Buscar

avaliação ITécnicas de conservação, preservação e gestão de documentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Dilma Aparecida Araújo Alves (2641581)
	Disciplina:
	Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos (BIB104)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:676637) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	28282836
Parte superior do formulário
	1.
	A respeito da raridade de um livro, há alguns critérios que precisam ser considerados. Um deles é chamado limite histórico, ou seja, observar, por exemplo, os períodos que caracterizam a produção artesanal de impressos, bem como a fase inicial da imprensa em determinado lugar. Sobre os critérios das obras raras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  F ) O valor cultural de um livro é definido por aspectos como a presença de ilustrações produzidas artesanalmente e os materiais utilizados para a confecção do suporte na impressão. 
 (  V  ) Um critério para definição de obra rara é observar as características particulares do exemplar que se tem em mãos, como a presença de autógrafo ou dedicatória de personalidade importante.
(  V  ) Preciosidade e raridade são características de obras raras definidas por dicionários e enciclopédias bibliográficas especializadas nesse tipo de publicação.
(    ) Não ter sido restaurado e nem ter sofrido nenhum tipo de dano do tempo nas páginas da publicação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - F - V.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - V - F - F.
	 
	 
	2.
	Pode-se afirmar que a conservação é entendida como um "conjunto de melhorias do meio ambiente e dos meios de armazenagem e proteção que visam a retardar a degradação dos materiais do acervo" (ANTUNES, 2015, p. 110). Nessa definição, há dois tipos de ação conservadora. Sobre as possibilidades de ação conservadora em bibliotecas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANTUNES, C. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - BBM - USP. In: VIEIRA, B. V. G.; ALVES, A. P. M. (Orgs.). Acervos especiais: memórias e diálogos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.
	
	a) Higienizadora e Preventiva.
	
	b) Restaurativa e Interativa.
	
	c) Preventiva e Restauradora.
	
	d) Recuperadora e Manuseio.
	3.
	O uso de critérios de raridade visa estabelecer a diferença entre obras valiosas e as demais. A definição para obra rara não é consensual. Rodrigues (2006) traz em sua obra aspectos para a verificação de livros raros. Sobre o que deve ser levado em consideração na atribuição de raridade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( v) Os períodos que caracterizam a produção artesanal de impressos, bem como a fase inicial da imprensa em determinado lugar, são indícios do limite histórico, da raridade de uma obra.
( v   ) Ilustrações produzidas artesanalmente, tipos de materiais para a confecção do suporte na impressão, tipo de papel e emprego de pedras ou materiais preciosos na encadernação levam a identificar uma obra rara.
(  v  ) Publicações em pequenas tiragens, censuradas, expurgadas, primeiras edições são características do valor cultural de uma obra rara.
(    ) A documentação detalhada da obra contendo o registro fotográfico e o fichamento com descrição minuciosa da restauração são indícios de uma obra rara.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, M. C. Como definir e identificar obras raras? Critérios adotados pela Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul. Ciência da Informação, v. 35, n. 1, p. 115-121, jan./abr. 2006.
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) F - V - F - F.
	
	d) F - F - V - V.
	4.
	A digitalização do acervo exerce relevância na preservação dos documentos originais, uma vez que admite acesso aos documentos sem precisar tocá-lo ou manuseá-lo. Para tanto, a biblioteca deve disponibilizar equipamentos tecnológicos de ponta, como escâneres planetários, que não causam danos ao acervo, backs digitais, escâner para material de grande porte e escâneres para microfilme. Sobre o processo de digitalização, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Dentre os critérios para digitalização de uma obra está a raridade, o ineditismo, a cronologia, o estado de deterioração ou fragilidade.
PORQUE
II- A digitalização é um procedimento caro que exige equipamentos de alta complexidade que adota padrões e normas que garantirão a preservação por longo prazo, além da qualidade do acesso através das imagens produzidas para transmissão na Internet.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A primeira proposição é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	b) As duas proposições são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	c) A primeira proposição é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	d) As duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	5.
	O diagnóstico das condições ambientais, locais, funcionais e técnicas das instituições museológicas é a primeira medida para a realização de um plano de segurança institucional. Segurança, portanto, é controle, prevenção e proteção do acervo e da equipe. No caso dos incêndios, a segurança do acervo e a edificação do museu têm medidas protetivas. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O uso de equipamento do tipo spinklers é uma medida de controle e combate ao fogo.
II- Uma equipe interna de emergência para combate aos sinistros no museu deve ser aprovada pela legislação.
III- Incêndios são acidentes que podem ser evitados se integrarem o plano de segurança no museu.
IV- O museu tem obrigação de produzir o PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios) aprovado pelo Corpo de Bombeiros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas II e IV estão corretas.
	6.
	A ação que os agentes biológicos ocasionam aos acervos é bastante fácil de reconhecer. Esses agentes dependem exclusivamente das condições do meio ambiente para se proliferarem. É possível ainda associar esses agentes à natureza química dos materiais que constituem os documentos. Sobre os agentes biológicos, analise as sentenças a seguir:
I- Fungos são os agentes que se alimentam de papéis, cola, couro, pigmentos e outros elementos presentes nos materiais do acervo.
II- Os poluentes como os gases e as partículas sólidas são provenientes do ambiente externo à biblioteca e provocam reações químicas sérias aos acervos.
III- Os roedores são agentes deteriorantes do acervo que se aproximam devido à presença de resíduos de alimentos, hábito que deve ser desencorajado junto aos funcionários e usuários.
IV- Os insetos são potencialmente os piores inconvenientes dos acervos documentais e, em regra, são realizados por baratas, brocas, traças e cupins que podem estar em papel ou revestimentos do material.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	Conhecer as características do tipo de papel é uma maneira de auxiliar na identificação de problemas, assim como na escolha dos procedimentos e materiais adequados para seu tratamento. O papel se deteriora muito facilmente, mesmo já tendo sido higienizado e reparado. Considerando a restauração de livros, sobre as causas mais comuns de deterioração do papel, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GIORDANO, P. A. de. A restauração de livros raros: procedimentos e critérios a serem seguidos. In: GIORDANO, P. A. de; CASSARES, N. C.; MOTTA, G. C. (Orgs.) Diálogos: conservação de acervos de bibliotecas. São Paulo: USP, 2008.
	
	a) Ataque de bactérias, obra desmontada e manchas nas embalagens.
	
	b) Tintas manchadas, ataque de vírus e bactérias, material inadequado na confecção do papel.
	
	c) Baixo nível de lignina na celulose, acidificação do papel e tratamento aquoso nas folhas.
	
	d) Ataque de fungos e insetos,acidificação do papel e matéria-prima inadequada para composição.
	8.
	A conservação preventiva prevê uma série de métodos de barreiras buscando evitar o avanço do agente agressor ao artefato. Nesse sentido, o uso de embalagens, suportes e materiais de acondicionamento são medidas de proteção. A respeito do uso das embalagens, analise as sentenças a seguir:
I- Resistência aos agentes biológicos e ausência de favorecimento à absorção de umidade e poeira são alguns dos requisitos para escolha do material de confecção das embalagens.
II- Deve ser observada a materialidade do tipo de acervo para a confecção e o uso de embalagens.
III- A peça em tecido pode ser acondicionada em caixas, preferencialmente do tipo polionda.
IV- Fitas e etiquetas adesivas não são indicadas para fixação no objeto, assim como colar clips e outros metais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) Somente a sentença III está correta.
	
	c) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	
	d) Somente a sentença IV está correta.
	9.
	Os suportes materiais das bibliotecas, em papel e outros materiais de origem orgânica e inorgânica, são vulneráveis a diversos processos de deterioração. São vários os tipos de agentes que contribuem para a degradação dos suportes. Sobre os aspectos que provocam degradação por fatores ambientais, analise as sentenças a seguir:
I- Fator climático que contribui com a deterioração pelo vapor da água entrar em contato com o acervo, ocasionando os fenômenos de condensação e evaporação.
II- A exposição a esse tipo de agente provoca no acervo dano cumulativo e irreversível, pois a intensidade da radiação fragiliza os materiais dos documentos e livros.
III- Agentes biológicos são perigosos porque ao se alimentarem dos acervos geram danos irreparáveis.
IV- Esse agente pode ser controlado pelo uso de ar-condicionado ou ventiladores, além do recurso simultâneo da ventilação natural para controlar a umidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	Nas bibliotecas, as técnicas de conservação passam por diversas etapas de procedimentos. As atuais medidas de conservação têm sido voltadas às causas da deterioração, e a busca por melhores condições da vida útil dos acervos é o padrão de conduta dos conservadores. Sobre as etapas de conservação de acervos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  v  ) O diagnóstico é a primeira etapa do processo de conservação e serve para decidir as prioridades no processo de conservação ou restauração na instituição.
(f ) A retirada de excrementos de insetos aderidos às obras e aos documentos, com utilização de bisturi e lupa, é parte da etapa de reparos em último lugar dos procedimentos de conservação.
(v  ) O armazenamento em bibliotecas prevê a guarda dos materiais na posição vertical, em estantes e em ambientes com ventilação, sendo, portanto, a penúltima fase das medidas de conservação.
(    ) O monitoramento da temperatura e da umidade do ar são etapas secundárias na escala de preocupação do conservador nas bibliotecas, pois essas condições ambientais não ocasionam imediata deterioração dos acervos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) F - V - F - F.
Parte inferior do formulário

Continue navegando