Buscar

CONHECIMENTO CIENTIFICO E SEUS PENSADORES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONHECIMENTO CIENTIFICO E SEUS PENSADORES
Com a origem do racionalismo há cerca de 2500 anos, alguns estudiosos gregos deram um passo importante para o surgimento e o desenvolvimento da ciência. Pois a partir disso houve uma separação entre os estudos da natureza e das questões religiosas. Nesse contexto, a explicação para diversos fenômenos naturais não partia mais de termos místicos e sobrenaturais. É dado a Tales de Mileto o título de um dos fundadores desse tipo de filosofia da natureza, conhecida como ciência grega.
O conhecimento científico, no entanto, é aquele que é resultado de estudos e busca por conhecimento. Esse tipo de conhecimento surgiu da necessidade e do desejo que o ser humano tem em saber como as coisas funcionam, não aceitando-as de forma passiva e sem questionamentos. Com isso, foi possível ao ser humano entender os fenômenos naturais e intervir cada vez mais nos acontecimentos diários. Quando utilizado de forma correta, esse tipo de conhecimento traz muitos avanços para a humanidade.
Grandes pensadores da ciência
Isaac Newton (1642 — 1727)
· Nasceu em Woolsthorpe, na Inglaterra;
· Suas descobertas durante o século XVII guiaram os estudos da física pelos 200 anos seguintes;
· Por trás de fenômenos aparentemente banais, construiu a base de teorias revolucionárias;
· Em 1661, com 18 anos, ingressa na universidade de Cambridge, estudou matemática e filosofia;
· Em 1668, depois de idealizar as leis de reflexão e refração de luz, construiu o primeiro telescópio reflexivo;
· Em 1669, assume o cargo de professor de matemática na universidade de Cambridge;
· Em 1672, é convidado para a Real Sociedade Britânica;
· Em 1687, publica "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", o famoso Principia, em que descreve as leis da gravidade e dos movimentos;
· Em 1696, é nomeado guardião da Casa da Moeda;
· Em 1705, ele recebe um título de nobreza da rainha Anne e passa a se chamar Sir Isaac Newton;
· Em 1727, ele morre, no dia 20 de março e é enterrado na abadia londrina de Westminster, na Inglaterra.
Galileo Galilei (1564 — 1642)
· Criticava Aristóteles dizendo que "A tradição e a autoridade dos antigos sábios não são fontes de conhecimento científico" e que a única maneira de compreender a natureza é experimentando;
· Achava que fazer ciência é comprovar através da experiência;
· Dizia que "o livro da natureza é escrito em caracteres matemáticos";
· Foi acusado, pelas autoridades, de ser inimigo da fé. Foi julgado pelo tribunal do Santo Ofício, a Inquisição. Ele reconheceu diante dos inquisitores que estava "errado", para terminar suas pesquisas. Segundo a lenda, ele disse baixo: "Eppur si muove" ("mas ela se move"), ou seja, que a Terra não é um ponto fixo no centro do universo.
· A história de Galileu é um exemplo célebre de como a violação à liberdade de opinião das pessoas pode ser altamente prejudicial ao desenvolvimento das ciências.
René Descartes (1596 — 1650)
· Demonstrou como a matemática poderia ser utilizada para descrever as formas e as medidas dos corpos;
· Inventou a geometria analítica;
· Sua obra mais famosa chama-se "discurso sobre o método" (1636). Nela, Descartes procura nos convencer que o raciocínio matemático deveria servir de modelo para o pensamento filosófico e para todas as ciências;
· Uma das frases mais célebres da história do pensamento filosófico é: "Penso, logo existo." Ele acreditava que dessa verdade ninguém poderia duvidar.
· O raciocínio matemático é baseado, principalmente, na lógica dedutiva, em que nós partimos de uma verdade para encontrarmos outras verdades, ou seja, que uma verdade é conseqüência da outra.
Francis Bacon (1561 — 1626)
· Mostrou a importância da experimentação para a aquisição dos conhecimentos científicos;
Nicolau Copérnico (1473 — 1543)
· Mostrou que o sol fica no centro do sistema, mas, achava que a órbita da Terra era uma circunferência perfeita, o que não é exato, mas, Kepler (1571 - 1630) o corrigiu, mostrando que a distância da terra e do sol é variável, em forma de elipse.
Louis Pasteur (1822 — 1895)
· Foi o primeiro cientista a provar que seres invisíveis a olho nu, os microorganismos, são os responsáveis por diversas doenças. Suas descobertas ajudaram a salvar vidas e abriram as portas para o avanço da microbiologia e da imunologia;
Francesco Redi (1626 — 1698)
· Era um médico italiano e demonstrou que não existia a geração espontânea, uma ideia aristotélica. Ele fez uma experiência: Colocou carne em vários vidros. Deixou alguns abertos e cobriu outros com um tecido fino de algodão, que permitisse a entrada de ar. Este tecido era importante, pois para os defensores da geração espontânea, o ar era fundamental para que o fenômeno acontecesse. Se a teoria da geração espontânea fosse verdadeira, as larvas de moscas deveriam aparecer tanto nos vidros abertos quanto nos vidros cobertos com gaze, mas, após alguns dias, surgiram larvas só nos vidros abertos. Redi mostrou, então, que as larvas surgiam das moscas, e não por geração espontânea. As moscas podiam entrar nos vidros abertos e depositar seus ovos sobre a carne, mas não conseguiam entrar naqueles cobertos pelo tecido.

Outros materiais