Buscar

Conhecimentos sobre Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP)

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(CESPE/UnB - SESA/ES/2013 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Uma paciente, de trinta e dois anos de idade, com diagnóstico de hepatite crônica foi atendida pelo SAMU em sua residência com relato de falta de ar progressiva havia quatro dias, desconforto torácico ventilatório-dependente e sonolência havia doze horas. O exame físico, na admissão, mostrou pressão arterial de 65 mmHg × 45 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm e frequência respiratória de 30 irpm. Durante a realização desse exame, a paciente tornou-se arresponsiva, sem respiração espontânea e sem pulso arterial central. Como naquele momento inicial nem o desfibrilador/monitor cardíaco e nem o material de intubação orotraqueal estavam disponíveis (encontravam-se na ambulância), o enfermeiro iniciou os procedimentos de suporte básico de vida.
As recomendações de suporte básico de vida, com base nas diretrizes da Associação Americana do Coração (American Heart Association - AHA, 2015) para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e de Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), recomendam nesse caso que os efetivos procedimentos de RCP iniciem-se por:
		
	 
	compressões torácicas.
	
	ventilações artificiais.
	
	verificação da resposta pupilar.
	
	abertura das vias aéreas.
	
	aplicação de soco precordial.
	Respondido em 29/05/2021 12:13:00
	
Compare com a sua resposta:
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Diante de uma PCR (parada cardiorrespiratória) são utilizadas vias de administração para medicamentos. Qual é a via de administração que NÃO se utiliza em uma PCR?
		
	
	AVC
	
	AVP
	 
	SNG
	
	TOT
	 
	Intraóssea
	Respondido em 29/05/2021 12:14:30
	
Compare com a sua resposta: Cinco
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(ENADE 2016) Um homem com 54 anos de idade, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), apresentou dispneia súbita em sua residência. Levado por familiares à emergência de um Hospital Geral, foi entubado e acoplado à ventilação mecânica invasiva e transferido para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com diagnóstico de síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).
O paciente foi submetido a ventilação controlada a pressão (PCV), com pressão inspiratória = 15 cm H2 O; tempo inspiratório = 0,9 s; frequência respiratória = 15 irpm; pressão positiva expiratória final (PEEP) = 5 cm H2 O; pressão de pico = 36 cm H2 O; fração inspirada de oxigênio = 70%.
Para atender às recomendações brasileiras de ventilação mecânica, os parâmetros que DEVEM SER ADOTADOS nesse caso são:
		
	
	ventilação com suporte de pressão de 20 cm H2O e PEEP de 7 cm H2O.
	
	alto volume corrente, > 8 ml/kg da massa corpórea, associado a frequência respiratória de 20 irpm.
	
	pressão controlada de 20 cm H2O, tempo inspiratório de 0,70 s e PEEP fisiológica, 5 cm H2O.
	
	alto volume corrente, > 8 ml/kg da massa corpórea, associado a pressão de platô média ≥ 30 cm H2O nas vias aéreas.
	 
	volume corrente baixo, ≤ 6 ml/kg da massa corpórea, e manutenção da pressão de platô ≤ 30 cm H2O.
	Respondido em 29/05/2021 12:16:35
	
Compare com a sua resposta:
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) envolve a instituição de medidas para fornecimento de ventilação e circulação eficazes, quando a respiração e o coração do paciente pararem de funcionar. Com relação a parada cardiorespiratória, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Assistolia, via aérea obstruída e depressão do sistema nervoso central podem ser algumas das causas de parada cardiorrespiratória.
	 
	Os carrinhos de emergência devem estar posicionados em locais estratégicos no hospital e verificados somente quando forem utilizados.
	
	São sinais de parada cardiorespiratória a ausência de batimento cardíaco, ausência dos pulsos carotídeo e femural, apnéia e cianose.
	
	O profissional de enfermagem deve prever e auxiliar com os procedimentos de emergência e medicamentos, ajudar com a intubação, monitoração, punção venosa, administração de líquidos EV, desfibrilação e outras medidas definitivas.
	
	As Diretrizes da AHA 2015 para RCP recomendam que a sequência de procedimentos de suporte básico de vida seja C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração) em adultos, crianças e bebês.
	Respondido em 29/05/2021 12:17:36
	
Compare com a sua resposta:
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	AO CAMINHAR PELA RUA, VOCÊ SE DEPARA COM UMA PESSOA CAÍDA NO CHÃO, INCOSCIENTE. DESSE MODO, VOCÊ INICIA A SUA AVALIAÇÃO CLÍNICA A FIM DE DETECAR SE ESSE PACIENTE SE ENCONTRA EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA (PCR) OU NÃO. SEGUNDO O ACLS 2015,PARA QUE O DIAGNÓSTICO DE PCR SEJÁ FEITO, 3 SINAIS CLÍNICOS DEVEM COEXISTIR. SÃO ELES:
		
	
	SOMENTE A IRRESPONSIVIDADE
	 
	MOVIMENTO DE FLEXÃO INESPECÍFICA À DOR, AUSÊNCIA DE PULSO EM GRANDES ARTÉRIAS E AUSÊNCIA DE RESPIRAÇÃO.
	 
	IRRESPONSIVIDADE, AUSÊNCIA DE PULSO EM GRANDES ARTÉRIAS E AUSÊNCIA DE RESPIRAÇÃO OU RESPIRAÇÃO AGÔNICA.
	
	SOMENTE A AUSÊNCIA DE PULSO IRRESPONSIVIDADE, AUSÊNCIA DE PULSO EM GRANDES ARTÉRIAS E AUSÊNCIA DE RESPIRAÇÃO OU RESPIRAÇÃO AGÔNICA.
	
	IRRESPONSIVIDADE, HIPOTERMIA E BRADIPNEIA
	Respondido em 29/05/2021 12:18:15
	
Compare com a sua resposta: Contusão de abdome que se dá na transmissão de energia cinética através da parede abdominal para os órgãos internos, resultando na lesão dos mesmo podendo levar a vítima a morte.

Continue navegando