Buscar

AV1 - Direito Internacinal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUESTÃO 01)
Jasmin, Moana e Ariel, estudantes de Direito, debatendo sobre extradição, foram orientadas por Doli, aluna do mesmo curso. Segundo essa última:
a) “Nenhum brasileiro pode ser extraditado, em hipótese alguma”;
Visto que Doli não especifica , se o cidadão da afirmativa, é Brasileiro nato ou naturalizado, temos o seguinte fato A CRFB/88 Art. 5 - LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;
 Assim, determina a CRFB/88, que o brasileiro nato nunca será extraditado e que o brasileiro naturalizado somente será extraditado no caso de ter praticado crime comum antes da naturalização ou poderá ser em caso de crime comum e de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, desde que, em ambos os casos, os crimes tenham sido praticados depois da naturalização.
 Posicionamento incorreto 
b) “Estrangeiro que tenha filho menor brasileiro, sob sua dependência, não pode ser extraditado pelo Brasil”; e,
	Supremo Tribunal Federal possui entendimento que um estrangeiro pode ser extraditado mesmo que tenha filhos no país. Conforme a Súmula 421 proferida pelos mesmos. Posicionamento incorreto Posicionamento incorreto 
c) “Estrangeiro impedido de ingressar no território brasileiro pela autoridade migratória será posteriormente extraditado”.
	O “impedimento” de ingresso do estrangeiro no Brasil é regulado em específico nos art. 26 e 27 da lei 6.815/80 e artigos 51 a 55 do Decreto 86.75/81, que regulamenta a lei 6.815/80. A repatriação é tratada pela doutrina e pelo governo brasileiro como espécie de retirada compulsória de estrangeiros do Brasil. decorrente da decisão de impedimento da entrada do estrangeiro no Brasil. A repatriação ocorre no exato momento da tentativa de entrada e regularização do estrangeiro no Brasil. Apresentando-se ao agente de imigração, o estrangeiro pode ter seu ingresso vetado no território brasileiro, gerando uma das hipóteses legais de “impedimento” e sendo determinado seu retorno, sua retirada compulsória do Brasil, consistente na repatriação, impossibilitando a entrada ou estada do estrangeiro no Brasil. 
Visto o posicionamento legal Temos como, a ùnica das afirmações proferidas por Doli, correta 
Analise as afirmações da estudante e responda, fundamentadamente, se estão corretas ou incorretas tais assertivas. (atribuir até 2,00 pontos)
Posicionamento correto na letra C - Fundamentado, abaixo, de cada afirmação. 
QUESTÃO 02)
Paolo, alemão, veio ao Brasil a passeio com visto para permanecer por até 30 dias no território nacional. Quarenta e cinco dias depois de expirado o prazo do visto, Paolo foi detido pela autoridade imigratória e foi constatado que o mesmo estava irregular com sua documentação para permanência no Brasil.
Considerando os fatos narrados, esclareça, fundamentadamente, sobre a possibilidade de aplicação de alguma medida de retirada compulsória contra Paolo, abordando seus requisitos e efeitos. (atribuir até 2,00 pontos)
Conforme a Nova Lei de Migração, a permanecia irregular é vita como uma infração cometida pelo imigrante, irregularidade prevista no art. 109, II da lei e possui, justamente, como sanção a multa. De maneira objetiva, a multa é a penalidade administrativa prevista em lei para a infração de permanecer no território brasileiro sem estar regular, ou seja, sem um visto, sem uma autorização de residência, etc..
Esta multa é aplicada de acordo com a quantidade de dias que o imigrante ficou irregular no Brasil e pode ser cumulada com a deportação. No entanto a deportação somente será aplicada caso o imigrante não saia do país ou não regularize sua situação migratória. Para que o Estado brasileiro deporte um imigrante, é necessário que seja instaurado um processo administrativo para tal.
QUESTÃO 03)
Bayer Kayser, Alemão, casou-se naquele país com a brasileira Joriene, que estava a passeio na Alemanha. Dessa união nasceu Alice, na Suiça. Considerando o informado anteriormente, e ciente de que Alemanha e Suiça adotam o critério do ius soli, qual(is) a(s) possível(is) nacionalidade(s) de Alice? Justifique e fundamente sua resposta. (atribuir até 2,00 pontos)
Uma criança nascida na Alemanha, filha de uma cidadã brasileira e de um cidadão alemão (ou vice-e-versa), terá direito às duas nacionalidades: a alemã (por parte do pai) e a brasileira (por parte da mãe). Nesse caso, a nacionalidade alemã é automática, por descendência direta de cidadão alemão e nascimento em territótio alemão. Já a nacionalidade brasileira será reconhecida com o registro de nascimento da criança junto ao Consulado.
A Constituição Federal prevê a possibilidade de o brasileiro ter dupla ou múltiplas nacionalidades/cidadanias em duas hipóteses:quando há o reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira. Neste caso, a nacionalidade decorre da lei estrangeira, que reconhece como nacionais os nascidos em seu território ou filhos/descendentes de seus nacionais; e quando há imposição de nacionalidade pela norma estrangeira, por meio de processo de naturalização, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.
 O ordenamento jurídico nacional admite que os brasileiros tenham dupla ou múltiplas nacionalidades APENAS se a outra nacionalidades decorrerdo nascimento em território estrangeiro (nacionalidade originária), de ascendência estrangeira (nacionalidade originária) ou de naturalização por imposição da norma estrangeira.
Assim, nos termos do artigo 12, § 4º, inciso II da Constituição Federal de 1988, combinado com os artigos 249 e 250 do Decreto nº 9.199/2017, o brasileiro que voluntariamente adotar outra nacionalidade, ou seja, em desacordo com as exceções previstas no texto constitucional, poderá ser objeto de procedimento administrativo de perda da nacionalidade brasileira
Na Suíça Apenas uma criança estrangeira oriunda de um casamento entre um cidadão Suíço e um estrangeiro pode se tornar suíço. 
Visto que a Suíça somente admite a naturalização daquele daquele que possui pai ou mãe por cidadão Suiços, assim da-se a cidadânia de Alice por Dupla, ela será Alemâ pois nasceu em continente Europeu , continente de origem Paterna e terá a nacionalidade Brasileira como segunda nacionalidade por conta de sua mãe pelo fato de não estar em seu continente. 
QUESTÃO 04)
A ONU é uma organização Internacional Intergovernamental de elevada importância global. Dentre os vários órgãos que compõem a Organização das Nações Unidas, o Conselho de Segurança é o principal responsável pelo restabelecimento e manutenção da paz e da segurança internacionais.
Explique a composição do Conselho de Segurança da ONU e os poderes de seus membros. Justifique e fundamente sua resposta. (atribuir até 1,0 ponto)
O Conselho é composto por 15 membros, sendo 5 membros permanentes com poder de veto. Os demais( dez membros) são eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de dois anos.
Membros permanentes : Estados Unidos, França, Reino Unido, Russia, e China
Poderes :
O Art. 27 da Carta das Nações Unidas permite que os membros permanentes possam usar o seu direito de veto podendo assim bloquear as decisões do Conselho de Segurança, mesmo que nas votações o número mínimo de 9 votos favoráveis em 15 possíveis seja atingido
Os cinco membros permanentes têm o chamado poder de veto, em que qualquer um deles pode barrar uma decisão, mesmo que todos os outros países sejam favoráveis.
A ONU divide-se internamente em conselhos, que são considerados “orgãos dentro de sua organização 
Assembleia Geral: Constitui a principal assembleia deliberativa da organização, composta por todos os Estados-membros, dirigida por um presidente eleito entre os países.
Conselho de Segurança: Órgão responsável por garantira paz e a segurança entre os Estados-membros. Composto por 15 Estados-membros. Cinco deles são permanentes (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China) e dez membros temporários eleitos pela Assembleia Geral a cada dois anos. É o único órgão da ONU com poder decisório, sendo, portanto, um dever, o respeito às decisões tomadas por ele.
Vale ressaltar que o conselho dos mais atuantes desde o término da segunda Guerra Mundial. Pelo seu papel de garantir a paz, este está sempre em total atividade.
Conselho Econômico e Social: Órgão responsável por auxiliar a Assembleia Geral no que tange à cooperação socioeconômica e o desenvolvimento internacional. Composto por 54 membros eleitos pela Assembleia Geral a cada três anos.
Conselho de tutela: Composto por 5 membros permanentes que compõem o Conselho de Segurança. Suas atividades foram suspensas e reúnem-se apenas quando há situações que exijam a sua atuação.
Corte Internacional de Justiça: Também conhecida como Tribunal Internacional de Justiça, é considerada como o principal órgão judicial da organização, cujo objetivo é julgar os que cometem crimes graves do direito internacional, como guerras e genocídio. Composto por 15 membros eleitos pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Segurança, cumprindo mandato de nove anos.
Secretariado: Órgão responsável por fornecer estudos e informações necessárias para que a organização consiga realizar suas reuniões, bem como dirigir os demais órgãos. O secretário-geral é o principal cargo da organização.
QUESTÃO 05)
Armênia e Argelina estudando Direito Internacional para a prova se depararam com a anotação no caderno de uma delas segundo a qual “tratados, fonte do Direito Internacional, são acordos internacionais firmados entre Estados, de forma expressa ou não, regidos pelo Direito Internacional, e possuem como princípios, entre outros, o princípio da boa-fé e o pacta sunt servanda”. Analise a afirmação e esclareça, de forma fundamentada e justificada, se está correta ou incorreta. (atribuir até 1,0 pontos)
Tratado (ou convenção) é a fonte cujo maior uso se tem feito no campo internacional sejam estas gerais ou especiais, desde que produzam regras expressamente estabelecidas pelos estados litigantes. Deve ser registrado na ONU para que tenha validade internacionalmente para isso deve ser levada a boa fé entre os acordates( tratantes ) "Constatando que os princípios do livre consentimento e da boa fé e a regra pacta sunt servanda são universalmente reconhecidos preâmbulo da Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados 
Art. 26 da Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados Todo tratado em vigor obriga as partes e deve ser cumprido por elas de boa fé
Logo estão corretas Armênia e Argelina .

Continue navegando