Buscar

Situação Problema

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Situação Problema
Você faz parte da equipe de saúde de um hospital e atendeu um senhor de 60 anos, que apresenta um histórico de alcoolismo crônico há mais de 30 anos.
O paciente apresenta um estado nutricional precário e ao exame físico demonstrou irregularidades na marcha (caminhada) e na coordenação das extremidades inferiores, assim, o diagnóstico mais provável é degeneração cerebelar alcoólica.
Após o tratamento indicado com vitamina B1 (tiamina), hidratação com fluidos intravenosos e uma boa alimentação, os sintomas do paciente melhoraram gradualmente e ele recebeu alta para o programa de tratamento do alcoolismo.
Com a finalidade de compreender o diagnóstico do paciente, responda:
a) A degeneração cerebelar alcoólica afeta principalmente a estrutura que realiza a conexão dos hemisférios cerebelares. Dessa forma, caracterize a anatomia cerebelar e responda como essa estrutura é denominada.
b) Considerando seus conhecimentos sobre as funções do cerebelo, justifique as alterações observadas no exame físico do paciente.
a) O cerebelo é formado por dois hemisférios simétricos que estão conectados medialmente por uma estrutura denominada verme. Os hemisférios cerebelares ainda são subdivididos por profundas fissuras em lobos anterior, posterior e flóculo nodular. Além disso, a superfície do cerebelo é altamente convoluta, apresentando um fino córtex externo de substância cinzenta com substância branca interna e pequenos agrupamentos em pares localizados profundamente, sendo o núcleo denteado o mais conhecido.
b) Como o cerebelo realiza o processamento das entradas recebidas do córtex motor cerebral, realizando um refinamento e estabelecendo padrões apropriados para a contração dos músculos esqueléticos de forma suave e coordenada, as alterações observadas na marcha e na coordenação motora do paciente podem ser explicadas pelo processo degenerativo cerebelar.
Sistema Nervoso Central: Medula Espinal, Meninges e Sistema Ventricular
De forma geral, as lesões medulares são classificadas de acordo com o nível vertebral no qual o ferimento ocorreu, sendo que a maioria das lesões ocorre na região cervical ou na junção toracolombar. 
Um homem de 20 anos é levado ao serviço de emergência médica após um grave acidente de carro. Você faz parte da equipe médica do hospital que atendeu o paciente e avaliou os exames de imagem e os exames neurológicos. Enquanto os exames de imagem demonstraram um estreitamento com interrupção da medula espinal na região T11-T12 da coluna vertebral torácica, os exames neurológicos determinaram que o paciente perdeu o controle da bexiga e dos membros inferiores. 
Assim, com a finalidade de compreender o diagnóstico de lesão medular, responda:
1 - Que áreas são anatomicamente afetadas na lesão da medula espinal?
2 - Por que é importante determinar a altura da lesão na medula espinal?
1 - A lesão medular resulta em danos aos tratos de substância branca (feixes de fibras mielinizadas) na medula espinal, os quais conduzem sinais sensoriais e motores para o encéfalo, além de causar perdas segmentares de interneurônios e neurônios motores dentro da substância cinzenta da medula espinal. 
2- A determinação da altura é importante para constatar a gravidade da lesão medular. De forma geral, as lesões cervicais acima da região T1 são as mais graves e podem resultar na paralisia de todos os quatro membros (quadriplegia ou tetraplegia), afetando também a musculatura abdominal e peitoral. Enquanto as lesões em ou abaixo da T1 podem resultar em diferentes graus de paralisia das pernas (paraplegia) e do abdome, mas mantendo todas as funções dos membros superiores.
Em seu plantão, você, profissional da área da saúde, recebe dona Maria, que relata que em exames anteriores foi diagnosticada com uma hérnia de disco entre C5 e C6 e entre C6 e C7.
Ela diz que sente muita dor na coluna e dor e dormência no braço direito, além de ter perdido a força para fazer as atividades domésticas. Dentre todas as suas dúvidas, Maria diz ainda que não entende o que é hérnia de disco, nem o que essa hérnia, que é na coluna, tem a ver com o braço.
a) Qual a relação anatômica entre a hérnia de disco e a compressão da raiz nervosa de um nervo espinal?
b) Copie de forma esquemática o desenho da figura a seguir. Agora acrescente, no mesmo desenho, uma hérnia pressionando o nervo espinal.
c) Explique para dona Maria o motivo de a hérnia de disco na região cervical causar os sintomas referidos nesse caso.
Explique para dona Maria com uma linguagem acessível e clara as perguntas acima e faça também um desenho esquemático para que ela entenda a anatomia do caso. 
a) A hérnia de disco é uma projeção do núcleo pulposo do disco intervertebral que pode se direcionar para o canal vertebral, comprimindo a medula espinal ou para as laterais, comprimindo as raízes dos nervos espinais. A pressão nas raízes dos nervos espinais pode causar sintomas desde dor até paresia e/ou fraqueza muscular dos membros superiores (quando for hérnia discal cervical).
b) Hérnia pressionando o nervo espinal.
O câncer de mama é uma doença que acomete um grande número de mulheres, principalmente, em todo o mundo. Ele pode ser facilmente detectado e tem grande chance de cura se iniciado o tratamento o mais cedo possível. Um dos tratamentos para buscar a cura é a mastectomia com esvaziamento axilar.
Durante a cirurgia para remoção do câncer, muitas vezes se faz necessária a retirada parcial ou total da mama e o esvaziamento axilar, que se trata da retirada dos linfonodos ou gânglios linfáticos referentes ao lado operado.
Você percebe que em uma sala de espera há um rapaz passando mal, você então decide ajudá-lo. Ao falar com ele, você descobre que a mãe do rapaz está em uma cirurgia para remoção do câncer encontrado em sua mama. Você faz uma breve explicação sobre os linfonodos e os gânglios linfáticos.
Responda às seguintes perguntas para o filho aflito: 
a) Por qual motivo pode ser necessária a retirada da cadeia de gânglios linfáticos?
b) Qual relação pode haver entre o câncer de mama e os linfonodos axilares?
​​​​​​​c) Quais efeitos a retirada dos gânglios linfáticos pode causar?
a) O sistema linfático, por meio dos linfonodos, atua como filtro na defesa do nosso organismo contra infecções, porém eles também são vias de disseminação de alguns cânceres pelo corpo.
Esses gânglios têm como principal função "prender" e reter “substâncias estranhas” ao nosso organismo que circulem no sistema linfático, como bactérias, vírus e células cancerosas, e funcionam como se fossem pequenos filtros. Por isso, às vezes se faz necessária a remoção desses gângios linfáticos.
b) Cada grupo de linfonodos é responsável por drenar uma parte do corpo. Aqueles localizados nas axilas, por exemplo, drenam as mamas e os braços. Quando um vírus ou uma bactéria invade o organismo, é barrado ao passar por um linfonodo. Com isso, as células de defesa do organismo, os linfócitos, começam a se multiplicar, levando ao aumento dos linfonodos, condição popularmente conhecida como íngua. 
O principal canal de disseminação pelo corpo de alguns tipos de câncer é justamente o sistema linfático. O câncer de mama é um deles. Quando o linfonodo é atingido pelas células tumorais, pode aumentar de tamanho.
A mama é repleta de vasos linfáticos, que, em vez de transportarem sangue, transportam a linfa. A maior parte dos vasos linfáticos da mama leva aos linfonodos localizados nas axilas, chamados de gânglios axilares.
Quando uma mulher apresenta um tumor nas mamas e as células cancerígenas atingem esses gânglios, aumenta o risco da doença se espalhar para outros órgãos, causando as metástases. É justamente por esse motivo que os médicos investigam durante o procedimento cirúrgico os linfonodos auxiliares.
c) Os linfonodos que foram retirados durante uma cirurgia podem deixar parte do corpo sem uma forma eficiente de drenar a linfa da área afetada. Muitos dos vasos linfáticos não têm mais onde drenar, já que o linfonodo aonde chegavam foi retirado, o que pode provocar o retorno do líquidolinfático. Isso é denominado linfedema e pode tornar-se um problema a longo prazo. Quanto mais gânglios linfáticos são retirados, maior é a chance de que isso ocorra.

Continue navegando