Buscar

1º estágio - RESUMO CLASSIFICAÇÃO AASHTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CLASSIFICAÇÕES GEOTÉCNICAS – AASHTO
O sistema AASHTO classifica o solo em oito diferentes grupos: de A1 até A8 e inclui diversos subgrupos. Os solos dentro de cada grupo ou subgrupo são ainda avaliados de acordo com o seu Índice de Grupo (IG), o qual é calculado por intermédio de uma fórmula empírica ou extraído de um Gráfico para IG.
i. Solos dos grupos A1 ao A3: Os solos do grupo A1 são bem graduados, enquanto que os do grupo A3 são areias mal graduadas, sem presença de finos. Os materiais do grupo A2, apesar de granulares (35% ou menos passando na peneira 200), possuem uma quantidade significativo de finos.
ii. Solos dos grupos A4 ao A7: São finos, silto-argilosos. A diferenciação entre os diversos grupos é realizada com base nos limites de Atterberg. Solos altamente orgânicos (incluindo-se aí a turfa) devem ser colocados no grupo A8. Como no caso do SUCS, a classificação dos solos A8 é feita visualmente.
O Índice de Grupo é um número inteiro que estabelece a posição relativa de um solo dentro de um grupo ou subgrupo. É função da porcentagem de solo passante na peneira 200 e dos limites de Atterberg. Mede a capacidade de suporte do terreno de fundação de um pavimento, sendo IG=0 considerado ótimo e IG=20 considerado péssimo. 
Tabela para a classificação AASHTO
Gráfico e equação para IG
IG = 0,2a + 0,005ac +0,01bd
- a: (%passante na #200 menos 35), varia de 0-40.
- b: (%passante na #200 menos 15), varia de 0-40.
- c: (LL – 40), varia de 0-20.
- d: (IP – 10), varia de 0-20.
OBS.: Na obtenção de IG negativo, adota-se o valor zero.
 Fluxogramas para classificação AASHTO
 
Usar o sistema de classificação da AASHTO não é difícil. Uma vez obtidos os dados necessários, deve-se seguir os passos da esquerda para a direita, e encontrar o grupo correto por um processo de eliminação. O primeiro grupo à esquerda que atenda as exigências especificadas é a classificação correta da AASHTO. A classificação completa inclui o valor do índice de grupo (arredondado para o inteiro mais próximo), apresentado em parênteses, à direita do símbolo da AASHTO. Ex: A-2-6(3), A-6(12), A-7-5(17).

Continue navegando