Buscar

Avaliação ll - Ludico e Musicalizaçao na Educação Infantil


Continue navegando


Prévia do material em texto

onalidade. Os jogos, brinquedos e as brincadeiras podem causar experiências lúdicas fundamentais para o desenvolvimento da criança. Leia o caso a seguir e analise a qual área do desenvolvimento se refere:
João frequenta a Educação Infantil e a ludicidade está presente em muitos projetos da escola. É uma criança que demorou para se ambientar. No início das aulas, demonstrava insegurança ao entrar sem a companhia da mãe. Quando a mãe se retirava, a criança chorava por um longo tempo. A professora trocou sua rotina, introduziu as brincadeiras, os jogos e as músicas no início das atividades. Aos poucos, foi perdendo o medo e controlando o choro. Hoje, despede-se da mãe com facilidade e logo integra-se num grupo para brincar.
Sobre o caso do João, o fato de a professora alterar a rotina trazendo a ludicidade no início das aulas proporcionou melhor desenvolvimento de quais áreas?
	 a)
	Desenvolvimento motor e emocional.
	 b)
	Desenvolvimento social e motor.
	 c)
	Desenvolvimento cognitivo e social.
	 d)
	Desenvolvimento emocional e social.
	2.
	Entender sobre inteligência não é tão fácil como parece, pois exige um conhecimento complexo. Ela não se resume a um conceito, tampouco a um saber. Há definições sobre inteligência que se alteram conforme o entendimento da época, conforme os paradigmas vigentes. Alguns autores a definem apenas considerando a razão, outros aliam a razão e a emoção. Gardner (1995), autor das inteligências múltiplas, trouxe grande contribuição para essa compreensão. Sobre a definição de Gardner com relação à inteligência, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
	 a)
	A comunicação é a responsável pela conexão das sinapses, e, quanto mais sinapses, mais o indivíduo pode ser considerado inteligente.
	 b)
	A inteligência é a competência de resolver situações-problema ou criar produtos que sejam valorizados em um ou em mais ambientes culturais.
	 c)
	A inteligência não deriva de uma característica especial de espírito, matéria ou energia, mas somente informação.
	 d)
	A falta de controle emocional demonstra falta de inteligência; desta forma, a inteligência advém das emoções.
	3.
	O professor, ao assumir uma postura de mediador da ludicidade, precisa, primeiramente, desenvolver em si mesmo a sensibilidade. A ludicidade exige uma predisposição interna do adulto, que não se adquire apenas com a aquisição de conceitos, de conhecimentos, apesar de serem muito importantes. Sobre  a postura do professor frente à ludicidade, analise as sentenças a seguir:
I- A atitude do professor com relação a uma prática lúdica implica romper com modelos educacionais que já não fazem sentido, para então passar a uma atitude desafiadora que considera o aluno como o centro de todo processo educativo.
II- A atitude do professor, ao considerar a brincadeira no espaço escolar, deve ser de observador crítico e mediador de situações lúdicas.
III- A atitude do professor frente à ludicidade deve estar pautada nas vontades das crianças, dispensando qualquer planejamento, pois este sufoca a espontaneidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	4.
	As músicas que fazem parte do folclore relatam temas pertinentes a uma época, sentimentos e histórias. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A música folclórica é constituída por músicas regionais e populares.
(    ) A música cultural, através do folclore, nos remete a um "eu social".
(    ) O Brasil é um país decadente quando se trata de músicas folclorísticas.
(    ) Colaboraram para o nosso folclore: o índio, o negro africano e o português.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	Pesquisas sobre o desenvolvimento de crianças apresentaram que as transformações de objetos em momentos de brincadeiras infantis podem mudar de sentido conforme seu o contexto. De acordo com esse entendimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os brinquedos e objetos são ressignificados apenas quando trocam de ambiente, pois independem da imaginação da criança, e sim do local.
	 b)
	Os brinquedos e os objetos representam para a brincadeira o que eles realmente são, não sofrem qualquer alteração.
	 c)
	Os brinquedos e os objetos promovem a simbolização e sofrem modificações no seu sentido durante a brincadeira imaginativa.
	 d)
	Os brinquedos não sofrem nenhuma transformação durante a brincadeira, somente os objetos.
	6.
	O Brasil é o país da diversidade cultural, de costumes de povos diferentes que construíram novas e únicas expressões de manifestação popular. Os imigrantes colaboraram muito para a cultura lúdica presente nos jogos, brincadeiras, músicas, parlendas, enfim, todo nosso folclore. Há três povos que constituíram as raízes de nossa cultura, e posteriormente imigrantes de outros países, como Itália, Alemanha, entre outros, tornando-o mais complexo e rico. Sobre os povos que são a base de nosso cultura, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O nativo (o índio), o português e o africano.
	 b)
	O africano, o húngaro e o japonês.
	 c)
	O italiano, o alemão e o português.
	 d)
	O alemão, o italiano e o polonês.
	7.
	Todas as inteligências múltiplas apresentam características particulares. Com a inteligência musical acontece o mesmo. Sobre as características peculiares à inteligência musical, analise as seguintes afirmativas:
I- Pessoas com inteligência musical estão sempre cantarolando e assobiando.
II- Músicos, compositores e dançarinos mostram elevado grau de inteligência musical.
III- As inteligências não fazem parte da herança genética humana.
IV- Em se tratando de inteligência, admite-se a pluralidade do intelecto.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	8.
	A música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Conforme dados antropológicos, as primeiras músicas seriam usadas em rituais, como: nascimento, casamento, morte, recuperação de doenças e fertilidade. Atualmente existem diversas definições para música. Mas, de um modo geral, ela é considerada ciência e arte, na medida em que as relações entre os elementos musicais são relações matemáticas e físicas; a arte manifesta-se pela escolha dos arranjos e combinações. Sobre os componentes básicos da música, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
	 a)
	Cultura, movimento, afetividade e som.
	 b)
	Som, melodia, hamonia e movimento.
	 c)
	Movimento, afetividade, melodia e ritmo.
	 d)
	Som, ritmo, melodia e harmonia.
	9.
	Musicalizar representa mais do que ensinar a execução de um instrumento ou notas musicais para a criança. Cabe inseri-la no mundo sonoro, fazendo-a experimentar diferentes sensações auditivas e produzir música, levando-a ao conhecimento dos termos musicais corretos, proporcionando o manuseio de instrumentos musicais e a livre expressão musical. Em outras palavras, um trabalho voltado à formação de um indivíduo sensível e receptivo ao efeito sonoro. Sobre as práticas com a musicalidade que contemplam a concepção do desenvolvimento do ser sensível, analise o caso a seguir:
Nas aulas de música voltadas à Educação Infantil, a professora trazia diferentes objetos que emitiam sons diferentes. Sentavam todos em roda e brincavam de jogo de memória sonora.
Sobre essa prática com a Educação Infantil, analise a afirmativas a seguir:
I- Essa prática permite, atravésda brincadeira, que o aluno identifique os sons dos objetos, estimulando uma formação sensível para musicalização.
II- Essa prática desvaloriza os instrumentos musicais, uma vez que objetos não permitem o som real.
III- Essa prática estimula a memória auditiva, uma vez que o aluno identifica, além do som de cada objeto, a sua sequência num composto de vários objetos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	10.
	A música e a musicalização contribuem para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. A musicalização pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo da criança. O papel da música na educação não é apenas como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e também ampliando o conhecimento musical do aluno, afinal, a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. A escola deve oportunizar a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva e permitindo que o aluno se torne mais crítico (CHIARELLI, 2005). Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- A música, assim como a musicalização, são linguagens que possibilitam e contribuem para experiências formativas dos sujeitos escolares. Assim, ter essas experiências no cotidiano escolar se faz de extrema importância, bem como o planejamento para que esses momentos possibilitem a ampliação de repertório cultural.
II- A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, organiza seu currículo através das linguagens. Entre tantas, mais de cem, está a música. Dessa forma, o profissional da educação pedagogo tem como responsabilidade planejar e organizar momentos de interação e brincadeiras em que a música esteja presente.
III- A música é presente em nossa vida social em diferentes momentos, porém, na escola, ela se faz presente em momentos de diversão e descontração, como intervalo, recreio, festas e apresentações, ou também em projetos extracurriculares. Dentro do currículo, a música não é considera uma prática pedagógica ou didática.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental: a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recre@rte, n. 3, jun. 2005. Disponível em: http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03.htm. Acesso em: 10 jul. 2018.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
Parte inferior do formulário