A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Pré-visualização | Página 1 de 1

MÉTODOS PARA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 
	
	Para formação do preço de venda há três métodos distintos que podem ser empregados:
1. Baseado nos Custos.
2. Baseado no Consumidor.
3. Baseado na Concorrência.
	No primeiro método, adiciona-se um valor aos custos e, com isso, chegasse a um preço final. Por exemplo, uma indústria produz 10.000 itens do produto “A” com um custo fixo de $ 50.000 e um custo variável unitário de $ 15,00. Desta forma, o preço seria $ 30,00 caso fosse aplicado um multiplicador de 1,50 sobre o custo total de produção. Considerando que o preço de mercado para o produto está entre $ 28,00 e $ 35,00, pode-se afirmar que a empresa pratica um preço dentro dos padrões do mercado. 
	No método baseado no consumidor o preço é formado pela disposição que um consumidor está disposto a pagar por um produto ou serviço. Por exemplo, um litro de refrigerante no supermercado é $ 2,50, mas no cinema é $ 5,00. Neste caso os preços são formados de acordo a percepção de valor que o consumidor tem do produto. 
	No último método, o preço é formado pela concorrência que existe no mercado, com isso, o preço não é formado pelo custo ou pela demanda do consumidor, mas pelo preço que está sendo praticado pela maioria dos concorrentes. Em mercados com alta competição o preço é formado por este método.