Buscar

ATIVIDADE VI PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADE VI PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Acadêmico: Cleber de Moura Sacramento 
Licenciatura em Matemática
Prof. Raquel Damasceno dos Santos
1. Explique os mitos do homem natural, do homem isolado e do homem abstrato. 
O mito do homem natural – onde o homem nasce com a essência de bom, porém através de influência da sociedade, isso se modifica, manifesta ou se perde;
O mito do homem isolado – porém através de um extinto especial denominado instinto gregário, ele desenvolve gradualmente a necessidade de interação com outros indivíduos. 
O mito do homem abstrato – o homem não é afetado por fatos históricos nem pelo meio em que vive, consiste em afirmar que as características do homem são independentes das situações históricas e presentes da sua vida. 
2. Explique a concepção apresentada do homem como ser sócio - histórico. 
O homem é um ser sócio histórico, pois as suas aptidões independem da hereditariedade biológica sendo adquirida com o passar da vida, através de uma apropriação da cultura criada pelos seus antepassados. 
3. Por que H. Piéron diz que a criança ao nascer não passa de um candidato à humanidade?
Pois ela ainda não foi influenciada pelo meio social, porque ao nascer ela não se torna um homem, isso só ocorre no decorrer de sua vida, onde há a relação com outros homens, e assim vai sendo possível a apropriação da cultura dos mesmos, reproduz indo as propriedades e aptidões históricas da espécie humana.
 
4. O que caracteriza o humano? Fale um pouco de cada aspecto. 
O trabalho e o uso de instrumentos, essa é a característica que nos diferencia dos demais animais, onde há um planejamento abstrato de seu trabalho produzindo algo que já existe em sua mente tornando assim o trabalho humano subordinado à vontade e ao pensamento conceitual; e também há a representação conceitual de instrumento para que este se transforme e um dado da consciência e seja entendido como um instrumento de trabalho. Existe também a capacidade de criar e utilizar a linguagem onde o instrumento de trabalho faz com que haja o aparecimento d a consciência e cria as condições para o surgimento da linguagem.