Buscar

APOL 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão de Políticas Públicas
O Planejamento Estratégico Situacional de Carlos Matus surgiu da reflexão sobre a necessidade de aumentar a capacidade de governar. Ele concebeu o planejamento como um processo dinâmico e contínuo que precede e preside a ação, e que envolve aprendizagem-correção-aprendizagem. Sua contribuição consistiu em elaborar um método de planejamento em que ação, situação e ator social formam um todo complexo, centrado em problemas e em operações que deverão ser efetuadas para saná-los. Disponível: em: https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/19821/mod_resource/content/2/un2/top3_1.html. Acesso em 28/08/2018.
Considerando os estudos feitos na disciplina, assinale a alternativa que diz respeito corretamente a estas políticas utilizadas ao PES (Planejamento Estratégico Situacional):
Nota: 0.0
	
	A
	Os objetivos e as metas não são rígidos e o plano deve sempre considerar a existência do outro.
Comentários: No PES, o planejamento persegue antes um objetivo do que o cumprimento de uma série de etapas preestabelecidas e o que se busca no final é estar o mais próximo possível da meta pretendida. A base do PES consiste na rejeição ao determinismo, ao argumento de que as técnicas de planejamento tradicionais, ao terem sido concebidas como fruto das técnicas de projeções econômicas, sob o viés economicista e determinista, não levam em consideração o fato de os sistemas sociais serem criativos. O determinismo só concebe problemas bem estruturados, e a realidade apresenta predominantemente problemas que não são totalmente estruturados (Matus, 1993). Assim, o resultado de uma política pública não depende apenas do desenho do programa em si, mas também das circunstâncias sociais em que ele opera, que não são totalmente previsíveis e controláveis.
Referência: QUEIROZ, Roosevelt Brasil. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 129.
	
	B
	Os objetivos e as metas são rígidos e o plano não precisa considerar a existência do outro plano.
	
	C
	Os objetivos e as metas são maleáveis e o plano não precisa considerar a existência do outro plano.
	
	D
	Os objetivos são rígidos, porém, as metas podem ser alteradas, sendo que o plano deve sempre considerar a existência do outro plano.
	
	E
	Os objetivos e as metas não são rígidos, não havendo necessidade da existência de um plano.
Questão 2/5 - Gestão de Políticas Públicas
Os programas governamentais destinados a solucionar ou a mitigar os problemas sociais devem ser vistos como um processo. Essa ideia de processo, inerente ao método do PES, está incorporada ao modelo brasileiro de formulação e gestão das políticas governamentais por meio dos instrumentos PPA, LDO e LOA, os quais possibilitam que os programas governamentais possam ser geridos na forma de um ciclo permanente. E, esse ciclo pode ser dividido, com base no modelo brasileiro de planejamento, orçamento e gestão, em quatro fases.
QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2013.
Considerando o contexto acima e as leituras realizadas na disciplina, analise se as assertivas abaixo dizem respeito a estas quatro fases, indicando V para (Verdadeiro) ou F para (Falso).
( ) Execução
( ) Reprogramação
( ) Avaliação
( ) Cooptação
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, F
Você acertou!
Comentário: O ciclo de uma política pública:
Formulação
Execução
Avaliação
Reprogramação
Referência: QUEIROZ, Roosevelt Brasil. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 118-119.
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, V, V, V
	
	E
	F, F, F, F
Questão 3/5 - Controle Interno e Externo da Administração Pública
O monitoramento, geralmente, é estruturado por meio de uma combinação de duas formas de monitoramentos – contínuos e avaliações independentes –, com o objetivo de assegurar que o gerenciamento de riscos mantenha a sua eficácia ao longo do tempo e, com isso, garantir com razoável certeza que os resultados da administração pública sejam alcançados. Ao encontrar deficiências no decorrer do processo de monitoramento, elas devem ser relatadas aos responsáveis a tempo de não causar danos à administração pública. (Fonte: CORBARI, E. C; MACEDO, J. de J. Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
De acordo com os conceitos abordados na disciplina de Controle Interno e Externo da Administração Pública, o que se caracteriza como controles administrativos?
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O controle dos registros patrimoniais
	
	B
	O controle internamente sobre a análise de SWOT
	
	C
	O controle da eficiência na execução das políticas públicas
Você acertou!
 O controle da eficiência das operações, dos contratos administrativos e das políticas públicas são controles tipicamente administrativos. Já o controle da consistência e fidedignidade dos registros contábeis são típicos controles da área contábil.
Referência: CORBARI, Ely Célia; MACEDO, Joel. Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 78.
	
	D
	O controle dos registros das receitas públicas
	
	E
	O controle dos registros das despesas públicas
Questão 4/5 - Controle Interno e Externo da Administração Pública
O controle interno é o controle realizado pelo próprio órgão, com o objetivo de verificar a exatidão e a fidedignidade dos dados contábeis e o cumprimento de leis e de regulamentos aplicáveis, além de promover a eficiência operacional. Os objetivos do controle interno são: promover operações ordenadas, econômicas, eficientes, eficazes; salvaguardar os recursos contra perdas, erros e fraudes; aderir às leis, aos regulamentos e às diretrizes superiores; e avaliar os elementos dispostos na contabilidade e nas demais áreas que servirão de informes e de relatórios contábeis, financeiros e operacionais. (Fonte: CORBARI, E. C; MACEDO, J. de J. Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
O controle interno, em função de suas limitações, garante apenas uma razoável segurança que o alcance dos objetivos estão sendo alcançados, sendo assim responda: o que constituem-se as limitações do controle interno? 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A eficiência no planejamento das ações, metas e prioridades da administração pública
	
	B
	Contingenciamento e restrições de recursos
Você acertou!
Dentre as limitações do controle interno está a contingenciamento e restrições de recursos e, com isso, não conseguir estruturar-se adequadamente.
Referência: CORBARI, Ely Célia; MACEDO, Joel. Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: Intersaberes, 2012, pp. 102-103.
	
	C
	Subordinação ao Tribunal de Contas
	
	D
	Subordinação ao Poder Judiciário
	
	E
	Subordinação ao Poder Executivo
Questão 5/5 - Controle Interno e Externo da Administração Pública
Para Attie (2010, p. 158), o objetivo do controle interno relativo ao estímulo à eficiência operacional tem como finalidade “prover os meios necessários à condução das tarefas, de forma a obter entendimento, aplicação e ação tempestiva e uniforme”. (Fonte: CORBARI, E. C; MACEDO, J. de J. Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
De acordo com os conceitos abordados na disciplina de Controle Interno e Externo da Administração Pública, responda: em relação ao controle interno, o que a administração pública deve buscar da eficiência operacional? 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Implementar e realizar apenas auditoria 5S
	
	B
	Implementar sistemas de treinamentos
Você acertou!
O Treinamento possibilita a capacitação do pessoal para a atividade proposta; dele resultam melhores rendimentos, menores custos e pessoal atento e ativo à sua função.
Referência: CORBARI, Ely Célia; MACEDO, Joel. Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: Intersaberes, 2012, pp. 86-87.
	
	C
	Deixar de estabelecer políticas de remuneração e promoçõesD
	Impedir que avalie o desempenho
	
	E
	Apenas avaliar os antecedentes do funcionário

Continue navegando