Buscar

Sociedade de Consumo: Comportamento e Preferencias do Mercado Consumidor

Prévia do material em texto

SOCIEDADE DE CONSUMO: COMPORTAMENTO E PREFERENCIAS DO MERCADO
RESUMO
 Atualmente vivemos numa sociedade de consumo. Tudo se trata de compra e venda; produtos, serviços, mão de obra, conhecimento, saúde, educação, enfim, praticamente tudo pode ser encontrado a venda no mercado. Com a globalização, e principalmente com a internet, os consumidores estão cada vez mais comprando sem sair se suas casas. A sociedade de consumo é marcada pelo poder de consumo e pelas tendências criadas a partir das compras feitas. Pesquisas sobre comportamento, desenvolvimento de produtos até a venda propriamente dita, tudo gira em função do consumidor. OBJETIVO: Este trabalho teve como objetivo definir e expor quais são os aspectos positivos e negativos para compra de bens de consumo em Diadema, estudando o comportamento e preferencia de seus moradores. MÉTODO: A amostra foi constituída por 100 (cem) voluntários, de ambos os gêneros (52% mulheres e 48% homens). Com relação às idades, os voluntários possuem idades acima de 20 anos. A entrevista foi composta por um questionário autoaplicável contendo questões de caracterização sociodemográfica e questões fechadas, sendo que algumas possuem subitem somando um total de 15 questionamentos. Foram aplicados 100 questionários e cada um foi avaliado individualmente. Para apresentação dos resultados utilizamos frequência e porcentagem. RESULTADOS: Quando questionados se costumam adquirir bens de consumo em Diadema, 55 sujeitos responderam que sim, compram em Diadema e 45 não possuem o hábito de compras na cidade. Ao analisarem o atendimento realizado no comércio de Diadema, 39 % dos sujeitos avaliaram como sendo bom; 23% dos entrevistados acreditam que o atendimento é médio; 16% avaliaram como regular; 12% acreditam que o atendimento é excelente e 6% acham que é ruim. Não obtivemos resposta de 3% dos sujeitos. CONCLUSÃO: Averiguamos através desta pesquisa que a cidade de Diadema, assim como outras cidades do país tem seu comercio frequentado pela maioria dos seus moradores, estes avaliaram o atendimento e a segurança com bons conceitos, sendo estes fatores pontos positivos para o consumo no município, principalmente no centro da cidade, onde se concentra a maior parte do comércio.
PALAVRAS CHAVE: Diadema, comercio, consumidor, sociedade de consumo.
Introdução
 Atualmente vivemos numa sociedade de consumo. Tudo se trata de compra e venda; produtos, serviços, mão de obra, conhecimento, saúde, educação, enfim, praticamente tudo pode ser encontrado a venda no mercado. Com a globalização, e principalmente com a internet, os consumidores estão cada vez mais comprando sem sair se suas casas. 
 As lojas virtuais, de certa maneira, viraram concorrentes das lojas dos shoppings e das lojas de rua. Não para os empresários, mas para os franqueados e lojistas, que precisam garantir seus empregos. Estes precisam desenvolver maneiras de chamar a atenção do público. 
 Aceitando que o comportamento do consumidor está voltado a alcançar metas particulares que têm como fim a satisfação de suas necessidades e desejos, o comercio deve conhecer o seu cliente para poder proporcionar aos consumidores o que desejam e assim se sobressaírem à concorrência.
 De acordo com o Instituto de Pesquisas Econômicas (IPEFAE), Em determinado momento da compra o consumidor busca por satisfações múltiplas que estão presentes no seu dia-a-dia. Se um profissional de marketing identifica que benefícios os consumidores estão buscando, ele poderá projetar um produto que tenha atração e promova o máximo de satisfação. 
 Este trabalho teve como objetivo definir e expor quais são os aspectos positivos e negativos para compra de bens de consumo em Diadema, estudando o comportamento e preferencia de seus moradores.
Diadema
 A versão conhecida para a etimologia do município de Diadema é que o nome seja uma referência ao antigo distrito de Diadema, fundado em 1948, quando ainda era subordinado a São Bernardo do Campo, por meio da lei estadual n° 233, de 24 de dezembro de 1948 a cidade foi emancipada de São Bernardo do Campo no final da década de 1950. 
 Em 18 de fevereiro de 1953, Diadema tornou-se município de São Paulo, desmembrando-se de São Bernardo do Campo. Hoje o município é formado pelo distrito sede, antigo distrito de Diadema.
 Sua principal fonte de renda é o setor de prestação de serviços, tendo o comércio como importante atividade econômica. Diadema é um dos sete municípios paulistas que integram a Região do Grande ABC, região tradicionalmente industrial do estado de São Paulo.
 O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o turismo até o esporte. Diadema ainda é sede de diversos eventos anuais, além de possuir alguns pontos turísticos, como o Borboletário, o Jardim Botânico, o Museu de Arte Popular e o Observatório Astronômico.
 A urbanização vem substituindo o espaço rural visando atender as exigências da expansão urbana, devido o aumento das atividades produtivas na cidade (indústria, comércio e serviços) e pelo aumento da demanda habitacional, gerado pela concentração populacional. O limite entre o campo e a cidade está deixando de ser visível e a população do campo vem decrescendo a cada ano.
 O município pertence à Microrregião de São Paulo, que reúne oito municípios. São eles: São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Em 2010 sua população foi recenseada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em cerca de 13.557.036 habitantes em uma área total de 5 790,8 km². A área de Diadema é de 30,65 quilômetros quadrados, representando 0,0123% do território paulista. Desse total 27,3705 km² estão em perímetro urbano. Seus municípios limítrofes são: São Paulo a oeste e São Bernardo do Campo em todas as outras direções cardeais.
Sociedade de consumo
 Falar de consumo é falar da sociedade que vivemos atualmente, onde comprar é uma fonte de satisfação, de gerar prazer, ainda que efêmero. (VICENZI, 2012). 
 Vicenzi (2012) comenta que o consumo é certamente um dos fatores que definem a sociedade moderna, produtos e serviços criam uma significação a mais para o consumidor, carregando consigo valores materiais e simbólicos. O nível de consumo define e classifica as classes sociais. 
 Bauman (2007) explica que enquanto a sociedade dos nossos antecessores era uma sociedade de produtores, a pós-moderna é uma sociedade de consumo. Porém sabemos que consumo e consumismo são atos diferentes. Sendo consumo uma necessidade humana, algo permanente na nossa sociedade, enquanto o consumismo envolve experimentar nossos desejos. 
O consumo é uma condição, e um aspecto, permanente e irremovível, sem limites temporais ou históricos; um elemento inseparável da sobrevivência biológica que todos nós humanos compartilhamos. Enquanto consumismo é “Nossa capacidade de ‘querer’, ‘desejar’, ‘ansiar por’ e particularmente de experimentar”... (BAUMAN, 2007, p. 37 e 39). 
 Vivemos em tempos rápidos, com objetos de pouca vida útil, sendo facilmente descartados, pois tendem a ser de fáceis reposições. Atualmente existe uma contínua busca de satisfações, em uma sociedade saturada de ofertas e infinitas opções de escolha, o que permite a população a experimentar, contrapondo as antigas gerações que quando optavam por algo, deveriam seguir com suas escolhas por um longo período. Em uma sociedade que cultua o corpo perfeito e a juventude eterna, envelhecer ou envelhecer com é um sinônimo de parar no tempo, de ficar fora de moda, já que a população está sempre em busca de novidades. 
 A sociedade de consumo é marcada pelo poder de consumo e pelas tendências criadas a partir das compras feitas. 
Consumidor
 Segundo Vicenzi (2012) apud Sarlo (2004, p. 26), o consumidor é uma espécie de colecionador às avessas.Em vez de colecionar objetos, coleciona atos de aquisição de objetos. 
 Pesquisas sobre comportamento, desenvolvimento de produtos até a venda propriamente dita, tudo gira em função do consumidor. 
 Com a revolução que foi a internet, onde os consumidores tem acesso a um número ilimitado de informações, o comportamento dos mesmos mudou, criando um novo perfil de consumidor. São individualistas e bem informados, optam por estética ao invés de funcionalidade, verificam rótulos, consultam as redes sociais antes das compras e não são fiéis a uma marca, mas a certa quantidade de marcas e produtos.
 Observamos que o consumidor atual busca por uma infinidade de coisas como melhores preços, já que existe uma ampla concorrência, conveniência e conforto, rapidez, qualidade, promoções, diferenciais e exclusividade.
 Além do crescimento da classe média, que corresponde a 95 milhões de pessoas no Brasil, o aumento da renda impulsionou o consumo das outras classes. Segundo a consultoria Nielsen, a parte da população que começou a ganhar mais dinheiro nos últimos anos tem investido em educação e viagens, priorizando marcas líderes e bem posicionadas, que oferecem um diferencial ao cliente. (ROMAN, 2012). 
 Para Bauman o mais importante são os desejos dos consumidores, pois são através desses que as novidades se estabelecem. O consumidor está sempre a mercê de seus desejos, oscilando entre eles e a partir do momento que se adquire o produto desejado, toda a “movimentação” em torno do mesmo acaba-se. “A infelicidade dos consumidores deriva do excesso e não da falta de escolha” (BAUMAN, 2001, p. 75). 
MÉTODO
 AMOSTRA
 A amostra foi constituída por 100 (cem) voluntários, de ambos os gêneros (52% mulheres e 48% homens). Com relação às idades, os voluntários possuem idades acima de 20 anos, sendo 18% voluntários com idades compreendidas entre 20 e 24 anos, 18% com idades entre 25 e 29 anos, 23% voluntários com idades entre 39 e 39 anos, 22% entre 40 e 59 anos e 19% voluntários com 50 anos ou mais. Apenas 17% dos entrevistados possuem ensino superior completo; 18% tem ensino superior incompleto, 7% ensino fundamental I incompleto, 3% ensino fundamental I completo, 2% não completaram o ensino fundamental II e 5% concluíram o ensino fundamental II, 12% não concluíram o ensino médio e a maioria dos entrevistados 36% tem o ensino médio completo.
 Os voluntários foram informados sobre os objetivos da pesquisa, a importância e sua participação, além de estarem cientes da possibilidade de desistência se assim fizesse necessário.
LOCAL
 Os dados foram coletados pelos autores da pesquisa em diferentes pontos da cidade de Diadema, em dias alternados, onde os pesquisadores aguardaram as respostas.
INSTRUMENTO
 
 Foi realizada uma entrevista estruturada, que como relata Lakatos e Marconi (1991), é aquela em que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido, com perguntas pré-determinadas.
 A entrevista foi composta por um questionário autoaplicável contendo questões de caracterização sociodemográfica e questões fechadas, sendo que algumas possuem subitem somando um total de 15 questionamentos.
 Os sujeitos responderam ao questionário após explicação e esclarecimento das questões do mesmo.
ANÁLISE DOS DADOS
 Foram aplicados 100 questionários e cada um foi avaliado individualmente. Para apresentação dos resultados utilizamos frequência e porcentagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
 Dentre as características encontradas no grupo entrevistado, na questão referente a quantidade de itens possuídos encontramos os seguintes dados: 44% dos entrevistados possuem 2 aparelhos de televisão em casa, 28% tem 1 aparelho , 23% disseram ter 3 aparelhos , 2% tem 4 aparelhos de Televisão e 2% não possuem TV. Com relação ao item rádio obtivemos os seguintes dados: 59% possuem 1 aparelho, 23% tem 2 aparelhos, 14% dos entrevistados não possuem rádios, 4% tem 3 aparelhos e 1% tem 4. Quanto aos banheiros encontramos 59% dos participantes tem 1 banheiro em casa, 34% possuem em suas casas 2 banheiros e 16% tem 3 banheiros em suas residências. Apenas 1% dos entrevistados tem 3 automóveis, a maioria, 46% possuem 1automovel, 27% não possuem automóveis e 25% tem 2 automóveis Quando questionados se possuem empregadas mensalistas, a maioria de 78% não tem empregadas em casa e apenas 22% possuem 1 empregada mensalista. Quanto a maquina de lavar, 88% dos entrevistados possuem 1 maquina, 6% não possuem, 5% possuem 2 e apenas 1% tem 3 maquinas de lavar. No item videocassete ou DVD encontramos 72% dos participantes tem 1aparelho, 16% possuem 2, 7% possuem 3, 4% não possuem nenhum aparelho e 1% possui 4. Apenas 1% dos entrevistados não possui geladeira, 5% possui 2 e 94% possuem 1 aparelho. Com relação a posse de Freezers, encontramos: 42% não possuem tal aparelho, 53% tem 1 aparelho em casa, 3% possuem 2 e 1% possui 3 freezers. 
 Quando questionados se costumam adquirir bens de consumo em Diadema, 55 sujeitos responderam que sim, compram em Diadema e 45 não possuem o hábito de compras na cidade.
Questão 2
 Para aqueles que não consomem em Diadema, questionamos em qual cidade costumam consumir e então obtivemos os seguintes resultados: 21 sujeitos consomem em São Bernardo do Campo, 19 realizam suas compras em Santo André, 2 em São Caetano do Sul, 2 em Mauá e 1 sujeito realiza suas compras em outras localidades.
Questão 2.1 
 Pedimos para os participantes atribuírem valores de 1 a 10, sem repetir nenhum valor, sendo 1 para a menor preferência e 10 para maior preferência para alguns itens e 43% dos entrevistados preferem comprar roupas, 29% escolheram os supermercados, 115 eletroeletrônicos, 6% preferem a compra de calçados 5% escolheram as livrarias, 3% moveis, 2% dão preferencia aos presentes e 2% aos perfumes. 
 Perguntamos qual era a forma de pagamento mais utilizada para fazerem suas compras e 40% prefere o cartão de credito, 24% dá preferencia ao dinheiro, 22% ao cartão de debito e 14%prefere o crediário.
 Quanto ao tipo de loja que o entrevistado prefere, pedimos que atribuíssem valores entre 1 e 7 sendo 1 para a menor preferência e 7 para maior preferência e 55% preferem comprar nas lojas de Centro, 20% dão preferencia para as lojas de shoppings, 7 % realizam suas compras em lojas on line, 4% buscam por lojas especializadas, 1% preferem as lojas de galerias e 11% dão preferencia para outros tipos de lojas. 
 Quando questionados sobre qual dia da semana preferem realizar suas compras, obtivemos os seguintes resultados: 72% dos sujeitos preferem fazer suas compras no sábado, 10% dos entrevistados escolheram a sexta feira, 7% realizam suas compras aos domingos, 4% às terças- feiras, 3% às quartas, 2% dos sujeitos fazem compras às segundas-feiras e 2% às quintas-feiras. 
Questão 4.1
 Se tratando do período do dia em que realizam as compras encontramos: 45% dos participantes dão preferencia para as tardes, 39% gostam de fazer compras pela manhã e 16% deram preferencia para o período da noite.
Questão 4.2.
 Questionamos a localidade de preferencia para fazer compras em Diadema, e obtivemos os seguintes resultados: 79% sujeitos preferem comprar no centro da cidade, 2% em bairros e 4% em vilas. Nesta questão, 18% entrevistados não responderam.
Questão 5
 Indagamos aos participantes da pesquisa quais as características que eles levam em consideração no momento da compra e pedimos que atribuíssem valores para mensurar, entre 1 e 7 sendo 1 para a menor preferência e 7 para maior preferência e 60% dos entrevistados consideram o preço no momento da compra. 10% avalia o atendimento, 10% analisa custo-benefício, 11% prefere a qualidade, 8% analisa a marca do produto, 3 % verificam a localização da loja e 1% avalia as características do produto.Ao analisarem o atendimento realizado no comércio de Diadema, 39 % dos sujeitos avaliaram como sendo bom; 23% dos entrevistados acreditam que o atendimento é médio; 16% avaliaram como regular; 12% acreditam que o atendimento é excelente e 6% acham que é ruim. Não obtivemos resposta de 3% dos sujeitos.
Questão 6.1. 
 A última questão pedia a avaliação dos sujeitos quanto à segurança no comercio de Diadema. 10% avaliaram como ruim; 11% acreditam que a segurança é excelente, 19% classificaram como sendo regular, mas a maioria classificou como média e boa, com resultados de 29% e 31% respectivamente.
Questão 7 
CONCLUSÃO
 Averiguamos através desta pesquisa que a cidade de Diadema, assim como outras cidades do país tem seu comercio frequentado pela maioria dos seus moradores, estes avaliaram o atendimento e a segurança com bons conceitos, sendo estes fatores pontos positivos para o consumo no município, principalmente no centro da cidade, onde se concentra a maior parte do comércio. 
 Apesar de termos conhecimento das dificuldades com a violência, a ampla concorrência, os problemas econômicos que ocorrem em nosso País na atualidade; a cidade de Diadema se mantém como um centro de compras bem reconhecido por sua população.
 Para aumentar as vendas no comercio de Diadema podemos sugerir formas de chamar a atenção do consumidor para um ambiente que pode ser melhor explorado. Considerando assim uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento econômico local. Diversidade de produtos, diferentes opções e marcas, tipos de comercio, promoções, visto que na pesquisa realizada a grande maioria (60%) dos entrevistados dão importância ao preço.
 Entendemos então que o comercio de Diadema tem os mesmos pontos negativos de qualquer outro município, mas o lado positivo é que a cidade pode ter um futuro promissor se estiver disposta a crescer e se desenvolver, através de propagandas, divulgação de seus pontos positivos, fazendo com que a parte de seus moradores que não consomem na cidade, passe a usufrui-la.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2001, 258 pág. 
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2007, 199 pág. 
ROMAN, Clara. O novo consumidor brasileiro. Carta Capital. 2012. Disponível em: < http://www.cartacapital.com.br/economia/o-novo-consumidor-brasileiro/ >. 
LAKATOS, E. M, MARCONI, M,A. Fundamentos de Metodologia Cientifica, 3° edição, São Paulo: Atlas, 1991.
VICENZI, Thais Leite. A sociedade de consumo atual – um estudo sobre o mercado de luxo e a comunicação. Trabalho de conclusão de Curso do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ , 2012.
 
Anexo –A
QUESTIONÁRIO - ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS PARA COMPRA DE BENS DE CONSUMO EM DIADEMA.
Somos estudantes do curso de Gestão Tecnológica em Marketing da Faculdade de Gestão e Serviços FAGES da Universidade Metodista de São Paulo.
Esta pesquisa tem o propósito de conhecer os HÁBITOS DE CONSUMO DA POPULAÇÃO DE DIADEMA. Agradecemos sua atenção e colaboração em participar deste projeto. Abril/13 
PESQUISA SÓCIO ECONÔMICA
Por favor, assinale com um X, a direita da tabela, no número que corresponda á quantidade de itens que você possua – de 0 a 4. Mesmo que possua acima de 4, por favor assinale com X no espaço referente ao número 4 .
	 Posse de Itens 
	Quantidade
	0
	1
	2
	3
	4
	0 1 2 3 4 ou +
	
	
	
	
	
	
	Televisão em cores 
	
	
	
	
	
	
	Rádio 
	
	
	
	
	
	
	Banheiro 
	
	
	
	
	
	
	Automóvel 
	
	
	
	
	
	
	Empregada mensalista 
	
	
	
	
	
	
	Máquina de lavar 
	
	
	
	
	
	
	Videocassete e/ou DVD 
	
	
	
	
	
	
	Geladeira 
	
	
	
	
	
	
	Freezer 
	
	
	
	
	
	
	 Nível de Instrução do chefe de família
	
	
	
	Fundamental I Incompleto
	
	Fundamental I completo
	
	Fundamental II Incompleto
	
	Fundamental II Completo
	
	Ensino Médio Incompleto
	
	Ensino Médio Completo
	
	Superior Incompleto
	
	Superior Completo 
	
1 - Dados Sociodemográficos
Sexo: 
	( ) Masculino ( ) Feminino					
1.1 - Faixa Etária 
( ) 20 a 24 anos ( ) 25 a 29 anos
( ) 30 a 39 anos ( ) 40 a 49 anos 
( ) 50 ou mais 
2 - Você costuma adquirir bens de consumo em Diadema? 
( ) Sim ( ) Não 
2.1 – Se você não consome em Diadema qual cidade você costuma consumir?
	( ) São Bernardo do Campo 
	( ) Santo André 
	( ) São Caetano do Sul 
	( ) Mauá 
	( ) Ribeirão Pires 
	( ) Outras quais: _____________________________________________
3 - Atribua valores de 1 a 10, sem repetir nenhum valor, sendo 1 para a menor preferência e 10 para maior preferência:
	( ) Roupas 
	( ) Calçados 
	( ) Cama , Mesa e Banho
	( ) Móveis
	( ) Livraria e Papelaria 
	( ) Presentes
	( ) Perfumaria 
	( ) Farmácia e Drogaria 
	( ) Supermercados 
	( ) Eletroeletrônicos 
3.1 – Assinale qual a forma preferencialmente utilizada para pagamentos das suas compras?
	( ) Dinheiro 	( ) Crediário 
	( ) Cartão de Crédito 	( ) Cartão de Débito 
4 - De acordo com as opções abaixo atribua valores entre 1 e 7 sendo 1 para a menor preferência e 7 para maior preferência:
( ) Lojas no Centro
( ) Lojas no Shopping 
( ) Lojas em Galerias 
( ) Lojas on-line
( ) Lojas especializadas 
( ) Por meio de representantes 
( ) outros: _______________________________________________
4.1 – Em qual dia da semana você prefere realizar suas compras?
( ) Segunda -feira 	( ) Terça-feira 	( ) Quarta-feira 	( ) Quinta-feira 
( ) Sexta-feira 	( ) Sábado 	( ) Domingo 
4.2 – Qual horário da sua preferência para efetuar suas compras?
( ) Manhã ( ) Tarde ( ) Noite 
5 - Quando sua opção é comprar em Diadema aonde você concentra suas compras? 
( ) Centro
( ) Bairro : ___________________________
( ) Vila : __________________________
6 – Quando você realiza uma compra quais características você leva em consideração. De acordo com as opções abaixo atribua valores entre 1 e 7 sendo 1 para a menor preferência e 7 para maior preferência:
( ) Preço 
( ) Marca 
( ) Características
( ) Qualidade 
( ) Custo-benefício
( ) Localização 
( ) Atendimento 
6.1 - Caso você compre em Diadema como avalia o atendimento do comércio?
( ) Excelente 
( ) Bom 
( ) Médio 
( ) Regular
( ) Ruim 
7 - Como você avalia a segurança do comércio em Diadema?
( ) Excelente 
( ) Bom 
( ) Médio 
( ) Regular
( ) Ruim 
Obrigado pela sua participação!!!
centro 	Bairro	Vila	79	2	4	Excelente	Bom	Médio	Regular	Ruim	12	39	23	16	6	Excelente	Bom	Médio	Regular	Ruim	11	31	29	19	10	sim 	não	55	45	
SBC	S A	SCS	Mauá	outros	21	19	2	2	1	2° feira	3° feira	4° feira	5° feira	6° feira	Sabado	Domingo	2	4	3	2	10	72	7	manhã	tarde	noite	39	45	16

Continue navegando