ter jogo de cintura para resolver diversas situações na escola, tem também o apoio do corpo docente, ela é dedicada e tenta ajudar os alunos como pode.
Os professores representam exatamente como é a vida real deles, a coordenadora Samia tem o marido preso, o professor compra droga do aluno, eles enfrentam os mesmos desafios que qualquer pessoa, inclusive eles têm muita semelhança com as dificuldades dos alunos. 
No começo achei muito estranho o comportamento deles, mas no decorrer do filme, percebi que queria ilustrar que um professor é uma pessoa humana, com acertos e erros, não super-heróis. Eles não acreditavam que os alunos poderiam crescer na vida, mas com a chegada da coordenadora, eles não só acreditaram na mudança dos alunos, como na deles também. 
Todos eles precisavam conciliar a sua vida pessoal com a vida na escola, os alunos e seus dilemas familiares, os professores e seus dilemas pessoais.

Outros materiais