Buscar

Prova de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil e Psicomotricidade - I

Prévia do material em texto

Prova de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil e Psicomotricidade - I
 Questão 1 de 5
Henry Wallon defende a importância do afeto para o desenvolvimento humano, por isso, as emoções ganham centralidade no processo de aprendizagem dos indivíduos nessa linha teórica. A partir dessa máxima, identifique a sentença que melhor resume as ideias desse autor:
A - A capacidade de administrar sentimentos, desejos e de construir um caráter social é o que se almeja aos escolares.
B - A cultura e a linguagem são aspectos essenciais ao progresso da espécie humana.
C - Compete a escola formar cidadãos éticos, responsáveis e capazes de atuar conscientemente na sociedade. O desenvolvimento humano, nesse sentido, centraliza-se na moral e nos bons costumes.
D - O conhecimento é construído por meio das interações entre pessoas e, sobretudo, dos objetos do mundo circundante.
E - Professor é quem ensina e aluno é quem aprende. Os papeis de ambos são claros, definidos e não se complementam, pois a autoridade deve ser respeitada.
Questão 2 de 5
Psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interior e exterior, podendo ser definida como a capacidade de determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais. No início, a psicomotricidade fixava-se apenas no desenvolvimento motor. Depois, estudou a relação entre o desenvolvimento motor e intelectual da criança e só agora estuda a lateralidade, a estruturação espacial, a orientação temporal e as suas relações com o desenvolvimento intelectual da criança. Muitos são os campos que abordam as questões da psicomotricidade sendo assim a terapia psicomotora...
A - A terapia psicomotora atente crianças e adolescentes, individualmente ou em pequenos grupos; atua na educação básica até ensino médio, onde ainda se encontram adolescentes com distúrbios psicomotores;
B - Atua como parte integrante da Educação Básica durante a fase pré-escolar e escolar, indicam a terapia psicomotora especialmente às crianças com grandes perturbações e cuja adaptação é de ordem patológica e ocupa-se do atendimento individual ou em pequenos grupos, de crianças, adolescentes e adultos portadores de sintomas de ordem psicomotora; X
C - Na terapia, é de fundamental importância o desenvolvimento corporal com relação à realidade e à fantasia, com a respectiva carga afetiva, sendo atuante na educação infantil.
D - Tem como objetivo principal o desenvolvimento motor e mental com a finalidade de levá-la a dominar o próprio corpo e a adquirir uma inibição voluntária, voltada apenas para a educação básica.
E - Visa uma atividade através do movimento, o desenvolvimento de capacidades básicas – sensoriais, perceptivas e motoras – propiciando uma organização adequada de atitudes adaptativas, trabalha com crianças com grandes perturbações e cuja adaptação é de ordem neurológica e social.
Questão 3 de 5
A lateralidade é dominada pelo cérebro, sendo que os movimentos da parte esquerda do corpo são estimulados pelo hemisfério cerebral direito e vice-versa. As causas que originam a lateralidade da criança ainda não apresentam uma conclusão definitiva, porém alguns cientistas sustentam a ideia da determinação genética. Sendo assim, uma característica adquirida dos pais. Segundo estudo realizado no início dos anos 90, filhos de pais destros têm 9,5% de chance de ser canhotos. A possibilidade aumenta de 19,5%, quando o pai ou a mãe é canhoto. Em casos que o pai e a mãe são canhotos, o filho poderá apresentar 26% de chance de ser canhoto.
Lateralidade. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/lateralidade.htm. Acesso em: 11 de outubro 2019.)
I. A criança pode apresentar facilidade em ambos os lados do corpo, esta estimativa não e muito comum, mas pode acontecer.
II. Os pés e as mãos devem ter a mesma predominância de lado, assim como os olhos, caso um destes três não esteja em sintonia, pode-se chamar de lateralidade cruzada.
III. A lateralidade contrariada e denominada quando a criança e forçada a mudar a preferência de um dos lados.
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas na afirmativa I e III
B - Apenas na afirmativa III
C - Apenas nas afirmativas I e II
X D - As afirmativas I, II e III estão corretas
E - Somente na afirmativa II
Questão 4 de 5
O conhecimento é construído por meio das interações entre pessoas e os objetos do mundo circundante. As etapas desse processo de construção do conhecimento se constituem em sensório motor; pré-operatório; operatório concreto e operatório formal. Elas demarcam a sequência do desenvolvimento humano em tempos e ritmos próprios de cada indivíduo. Essa defesa pertence a qual pesquisador da área educacional? Indique:
A - Jan Amos Komenský (Comênius ou Comênio)
B - Jean Jacques Rousseau
X C - Jean Piaget
D - Lev Vygotsky
E - Maria Montessori
Questão 5 de 5
Vygotski, psicólogo russo, contrariou a concepção naturalista de desenvolvimento humano à medida que trouxe a cultura e a linguagem como aspectos essenciais ao progresso da espécie humana. Existe, para esse autor, dois níveis de aprendizagem, o nível de desenvolvimento real e o potencial. Em qual desses níveis a escola deve concentrar as propostas educativas? Avalie:
I. No nível de desenvolvimento real, pois não se deve exigir aquilo que a criança não consegue fazer de forma autônoma;
II. No nível de desenvolvimento potencial pelo fato de a escola ter de trabalhar no potencial de cada criança.
III. No nível e desenvolvimento real, o professor precisa ajudar a criança a fazer o que ainda não sabe, mas pode fazê-lo sob sua tutela.
Está correto o que se afirma em:
X A - Apenas na afirmativa III.
B - Apenas nas afirmativas I e II.
C - Apenas nas afirmativas II e III.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.
E - Somente na afirmativa I.

Continue navegando