Buscar

Reação de hipersensibilidade tipo I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Reações de hipersensibilidade
São de 4 tipos principais:
Depende de anticorpos:
Leandro Henrique 103
· 
· Tipo 1
· Tipo 2
· Tipo 3
Independente de anticorpo, mas dependem de células T:
· Tipo 4 (A,B,C e D)
Essas reações estão envolvidas no inicio das reações imunologias e costumam se mistuar
Toda área inflamada apresenta os 4 sinais flogísticos: 
· Tumor (Edema): Passagem de H20, células e moléculas
· Rubor (hiperemia/vermelhidão)
· Calor: Abertura da microcirculação faz com que a região fique quente. Obs: Peritonite há uma diferença de 1ºC entre as temperaturas axilar e retal
· Dor: Terminações nervosas estão sendo estimuladas
Normalmente os leucocitos estão no centro do sangue, distante do endotelio. Quando o tecido é lesado com a chegada de um antígeno, as celulas do proprio tecido produzem moleculas que ativam as as celulas endotelios (essencicais para o processo inflamatório), fazendo com que ela perca o complexo juncional, dessa forma as celulas endotelias encolhem, fazendo aberturas que permitem a transmigração celular
Para essa migração ocorrer, os leucocitos precisam interagir com as celulas endoteliais (sair do centro do vaso e ir para a periferia)
Em todo processo inflamatorio precisamos conhecer que celulas estão participando
· Reação Tipo 1 (IgE): reação anafilática/imediata
Acontece por antígeno exógeno (de fora do corpo)
Reação começa imediatamente, mas se torna mais intensa após 15-30min (fase inicial) depois da ligação do antígeno com o anticorpo E. Fase tardia depois de 6-8h
Apresenta os 4 sinais flogísticos
Pode tranferir a reação de um animal para o outro usando anticorpo (transferimos essa alergia para o outro animal enquanto os anticorpos estiverem vivos(tempo de meia vida))
Ex: encefalite alergica experimental (semelhante à esclerose multipla): injeta um masserado de cérebro de um camundongo no animal, que desenvolverá essa doença. Se passar as células do segundo animal, não passara à alergia à diante. Ou seja, o mecanismo é dependente das celulas E (IgE)??
· Reação Tipo 2 (IgG e IgM): Reação citotóxica
· Reação Tipo 3 (IgG e IgM imunocomplexos)
· Reação Tipo 4 (nenhuma Imunoglobulina)
Th2 produz IL-4, que estimula o linfócito B à produzir IgE
Mastócitos (principalmente), basófilos e eosinófilos possuem FceR (receptores de alta afinidade p/ IgE). (lembrando que a IgE se liga à epitopos presentes na superficie dos antígenos)
Possuimos muitas molécula de IgE específicas para os antígenos exógenos (fungos, ácaros, PTN de camarão (no caso de alérgicos à isso)). Esses antígenos que se ligam aos anticorpos sao antigenos proteicos.
Essas PTN que a pessoa tem alergia precisam ser ingeridas e chegarem aos mastócitos(repletos de IgE em sua superfície)
Obs: um pequeno percentual das PTN que ingerimos não é lisada e sim absorvidas intactas. PTNs muito apolares/lipossoluveis terão mais dificuldade de ultrapassar a barreira intestinal intacta.
Se 2 PTNs se ligarem à molécula temos uma reação. Enquantos e a mesma PTN se liga à 2 receptores (contíguas), a reação é ainda mais intensta, pois há mais ligações?? ativando ainda mais os mastócitos. Não só a quantidade de antígeno define a resposta, mas também suas propriedades fisico-quimicas
Quanto mais células contíguas ativadas, maior a ativação e a degranulação dos mastócios (Mudança do citoesqueleto: fusão da membrana dos grânulos à membrana plasmática granulos (histamina) são ejetados do mastócito para o meio)
O esfincter pré-capilar controla a abertura e fechamento dos capilares (isso ocorre porque se todos os capilares estivessem aberto ao mesmo tempo individuo iria chocar)
Quando fechado, as celulas passam a receber menos sangue, mudando sua respiração para anaeróbica, liberando ácido lático, levanado à acidose do tecido, fazendo que a microcirculação abra novamente, voltando o aporte de O2 e restaurando a respiração aeróbica.
A Adrenalisa (vasoconstricção) se contrapõem à histamina (vasodilatação)
Choque anafilático: paciente entra em choque em consequencia da abertura maciça da microcirculação decorrente da liberação da histamina e outras substantias vasodilatadoras da inflamação. Para evitar usamos a Adrenalina
Esse choque é muito causado por PTNS:
· Venenos de insetos (formiga, abelha, marimbomdos, vespas)
· Alimentos (frutos do mar, amendoim, ovo)
Moleculas não proteicas:
· Haptenos (molec pequenas não proteicas de baixo peso moleculas que por si so não causam alergias, mas, quando se liga à PTNs do organismo leva à formação de um Neoantígeno : medicamentos (antibioticos beta-lactamicos, anti-inflamatorios, analgesicos, anestesicos, contraste radiologico
Fechamento da glote se dá pelo edema (vasodilatação intensa)

Continue navegando