Buscar

Estudo de Caso Microbiologia Básica e Imunologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Estudo de Caso
O tétano neonatal é adquirido quando ocorre contaminação do cordão umbilical com esporos do Clostridium tetani, que em condições favoráveis tornam-se capazes de aumentar em número e produzir uma toxina tetânica capaz de se ligar a interneurônios inibitórios, impedindo a liberação de glicina, ocasionado uma liberação excessiva de acetilcolina, induzindo contraturas musculares intensas, podendo progredir e afetar os músculos respiratórios. 
Em relação aos esporos bacterianos, justifique a sua maior resistência em relação às formas vegetativas
Algumas espécies de bactérias, quando submetidas a condições ambientais desfavoráveis, como escassez de nutrientes ou de água, são capazes de formar estruturas denominadas esporos, ou endósporos (do grego, endos, dentro), por um processo denominado esporulação, ou esporogênese. A esporulação é um tipo especializado de divisão celular que permite que uma bactéria sobreviva a condições extremas, em que a divisão celular simétrica do crescimento vegetativo é substituída por uma divisão assimétrica resultando em uma célula-mãe e um pré-esporo.
A via de desenvolvimento que leva uma célula bacteriana em crescimento vegetativo a um esporo é desencadeada pelo esgotamento da fonte de carbono, nitrogênio ou fosfato do ambiente em que essa bactéria está vivendo. As bactérias formadoras de esporos são encontradas principalmente no solo. Em condições ambientais adversas o metabolismo dessas células é reduzido para baixíssimos níveis e no interior da bactéria desenvolve o esporângio. O processo de esporulação termina com a desintegração do esporângio e liberação de esporos para o meio. Na forma de esporos, as células são metabolicamente inativas, possuindo maior resistência aos efeitos letais (calor, frio, barreiras gástricas) podendo ser estocadas sem refrigeração por longos períodos, sendo também resistentes a agentes antimicrobianos, desinfetantes, radiação e pressão hidrostática.
Devido ao fato de algumas bactérias Gran positivas formarem endósporos, que são estruturas de resistência quando estas se encontram em condições adversas. É formado um endósporo por célula e quando ocorre lise da célula vegetativa, este é liberado. Após ser liberado da célula, passa a ser denominado de esporo, muito resistente ao calor (a fervura), à substâncias químicas e à radiação. Sobrevive no ambiente durante centenas de anos. Entre as bactérias mais conhecidas, os gêneros Bacillus e Clostridium são formadores de endósporos. Nas condições adequadas, o esporo germina e dá origem à célula vegetativa, voltando ao seu metabolismo normal. Por isso no caso do Tétano neonatal é importantíssimo a vacinação e os cuidados das mamães gestantes.
Referências:
Ministério da Saúde acessado em 11 de julho de 2021 às 11:20 (https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/tetano-neonatal).
Info escola acessado em 11 de julho de 2021 às 11:20 (https://www.infoescola.com/reino-monera/esporulacao-bacteriana).
O Presente Rural acessado em 11 de julho de 2021 às 11:20 (https://opresenterural.com.br/esporo-bacteriano-o-mais-resistente-dos-probioticos/).
Portal virtual acessado em 11 de julho de 2021 às 11:20 (http://portal.virtual.ufpb.br/biologia/novo_site/Biblioteca/Livro_4/6-Biologia_de_Microrganismos.pdf).