Buscar

AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR 2021-1

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - ICET
MARKETING NA MODA
AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR
Prof: Ana Cleia Christovam Hoffmann
NOME: Thais Duane Birkholz
DATA: 08/07/2021
NOTA:
1. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) a partir dos conceitos centrais de Marketing:  
 
( V ) I A necessidade é uma parte básica da constituição humana, considerada um estágio de carência e não pode ser criada pelos profissionais de Marketing, apenas estimulada. 
( V ) II As necessidades, os fatores sociais e psicológicos impulsionam os desejos, com intuito de estimular o consumo. 
( V ) III Os consumidores, ao optarem por uma oferta, sempre julgam o valor percebido, considerando a relação entre os benefícios oferecidos e os custos. 
( F ) IV A demanda representa o grau de procura por um determinado produto. Cruza as variáveis preço e quantidade: quanto maior a oferta, maior será o preço, e vice-versa.  
 
 
a) (  ) todas as afirmações são verdadeiras. 
b) ( ) as afirmações III e IV são falsas. 
c) (  ) as afirmações I, III e IV são verdadeiras. 
d) (  ) as afirmações II, III e IV são verdadeiras.  
e) ( X ) as afirmações I, II e  III são verdadeiras. 
 
2. Acerca dos conceitos de Microambiente e Macroambiente, que compõem o Ambiente de Marketing, assinale a resposta correta:  
 
I. O macroambiente fornece variáveis controláveis. 
II. O macroambiente fornece variáveis não controláveis. 
III. O microambiente fornece variáveis controláveis. 
IV. O microambiente fornece variáveis não controláveis. 
V. O micro e o macroambiente fornecem variáveis incontroláveis. 
 
a)( X ) as respostas II e III estão corretas 
b)(  ) as respostas I e III estão corretas 
c)(  ) as respostas I e IV estão corretas 
d)(  ) a resposta V está correta 
e)(  ) a resposta I está correta. 
Avaliação Complementar de Marketing na Moda
3. Associe a descrição correta para cada estado de demanda: 
a) Deseja-se o produto e não existe a oferta.
b) Produtos causam danos à saúde.
c) Deixa-se de consumir a oferta.
d) Não gosta ou evita-se o produto.
e) Oferta possui procura sazonal ou inconstante.
f) Existe paridade de procura e oferta.
g) Não se interessa ou não se conhece a oferta.
h) Procura-se muito uma oferta difícil de achar.
( B )Demanda Indesejada.
( E ) Demanda Irregular.
( H ) Demanda Latente.
( D ) Demanda Negativa.	
( A ) Demanda Excessiva.
( F ) Demanda Plena.
( G )Demanda Inexistente.
( C )Demanda em declínio.
ZARA 
 
BLOG MUNDO DAS MARCAS. Case Zara. Disponível em < http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/zara-moda-espanhola.html >. Acesso em 30 de junho de 2020. 
 
 
4. Com base nos conhecimentos sobre Mix de Marketing, conhecido também como Teoria dos 4 Os, exemplifique detalhadamente cada P com base no texto (2,0 pontos). 
 	Produto é um bem material (tangível) ou imaterial (intangível) oferecido a um mercado, visando à satisfação de um desejo ou necessidade por parte dos clientes. No caso da Zara o produto é sortido e variado, que garante uma maior abrangência no publico.
	O P de preço é um elemento muito complexo e extremamente sensível: afeta diretamente a receita e o lucro. Este elemento do mix de marketing inclui muitas variáveis, que vão desde os custos do produto até o preço para o consumidor, passando por descontos e valores de venda para os canais. A Zara tem um bom equilíbrio entre preço e produto, o que garante a fidelização dos clientes.
	É um conjunto de elementos que visa tornar o produto disponível para o consumidor onde e quando ele o desejar. Isso inclui elementos como os canais de distribuição, logística de mercado e algumas variáveis que integram esses elementos. A Zara usa a estratégia de ter seu os pontos de vendas perto de lugares de bastante movimento tento assim uma maior visibilidade de seus produtos.
	Promoção é a atitude de comunicar pode que ser entendida como um conjunto de esforços para tornar o produto ou serviço que se quer vender percebido pelo cliente. Além disso, é através da comunicação que a empresa é capaz de transmitir o posicionamento desejado. A Zara quase não investe em publicidade, mas como a marca já esta no mercado a muitos anos já esta com o seu público consolidado o que garante as vendas.	
 
5. Para que uma empresa atinja as suas metas se faz necessário o planejamento das ações que visam a evolução e o desempenho do negócio. Uma das ferramentas mais utilizadas é a Análise SWOT/PFOA. Preencha a matriz a seguir, destacando em forma de itens (no mínimo 2 para cada quadrante) as informações mais importantes com base na sua reflexão sobre o texto (2,0 pontos). 
 
	POTENCIALIDADES 
 
 
Lojas modernas, espaçosas e bem iluminadas;
 
 Acompanham tendências da moda mundial. 
 
 
 
 
 
 
	FRAGILIDADES 
 
Acusação de plagio de modelos e coleções;
Acusação de trabalho utilizar escravo.
	OPORTUNIDADES 
 
 
Público-alvo conectado nas redes sociais;
 
 Aumento no número de consumidores.
 
 
 
 
 
 
 
 
	AMEAÇAS 
Aumento do dólar;
Falta de matéria prima.
 
Cada questão vale 2 pontos. Ótima Prova!
Zara 
 
Lojas modernas, espaçosas e bem iluminadas. Roupas, femininas, masculinas e infantis, que acompanham a tendência da moda mundial. Um ambiente onde o cliente se sente a vontade, sem ser importunado por vendedores insistentes. A fórmula de sucesso da rede espanhola ZARA, que se transformou em fenômeno no mundo da moda, pode até ser simples de explicar, mas o apetite de crescimento, certamente renderia um interessante case de marketing. De Tóquio a Nova York, passando por Buenos Aires, Caracas, Andorra, Paris ou Milão, a ZARA não deixa ninguém indiferente, levando moda e tendências para milhões de ávidos consumidores. 
 
A história 
 
A história começou quando o empreendedor espanhol Amâncio Ortega Gaona largou os estudos aos 14 anos para começar a trabalhar como garoto de recados da camisaria La Gala, responsável por vestir a elite da cidade de La Coruña. Treze anos depois, ele arriscou seu primeiro passo como empresário na área têxtil, trabalhando com a família dentro de um galpão mal iluminado confeccionando roupões de banho e roupas íntimas femininas. Em uma década ele construiu várias fábricas pela Espanha e exportava suas roupas para vários países europeus. Em meados da década de 70, juntamente com sua mulher, Rosalía Mera Goyenechea, ele resolveu ingressar no mercado de varejo, inaugurando a primeira loja ZARA, um modesto estabelecimento que vendia roupas femininas à preços acessíveis, no dia 15 de maio de 1975 na cidade de La Coruña, localizada na província de Galícia, ao norte da Espanha. O nome escolhido inicialmente para o novo negócio seria Zorba, mas este já estava registrado, e ZARA foi adotado como segunda opção. 
 
O sucesso da loja foi tão grande que em menos de 10 anos outras unidades foram inauguradas em grandes cidades espanholas. Nesta época as lojas já vendiam coleção de roupas femininas e masculinas alinhadas com as principais tendências mundiais, literalmente abrindo o mundo da alta costura às classes sociais menos endinheiradas. Isto porque a empresa começou à mudar o processo de design, fabricação e distribuição com o objetivo de reduzir o tempo de produção, e assim responder rapidamente ás novas tendências, o que chamava de moda instantânea. A empresa foi crescendo silenciosamente, afastada da publicidade, até que na década de 80 começou sua expansão internacional, inundando o mercado com roupas de design moderno e preços acessíveis. No final de 1988 a empresa abriu sua primeira loja no Porto (Portugal), um ano mais tarde deu um salto até Nova York; em seguida vieram Paris (1990), México (1992), Grécia (1993), Bélgica, Suécia (1994), Noruega e Israel (1997), Alemanha, Holanda e Brasil, todas em 1999. 
 
Seu mais importante passo rumo à expansão internacional foi dado no dia 10 de abril de 2002, quando inaugurou sua primeira loja em Milão, a capital mundial da moda. Um antigo cinema de três andares na rua mais comercial da cidade foi o local escolhido para se fixar. O sucesso foi imediato. Sob o lema de moda sempre inovadora e a preços competitivosa rede prosperou e se tornou um gigante, conquistando mercados em diversos países, deixando a concorrência em pé de guerra. Em 2005, o principado mais chique da Europa, Mônaco, se rendeu aos encantos da moda plebéia da espanhola ZARA ao ganhar sua primeira loja. Em 2007, a empresa comemorou a inauguração de sua milésima loja com uma unidade aberta na cidade italiana de Florença. Neste mesmo ano, através da ZARA HOME, a marca lançou sua primeira bem sucedida inserção no mundo do comércio eletrônico. Recentemente, em 2010, a marca ZARA lançou seu comércio eletrônico em alguns de seus principais mercados (Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos). Hoje em dia, a marca ZARA, que virou um case de marketing sem precedente no segmento, é conhecida como a máquina de fazer moda. 
 
A expansão da marca 
 
A rede espanhola, que nasceu vendendo roupa e acessórios, estendeu seu mercado de atuação a partir de 2003 com a criação da ZARA HOME, uma rede de lojas especializada em artigos para o lar (com destaque para os artigos têxteis) como roupa de cama, mesa e banho, além de objetos de decoração, como por exemplo, cristais, tapetes, almofadas e móveis em madeira dos mais variados estilos e cores. Atualmente a ZARA HOME conta com 303 unidades em 30 países. A empresa ainda possui uma linha para os animais de estimação, além da ZARA HOME KIDS, composta por berços, lençóis e adornos para os pequenos; e da ZARA KIDS, que oferece uma completa linha de roupas, calçados e acessórios para crianças (incluindo recém-nascidos). 
 
O segredo do sucesso 
 
O quartel-general do império ocupa uma área construída de 600.000 metros quadrados em Arteixo, cidade da província de La Coruña. São 16 fábricas ligadas ao centro logístico por dois túneis e 210 quilômetros de trilhos, por onde transitam as roupas acabadas para serem distribuídas. Hoje em dia, a ZARA possui 200 funcionários só em seu time de criação, para conseguir responder imediatamente cada tendência que surge na moda. Estes profissionais cruzam informações com as demandas de cada gerente de loja e com os conselhos dos comerciantes. Tóquio é sua cidade favorita para inspiração e para prever novas tendências. O resultado é quase instantâneo: enquanto as outras lojas levam em torno de cinco meses para colocar uma nova coleção em exposição, a ZARA transforma a última tendência em roupas prontas em apenas quinze dias – e a um preço bem acessível, se comparado às lojas do mesmo patamar de conceito fashion. A empresa revolucionou o setor têxtil quando teve a brilhante ideia de lançar uma variedade de coleções a cada temporada, em vez das duas tradicionais coleções ao ano. 
 
São novos artigos nas prateleiras duas vezes por semana. Todos os anos são mais de 11 mil novos itens colocados a disposição dos consumidores, uma média de 40 novos produtos por dia, sendo que cada item é produzido em pequena escala e somente reproduzido se obtiver sucesso nas vendas. Do contrário, é tirado da coleção. Um dos segredos está na logística: a ZARA consegue distribuir produtos um dia depois após o pedido ter sido feito pelas lojas da Europa, e dois dias depois no caso das unidades da Ásia e do continente americano (incluindo o Brasil). E não existem diferenças entre as linhas vendidas em cada um dos lugares – apesar das diferenças culturais, parece que a moda já é globalizada - pelo menos para os clientes da ZARA. Mas, para que este sistema seja rentável, demanda-se o maior volume possível, motivo pelo qual suas lojas estão situadas em locais estratégicos que contam com mercadorias novas a cada semana, o que lhes permite ter um tráfego constante de clientes. Os clientes da ZARA visitam as vitrines e prateleiras dezessete vezes ao ano em média, em contraste às quatro visitas feitas à concorrência. É por isso que suas vitrines, renovadas a cada duas semanas, são grandes e chamativas, mostrando as mercadorias como se fossem estrelas. 
 
Apesar deste modelo de sucesso a ZARA é acusada, por estilistas e artistas, de copiar suas roupas e coleções. A rede se defende dizendo que a inspiração vem das ruas. Mas, em 2003, por exemplo, na cerimônia de pedido da mão da princesa de Astúrias, a noiva Letícia Ortiz usou um terno de seda branca assinado pela Armani. Duas semanas mais tarde, um modelo parecido, de viscose branca, inundou as prateleiras da ZARA em todo o mundo. Foi um sucesso de vendas. Em outro episódio recente, durante a turnê da cantora Madona pela Espanha, a roupa utilizada por ela no show foi rapidamente reproduzida pela ZARA. Na última apresentação da cantora no país, algumas garotas da platéia usavam uma roupa igual a sua. 
 
Uma crise evitável 
 
A ZARA produz aproximadamente 75% de suas mercadorias na Europa. Somente as peças mais elaboradas são feitas em oficinas no Peru, Marrocos, Camboja, Tailândia e mais recentemente no Brasil (devido ao custo de importação). Para evitar ser atingida por escândalos como o que abalou a americana Nike, acusada de exploração infantil em 2000, elaborou um código ético e revistou todas as oficinas para comprovar que nelas não trabalhavam crianças, que pagavam segundo os contratos e que cumpriam com os requisitos de higiene apropriados. Mas apesar de todos os seus esforços a empresa espanhola foi atingida por um enorme escândalo em 2011 no Brasil, quando foi acusada de trabalho escravo após denúncia de um programa de televisão. A grave acusação de que empresas têxteis terceirizadas contratadas pela ZARA em São Paulo utilizavam trabalho equivalente à escravidão, passou despercebido pela auditoria interna da empresa por três anos. O resultado: uma avalanche de críticas nas redes sociais e ampla cobertura negativa da mídia. Apesar da empresa ter apertado a fiscalização e feito alterações em sua área produtiva no Brasil, a imagem da marca saiu arranhada deste lamentável episódio. 
 
Vender sem publicidade 
 
Provavelmente, um dos grandes trunfos da empresa tenha sido se tornar famosa sem ter que recorrer à publicidade tradicional. Todo seu marketing está centrado nas próprias lojas. Por isso, sempre se instala nos melhores lugares, situados estrategicamente nas ruas ou centros mais comerciais, como por exemplo, a Regent Street em Londres, Rue Rivoli em Paris, Quinta Avenida em Nova York e Avenida das Américas no Rio de Janeiro. Tudo é estudado, nos mínimos detalhes. A decoração da loja, as vitrines, os funcionários. Nada é deixado ao acaso. Apesar disso, em ocasiões concretas foram feitas campanhas publicitárias. Para ingressar no mercado italiano a ZARA fez publicidade. Mas logo se viu que ela não teria feito falta alguma. Os consumidores, especialmente as mulheres, são fiéis apenas às marcas de luxo, mas não às medianas ou populares. Por isso, que sentido faz investir na marca? É melhor investir no negócio, segunda a empresa espanhola. 
 
A marca no mundo 
 
Atualmente a ZARA é provavelmente a rede de lojas de varejo em mais rápido crescimento no mundo, possuindo mais de 1.600 unidades em 78 países. As lojas respondem por mais de 60% do faturamento do Grupo Inditex, terceiro maior distribuidor mundial de moda. Somente a rede norte-americana GAP e a sueca H&M são capazes de competir com a ZARA pelo trono mundial da moda nos dias de hoje. A grande maioria de suas lojas está localizada na Espanha (mais de 330 lojas), França, China, Itália, Japão, Reino Unido, Alemanha e Portugal. A rede possui ainda mais de 300 unidades da ZARA HOME e 201 da ZARA KIDS. 
 
Você sabia? 
 
Atualmente a ZARA disponibiliza seu comércio eletrônico em 17 países da Europa, mais Estados Unidos e Japão. 
 
Por Blog Mundo das Marcas - http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/ 
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Mais conteúdos dessa disciplina