Buscar

estudo de caso religiao e religiosidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Religião é um conjunto de princípios, crenças, que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral. Já a religiosidade trata da relação que o indivíduo possui com esta crença. A religião nos Estados Unidos é caracterizada por uma diversidade de crenças (incluindo judaísmo, budismo, hinduísmo e islã) coletivamente compõem cerca de 6% da população. Mas a maior religião é o cristianismo, reivindicado pela maioria da população (70,6% em 2014), com 46,5% de participação em uma variedade de igrejas que poderiam ser consideradas protestantes e 20,8% professando crenças católicas. 
No relatório internacional sobre intolerância religiosa de 2019 no Brasil, cita que a constituição proíbe os governos federais, estaduais e municipais de apoiar ou impedir qualquer religião. Após diversas situações de discriminações religiosas, ataques e denúncias foi formado o dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa que é celebrado no dia 21 de janeiro. Um desafio bem complicado do Brasil é a intolerância, é achar que sua crença é a única verdadeira e querer impor que outro aceite e siga a sua crença também. O Rio Grande do Sul é o Estado brasileiro com maior diversidade religiosa, mas as principais religiões são: (I) Católica apostólica romana; (II) evangélica; (III) espírita. Essas religiões acompanham grandes eventos no qual podemos citar: (I) A festa de nossa senhora de Navegantes; (II) A festa de São Jorge, entre outras.
A festa de nossa senhora dos Navegantes é um evento da religião da igreja  Católica, é uma das maiores festas religiosas brasileiras de Porto Alegre. Nesse evento a comunidade faz um percurso caminhando em nome da santa. Na religião cristã é usado como símbolo a cruz cristã, a representação do instrumento da crucificação de Jesus Cristo. A proposta seria trabalhar de forma lúdica para que se entenda a diversidade de religiões e a partir disso estudar um pouco de cada religião para descobrir as tradições e riquezas que se tem por trás. Para se trabalhar isso em sala de aula pode ser abordado em teatro, palestras, pesquisas entre outros. Pode ser criados eventos aonde não somente os educandos participem mas eventos que sejam abertos para a comunidade ( pais, moradores). Seria uma ótima ideia para que a comunidade tenha contato com outras culturas e perceba as diversas riquezas. Diante dessas opções a região e a religiosidade podem ser trabalhados em favor de respeito as diferentes religiões. Poderia ter eventos aberto para o público, aonde ensinasse sobre a diversidade de religiões que tem no nosso estado, a partir desses eventos a sociedade poderia respeitar mais outras culturas.

Mais conteúdos dessa disciplina