Buscar

atividade de concordância verbal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno(a): __________________________________________________
Prof.(a): _________________________________ Série (Ano): _______
Disciplina: ___________________ Data: ___/___/___ Unidade: _____
INSTITUTO DOM DE EDUCAR
1. (Fuvest 2018) Leia o texto.
A complicada arte de ver
Ela entrou, deitou-se no divã e disse: "Acho que estou ficando louca". Eu fiquei em silêncio aguardando que ela me revelasse os sinais da sua loucura. "Um dos meus prazeres é cozinhar. Vou para a cozinha, corto as cebolas, os tomates, os pimentões – é uma alegria! Entretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas. Ato banal sem surpresas. Mas, cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto. Percebi que nunca havia visto uma cebola. Aqueles anéis perfeitamente ajustados, a luz se refletindo neles: tive a impressão de estar vendo a rosácea de um vitral de catedral gótica. De repente, a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista! E o pior é que o mesmo aconteceu quando cortei os tomates, os pimentões... Agora, tudo o que vejo me causa espanto."
Ela se calou, esperando o meu diagnóstico. Eu me levantei, fui à estante de livros e de lá retirei as "Odes Elementares", de Pablo Neruda. Procurei a "Ode à Cebola" e lhe disse: "Essa perturbação ocular que a acometeu é comum entre os poetas. Veja o que Neruda disse de uma cebola igual àquela que lhe causou assombro: 'Rosa de água com escamas de cristal'. Não, você não está louca. Você ganhou olhos de poeta... Os poetas ensinam a ver".
Rubem Alves, Folha de S.Paulo, 26/10/2004. Adaptado.
a) Segundo a concepção do autor, como a poesia pode ser entendida?
b) Reescreva o trecho “Agora, tudo o que vejo me causa espanto.”, substituindo o termo sublinhado por “Naquela época” e empregando a primeira pessoa do plural. Faça as adaptações necessárias. 
 
2. (Fgv 2017) Leia o texto. 
(...) expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia – peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: – “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado”. 
Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei. E foi assim que cheguei à cláusula dos meus dias; foi assim que me encaminhei para o undiscovered country de Hamlet, sem as ânsias nem as dúvidas do moço príncipe, mas pausado e trôpego como quem se retira tarde do espetáculo. Tarde e aborrecido. 
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas. 
a) Identifique uma expressão do texto por meio da qual o narrador manifesta sua ironia. Justifique. 
b) Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. 
Reescreva esse trecho, fazendo as modificações necessárias, de acordo com as seguintes instruções: 
- substitua “vós” por “vocês”; 
- mantenha os verbos no mesmo modo e tempo; 
- substitua as palavras sublinhadas por sinônimos adequados ao contexto. 
 
3. (Fgv 2016) Leia a charge.
Na fala da personagem, a concordância verbal está em desacordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
a) Explique por que a concordância na frase está em desacordo com a norma-padrão, esclarecendo o que pode levar os falantes a adotá-la.
b) Escreva duas versões da frase da charge: na primeira, substitua a expressão “a gente” por “Nosso clube é um dos que”; na segunda, substitua o verbo “ter” pela locução “deve haver” e passe para o plural a expressão “uma proposta irrecusável”. 
 
4. (Fgv 2016) No primeiro aniversário da morte de Luís Garcia, Iaiá foi com o marido ao cemitério, afim de depositar na sepultura do pai uma coroa de saudades. Outra coroa havia ali sido posta, com uma fita aonde lia-se estas palavras: – A meu marido. Iaiá beijou com ardor a singela dedicatória, como beijaria a madrasta se ela lhe aparecesse naquele instante. Era sincera a piedade da viúva. Alguma coisa escapa ao naufrágio das ilusões.
(Machado de Assis. Iaiá Garcia, 1983. Adaptado)
a) No texto, há duas passagens que foram transcritas em discordância com a norma-padrão da língua portuguesa. Transcreva-as e faça as devidas correções.
b) Explique que sentido assume a preposição “com” na formação das expressões nas passagens “Iaiá foi com o marido ao cemitério” e “Iaiá beijou com ardor a singela dedicatória”. 
 
5. (Fgv 2014) Examine as seguintes frases e, em seguida, reescreva-as, eliminando os problemas de redação que nelas ocorrem: 
a) Nunca e ninguém tomaram conhecimento da crise que cansei de me referir, nas páginas desse jornal, temeroso e inutilmente. 
b) É sabido que no século XX da história humana houve mais desenvolvimento científico e tecnológico que todas as outras épocas juntas produziram. 
 
6. (Ufpe 2013) “Muitos imaginam que os que “falam errado” falam de qualquer jeito. Mas é bastante fácil mostrar que, de fato, os que “erram” apenas seguem outras regras. O problema é que essas regras não são aceitas ou são consideradas desvios. Vejamos um exemplo: É comum que crianças digam “Mamãe fazeu um bolo gostoso!” e “Eu também sabo abrir esse pacote de bolacha”. O que estão fazendo? É simples: tratando verbos irregulares como se fossem regulares.”
(Adaptado de POSSENTI, Sírio. Questões de linguagem. São Paulo: Parábola, 2011, p.33.)
Com base no texto acima, escreva um comentário em que você explique “a regra” que seguem os usuários da língua portuguesa quando falam ou escrevem um enunciado como o seguinte:
Nos últimos meses, subiu os preços de vários produtos e, consequentemente, diminuiu os lucros do mercado. 
 
7. (G1 - ifsp 2012) Atendendo à norma-padrão, reescreva o período a seguir, substituindo as lacunas por uma das palavras que está entre parênteses e justifique.
Só para dar um exemplo: _________ (existe/existem) países em que o escritor é um profissional reconhecido pelas leis, que _______ (o/lhe) amparam. Na Inglaterra, as editoras _______ (tem/têm) que mandar um livro para cada biblioteca do país, quando ele é publicado. 
 
8. (Fuvest 2010) Observe este anúncio.
a) Na composição do anúncio, qual é a relação de sentido existente entre a imagem e o trecho “quem é e o que pensa”, que faz parte da mensagem verbal?
b) Se os sujeitos dos verbos “descubra” e “pensa” estivessem no plural, como deveria ser redigida a frase utilizada no anúncio? 
 
9. (Fgv 2009) Leia os versos de Carlos Drummond de Andrade.
	"Os amantes se amam cruelmente
	e com se amarem tanto não se veem.
	Um se beija no outro, refletido.
	Dois amantes que são? Dois inimigos."
a) Reescreva os dois versos iniciais, passando-os para a primeira pessoa do plural.
b) Reescreva os dois últimos versos, substituindo UM por EU.

Continue navegando