Buscar

fundamento teorico relatorio2

Prévia do material em texto

3- FUNDAMENTOS TEÓRICOS 
Sabe-se que o calor gerado quando um ácido e uma base reagem, em solução aquosa, para produzir um mol de água é chamada de entalpia de neutralização. Assim, a entalpia de neutralização pode ser calculada utilizando um calorímetro onde a elevação da temperatura é verificada, à medida que se adiciona a base ao ácido atinge o valor máximo quando ácido e base estão nas mesmas proporções estequiométricas o que permite observar o ponto de equivalência. Os ácidos e as bases fortes estão totalmente dissociadas/ionizadas em solução aquosa diluída, pelo que a reação pode traduzir-se pela equação: 
Sendo que: é o calor de neutralização. Dessa forma, esta explicação é baseada na lei da conservação da energia; para que se verifique esta lei, é preciso que a reação seja realizada num recipiente mais isolado possível, para que as trocas de calor com o exterior sejam desprezáveis (transformação adiabática). Portanto, a energia libertada na reação de neutralização é totalmente transferida para a solução onde a temperatura se eleva.
Além disso, nota-se que a definição de calor é a energia que flui de um corpo a outro devido a uma diferença de temperatura existente eles. O conjunto de procedimentos e técnicas experimentais visando medir o calor que flui entre dois corpos, ou entre um corpo e o ambiente, constitui a calorimetria. Calorimetria é a parte da química que descreve os ganhos e as perdas de calor envolvido em processos químicos e físicos. Calor então pode ser definido como a energia térmica que flui de um corpo para outro em virtude da diferença de temperatura entre eles. 
Sabe-se que o aparelho utilizado nessa medida é o calorímetro sendo o mais simples deles, o calorímetro de água. Quando uma transformação ocorre no interior do calorímetro de água, a água que ele contém sofre aquecimento ou resfriamento. Medindo -se a elevação ou abaixamento da temperatura dessa massa de água, é possível calcular a quantidade de calor liberada ou absorvida na transformação atrás da expressão:
				
Q= quantidade de calor liberado ou absorvido (J), 
m = massa da substância (g), 
c = calor específico da substância (J/n.º), 
ΔT = variação da temperatura (ºC)
Outrossim, o Calorímetro é um instrumento utilizado na medição de calor envolvido numa mudança de estado de um sistema, que pode envolver uma mudança de fase, de temperatura, de pressão, de volume, de composição química ou qualquer outra propriedade associada com trocas de calor. Assim, por exemplo considere que dois corpos A e B, são colocados no interior de um calorímetro e passam a trocar calor entre si, como a variação de temperatura de ambos difere no sinal sendo negativa para o corpo originalmente mais quente e positiva para o mais frio, então a energia térmica perdida por um dos corpos resulta em um valor de Q negativo, enquanto a energia absorvida pelo outro é expressa por um valor de Q positivo. Assim:
Contudo, calorímetros reais são providos de alguma capacidade térmica Cg 
não nula, uma vez que, participam das trocas de energia entre os corpos ou substâncias no seu interior. Dessa forma: 
 Assim, essa mesma relação deve ser obedecida quando temos duas porções de alguma substância, em lugar de dois corpos, no interior de um calorímetro. Expressando-a em termos da capacidade térmica, temos:

Continue navegando