Buscar

1º ROTEIRO DE ESTUDO HISTÓRIA 41 01, 41 02 17 06 A 30 06 21

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCACAO
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO TOCANTINS
COLEGIO MILITAR DO ESTADO DO TOCANTINS
PRESIDENTE COSTA E SILVA
ROTEIRO DE ESTUDO/2021
	COMPONENTE CURRICULAR/ DISCIPLINA: HISTÓRIA
	PROFESSOR (A): ORIANA DANTAS E RUTILENE TURMA: ( ) 41.01 ( ) 41.02
	ESTUDANTE:TEMPO INTEGRAL
	CRONOGRAMA: 17/06/2021 a 30/06/2021 (1º roteiro do 2° BIMESTRE)
Início das Atividades: 17/06/2021 Entrega das Atividades:30/06/2021
	CARGA HORÁRIA DAS ATIVIDADES: 14h/ aulas
	HABILIDADE/OBJETIVO: 
(EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas..
	OBJETO DE CONHECIMENTO/ CONTEÚDO: 
A circulação de pessoas e as transformações no meio natural.
Nomadismo X sedentarismo; Formas de produção: como, quem e para quem se produz. 
	Olá alunos!
· Vamos continuar nosso roteiro, é muito importante que vocês mantenham seus hábitos diários de estudo realizando as atividades propostas nesse roteiro.
· Estamos iniciando mais um bimestre cheio de conteúdos e assuntos novos.
· Estou à disposição para esclarecer as dúvidas que forem surgindo, dentro do horário determinado para atendimento.
· As atividades contam com prazo para serem feitas, links das atividades estão no corpo do roteiro e serão disponibilizadas também no grupo do WhatsApp, assim como link para as aulas do Google Meet (ao vivo).
Prof.ª ORIANA DANTAS E Profª RUTILENE
	
	Aula: 1, 2 ,3 e 4
Tema: Rotas comerciais ao longo do tempo”.
1º MOMENTO:Nesse momento iremos fazer a leitura do texto Rotas comerciais ao longo do tempo”. 
Rotas comerciais ao longo do tempo
Na região do mar Mediterrâneo várias sociedades se desenvolveram com o crescimento comércio. As rotas comerciais foram um elemento comum aos povos que viveram nessa região ao longo dos séculos, como fenício, cartagineses, gregos, romanos, árabes e italianos (venezianos e genoveses). Esse processo de trocas comerciais e culturais permaneceu ao longo do tempo. Durante esse extenso período, muitas dessas populações desenvolveram hábitos semelhantes, que foram determinadas pela natureza e que permaneceram sem grandes mudanças. Durante séculos por exemplo, os pastores se deslocavam no verão para regiões mais frias e montanhosas, retornando no fim da estação. Com a Vida marcada pelo ritmo da natureza, as mudanças culturais eram mais lentas.
 Entretanto, nem tudo permanecia igual. Diferentes povos disputavam a liderança do comércio na região, resultando em guerras e batalhas. As disputas se davam pelo controle das rotas comerciais e levavam um povo a concorrer com outro, gerando mudanças rápidas e algumas transformações como o domínio de portos e de pontos de comércio. O comércio era uma atividade necessária à vida das populações e, ao mesmo tempo, produziu conflitos políticos e sociais e gerou, também, desigualdades entre as pessoas.
FONTE: Livro didático Buriti mais história – Editora Moderna
2º MOMENTO: Para aprofundar mais no assunto, chegou a hora de responder as atividades é só clicar no link: https://forms.gle/p6D6Q4DJFeRUy7Qp9
	
	Aulas:05,06, 07 e 08
Tema: Comércio antigo e povos indígenas
1º MOMENTO: Leia o texto a seguir observando bem as informações.
Comércio antigo e povos indígenas
Além da região do Mediterrâneo, outros povos de diversas partes do mundo também realizavam o comércio enfrentando longas distâncias. É o caso do comércio da seda produzida na China, que era transportada por um longo caminho até a Europa, passando pela região do Mediterrâneo.
 Rotas de comércio foram criadas, também, pelos povos indígenas da américa muito antes da chegada dos europeus. A criação de rotas, as trocas comerciais e o desenvolvimento sistemas de equivalência aconteceram ao mesmo tempo em diversos lugares.
2º MOMENTO:Chegou a hora de responder as atividades proposta, acesse o link: https://forms.gle/YoGmRHVwRb1AeGBz5 
	Aulas:09,10,11 e 12
	Tema: Nomadismo X sedentarismo; Formas de produção: como, quem e para quem se produz. 
1º MOMENTO:Hoje vamos conversar sobre um fato histórico muito importante! Sobre nômades e sedentários, sobre como o ser humano parou de se deslocar de um lugar a outro, passando a viver em um único lugar.
O nomadismo é uma forma de vida que esteve presente nos grupos humanos, especialmente antes da Revolução Agrícola. É uma prática humana de grupos que, ao invés de viverem fixos em um só local, espalham-se pelo território à procura de alimento. Sua caminhada gira em torno dos recursos naturais disponíveis: quando estes se esgotavam, movia-se para outros locais. Entre 1 milhão de anos e 10 mil anos a humanidade viveu de forma nômade. 
Os nômades viviam da caça de animais e da coleta de frutos da natureza. Porém, ao longo do tempo, homens e mulheres foram desenvolvendo diferentes técnicas para suas atividades. Desta forma, se inicialmente caçavam pequenos animais, com o desenvolvimento de novas técnicas e utensílios passaram a caçar animais maiores, que auxiliavam na manutenção e sobrevivência do grupo.
2º MOMENTO: Escreva em seu caderno um pequeno texto , usando suas palavras para explicar sobre o assubto estudado durante as aulas 10, 11 e 12
	Aulas:13 e 14
Tema:Nomadismo X sedentarismo; Formas de produção: como, quem e para quem se produz.
1ºMomento: Leia as informações abaixo para em seguida fazer as atividades
Como os grupos foram se tornando sedentários?
Ao passo que os grupos foram tornando-se sedentários foram também se tornando dependentes do trabalho coletivo. Seriam, portanto, os nômades mais livres que os sedentários? Embora os grupos nômades não tenham criado um sistema complexo de relações de trabalho, suas vidas eram pautadas pelas condições climáticas, pelo ritmo e necessidades do grupo, pela incidência de animais, dentre tantas outras questões. A liberdade, portanto, era também bastante limitada.Há 10 mil anos iniciou-se a atividade agrícola, que se espalhou pelo mundo. A agricultura possibilitou a vida sedentária, o aumento populacional e o cultivo de alimentos que sustentavam um grupo durante todo o ano. A necessidade de cultivo fez com que se tornasse necessário o domínio dos rios e a construção de obras públicas, o que ocasionou em uma Revolução Urbana.
2ºMomento:Realizar as atividades em seu caderno de história . Pesquisar em jornais, revistas ou sites figuras de imagens que representam o assunto estudado. (Nomadismo X sedentarismo; Formas de produção: como, quem e para quem se produz.)
AVALIAÇÃO:Neste roteiro a avaliação será pela realização das atividades propostas, participação, postura na aula síncrona pelo Google Meet .
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 
Releia o texto das aulas 05,06, 07 e 08 Comércio antigo e povos indígenas-
 Faça as atividades a seguir:
1- Complete as frases com as palavras destacadas abaixo:
Mediterrâneo Comércioseda
- O ___________________________era uma atividade comum aos diferentes povos que viveram na região do mar ________________________
- A ____________________________ era fabricada na China e transportada para a Europa passando pelo Mediterrâneo.

Continue navegando