Buscar

SUBSTANTIVOS - pcns

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SUBSTANTIVOS
A partir dos substantivos, o aluno estruturará semanticamente o texto, extraindo palavraschave e associando-as por semelhança ou oposição a substantivos da língua materna.
Do mesmo modo, é preciso que o aluno se familiarize com os processos de derivação
por prefixação e sufixação (word formation), o que facilita a compreensão por meio da
exploração de cognatos ou das chamadas “palavras transparentes”, isto é, aquelas de origem grega ou latina, que se assemelham ao Português. Também a exploração dos falsos cognatos constitui-se numa etapa importante no estabelecimento de diferenças lexicais entre os códigos lingüísticos.
CONJUNÇOES
Outra classe de palavras-ferramenta de que o estudante deve fazer uso de modo a articular com propriedade semântica as orações de um período.
A qualidade do discurso oral e escrito depende do uso apropriado de conjunções. Na
leitura, seu conteúdo semântico faz delas importantes auxiliares na detecção das intenções
contidas nos enunciados. Numa primeira instância, o trabalho deve voltar-se para o reconhecimento dos conectivos nos contextos em que são utilizados nos textos em análise. A seguir, o professor deve propiciar condições para que diferentes conjunções sejam usadas num mesmo período, de modo a evidenciar as possíveis diferenças semânticas.
FUNÇOES COMUNICATIVAS 
Tempos verbais, conjunções, pronomes não representam fins em si mesmos. Aprendemos estruturas, vocabulário, regras combinatórias socialmente convencionadas para entender e sermos entendidos. É na produção de sentido que reside o objetivo
fundamental do ato de linguagem. 
De acordo com Meirieu, estamos a caminho de um ofício novo, “cuja meta é antes fazer aprender do que ensinar, isto é, trata-se de criar situações favoráveis que aumentem a probabilidade do aprendizado proposto” (Perrenoud, 1999, p. 53).
[...] uma situação-problema não é uma situação didática qualquer, pois deve colocar o aprendiz diante de uma série de decisões a serem tomadas para alcançar um objetivo que ele mesmo escolheu ou que lhe foi proposto e até traçado. Pragmático não quer dizer utilitarista: pode-se traçar como projeto entender a origem da vida tanto quanto lançar um foguete, inventar um roteiro ou uma máquina de costura. (Perrenoud, 1999, p. 58)

Continue navegando