Buscar

A importância do brincar na Psicoterapia Infantil

Prévia do material em texto

A importância do brincar na Psicoterapia Infantil
A psicoterapia infantil é o processo que identifica os problemas que estão interferindo no desenvolvimento saudável da criança. Tendo como um dos principais objetivos o reconhecimento das emoções e as habilidades necessárias para nomear e lhe dá com elas de um modo mais funcional.
A criança geralmente não vem com um repertorio verbal bem desenvolvido a ponto de evoluir uma conversa como na terapia com um adulto. Pois o brincar é a linguagem natural da criança, e é por onde acessamos o mundo deles, no fundo os brinquedos são como as palavras e o brincar como a linguagem que a criança usa para se comunicar. Por isso a importância da brincadeira na psicoterapia infantil, sendo ela um modo de fazer com que a criança expresse seus sentimentos, pensamentos e emoções. 
Ao invés de verbalizar, os pequenos expressam melhor o que sentem através do lúdico, que são as brincadeiras de forma geral, desenhos, histórias e jogos. Por isso que na terapia infantil a brincadeira é muito importante e bastante utilizada.
Trata-se de um recurso que muitas vezes causam nos pais uma certa dúvida com relação ao resultado que a terapia vai proporcionar, por verem o filho “apenas brincando”, até mesmo se perguntando se eles não poderiam fazer isso em casa, com amiguinhos, ou até mesmo na escola. E sim, a criança não só pode como deve brincar em outros ambientes, com a diferença que na terapia toda brincadeira tem uma finalidade, e que através delas é que as intervenções são realizadas de acordo com o que foi observado.
Quando se constrói um ambiente de aceitação, cuidado e segurança, as crianças são capazes de expressar livremente seus sentimentos, emoções e pensamentos. E é isso que o brincar proporciona na terapia, o engajamento da criança para compartilhar suas experiências de um modo divertido, favorecendo também o aprendizado delas.

Continue navegando