Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

PROJETO INTERDISCIPLINAR
	Identificação: Conhecendo o sistema solar 
	Disciplinas: Ciências e Física
	Turma: 1° ano do EM e 9° ano do EF 
	Professores: Francis José Oliveira e Vitor Raimundo da Silva
	Tema: O Sistema Solar em Escala Reduzida
	Objetos de conhecimentos: Mostrar as dimensões do Sistema Solar, representando em escala reduzida as distâncias médias dos Planetas em relação ao Sol por meio de cálculos com potências de base 10 usando uma escala, e compreendendo a ideia de proporcionalidade diretamente proporcional com relações de interdependência, aplicando o conhecimento na representação de notação científica, e trabalhando com escalas de redução, utilizando a linguagem matemática para expressar a regularidade dos padrões de sequências numéricas.
	Habilidades essenciais da BNCC: Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como a distância entre planetas, e sistemas solares, tamanho de um vírus, ou de uma célula, capacidade de armazenamento de computadores entre outros.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
	Justificativa: Fazer o uso da metodologia ativa, pois ela tem como seu principal objetivo tornar os estudantes agentes de seu aprendizado.
Com ela, o estímulo à crítica e a reflexão são incentivados pelo professor que conduz a prática, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio aluno.
	Metodologia e desenvolvimento das atividades:
Primeira aula:
Levar para a sala de aula um planetário do Sistema Solar, para iniciar o assunto.
No livro da coleção Explorando o Ensino - volume Astronomia, o professor encontrará textos e ilustrações referentes ao tema. Também pode acessar
http://educacaoespacial.files.wordpress.com/2010/10/colecaoexplorandooensino_vol11.pdf e obter o
volume em PDF.
https://www.youtube.com/watch?v=DJzF8Rwullo
https://www.youtube.com/watch?v=SJsdfqdTEjQ
https://www.youtube.com/watch?v=ASfiF-XrQ6c
Segunda aula:
Organizar os alunos em grupos (a critério do professor), para socializar a discussão e pesquisa sobre o tema, a partir de questões norteadoras, tais como:
Para que serve a notação científica?
O que é o Sistema Solar?
O que é um planeta?
O que é o Sol?
Qual a distância entre os planetas do sistema solar?
Qual a distância em quilômetros da estrela mais próxima do nosso sistema solar?
A qual distância o sistema solar está do centro da Via Láctea?
É possível representar essas enormes distâncias por meio da notação científica?
Em seguida levar os alunos para assistir ao filme 'Sistema Solar' (disponível em http://www.youtube.com/watch? v=gFvft5TZosA&feature=player_embedded).
Terceira aula:
1-Propor a os alunos que façam uma pesquisa sobre o dímetro à massa planetária e a distância média entre o sol e cada planeta do sistema solar, depois os alunos devem elaborar uma tabela como a proposta abaixo:
Todos os números da tabela devem ser representados em forma de notação científica.
Fonte: https://universogenial.wordpress.com/o-sistema-solar/
2-Propor como desafio para os alunos pensarem em uma forma de fazer uma escala reduzida do sistema solar em que possam ser representadas as distâncias com proporcionalidade.
Criar uma escala de redução, por exemplo: 1:10.000.000 km, onde teremos:
Mércúrio a 5,8 cm do Sol; Vênus a 10,8 cm; Terra a 15 cm; Marte a 22,8 cm Júpiter a 77,8 cm; Saturno a 143 cm; Urano a 287 cm; Netuno a 450 cm;
	Culminância: (produto final)
Fazemos uma marca no chão utilizando giz, para representar a posição do Sol e identificamos com o nome do astro.
Providenciamos um barbante de 4,5m de comprimento, marcamos com caneta ou lápis hidrocor as distâncias, em centímetros, ao longo do barbante esticado, de acordo com a escala adotada; Identificamos cada ponto marcado com o respectivo nome do planeta, escrito numa tira de papel.
Pede-se que observe as distâncias que separam os planetas do Sol e do planeta terra.
A partir das observações dos alunos, anotar os relatos e expor as conclusões em um painel informativo no final da atividade.
	Cronograma: A ser decidido!
	Recursos: Portal do Professor (MEC) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscaGeral.html? Busca=sistema+solar&x=29&y=11 Encontre diversas sugestões de aulas para enriquecer sua prática pedagógica, nas diferentes áreas do conhecimento.
Ponto Ciência http://pontociencia.org.br Encontre diversos experimentos dedicados ao ensino de ciências.
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) www.oba.org.br Site focado no ensino e divulgação das ciências espaciais.
Educação Espacial http://educacaoespacial.wordpress.com/ Um site de outro mundo para tornar suas aulas mais ricas e dinâmicas.
	Avaliação: Esta etapa será executada através da capacidade de percepção e abstração dos alunos em relação à distribuição dos planetas ao redor do nosso Sol.
Serão destacadas as distâncias relativas, numa escala de redução proporcional à realidade.
Porém, aqui com o diferencial de ter a oportunidade de visualizar, integralmente, o conjunto planetário de forma palpável e ao alcance do desenvolvimento intelectual dos alunos.

Mais conteúdos dessa disciplina