Buscar

Bromatologia I - Minerais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bromatologia I.
Minerais: Composição Química e Análise
Desafio
Os minerais são essenciais à manutenção dos tecidos do corpo humano, como o sistema musculoesquelético, e compõem diversos sistemas enzimáticos, que garantem as funções vitais, tais como: digestão, absorção, destoxificação hepática, além da manutenção do sistema nervoso central.
Quais instruções e informações nutricionais você daria a essa mãe em relação a inserir carne ou não na dieta da criança? Justifique a sua resposta.
Padrão de resposta esperado
Sendo uma criança com diagnóstico de anemia, a ingestão de carne vermelha é uma solução interessante e viável. A anemia é uma patologia provocada pela falta de ferro na alimentação. Embora a criança se alimente de frutas, verduras e feijão, o ferro presente na carne vermelha encontra-se na forma denominada heme, a qual é mais bem absorvida pelo organismo. Além disso, a mãe deveria ser orientada em relação a oferecer carnes mais magras, a fim de controlar a ingestão de gorduras.
Exercícios
1. Os minerais formam a cinza dos materiais biológicos após completa oxidação da matéria orgânica. A maior parte dos minerais aparece no esqueleto humano, e uma menor parte aparece formando parte da estrutura de macromoléculas, como hemoglobina, mioglobina, insulina e várias enzimas. Outra parte dos minerais encontra-se no interior das células e nos fluidos corporais na forma iônica, regulando o pH, a pressão osmótica e o equilíbrio eletrostático tanto no interior das células como dos fluidos fisiológicos (SGARBIERI, 1987). Sobre as características dos minerais, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
C.  O ferro é um mineral cofator do transporte de oxigênio, fosforilação oxidativa, metabolismo de neurotransmissores, síntese de DNA, conversões de peróxidos, síntese de ácidos graxos e produção de ácido nítrico.
2. Minerais são substâncias de origem inorgânica, amplamente distribuídos na natureza, que têm diversas funções metabólicas. No organismo, os minerais se encontram quelados, o que significa que são combinados com outros constituintes orgânicos, como as enzimas, os hormônios, as proteínas e, principalmente, os aminoácidos.
Sobre a diferença da composição química entre os microelementos, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
A.  O cobalto existe no corpo, na sua maioria, sob a forma de armazenamento de vitamina B12, uma vitamina essencial para a manutenção dos glóbulos vermelhos e para a função celular normal. 
3. Diversos métodos podem ser utilizados para identificação e quantificação dos minerais em alimentos. Dentre esses métodos, destacam-se os químicos e os espectrofotométricos.
Sobre os métodos de análise de minerais em alimentos, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
E.  A determinação de cinzas de um alimento tem grande importância. Uma quantidade de cinzas elevada não é desejável em alimentos como açúcar, gelatina, ácidos de origem vegetal e amidos.
4. A determinação de minerais pode ser realizada de forma geral por meio de métodos que utilizam técnicas laboratoriais ou equipamentos, como o espectrofotômetro.
Sobre os métodos utilizados para a determinação de minerais em alimentos, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
C.  A espectrofotometria se baseia na absorção da radiação nos comprimentos de onda, do ultravioleta ao infravermelho, no espectro da radiação eletromagnética.
5. O interesse pelos minerais é relativamente recente. Até pouco tempo, a reposição de nutrientes tinha papel secundário no tratamento dos problemas de saúde. Hoje, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o papel de 18 minerais, como zinco, cálcio, ferro, magnésio, iodo, selênio e outros, como fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
Sobre a importância da identificação de minerais em alimentos, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
D.  Analisar e quantificar a presença de minerais nos alimentos é de extrema importância em primeiro lugar em nível nutricional. Conhecer a quantidade de cada componente é fundamental para o equilíbrio de uma dieta saudável.

Continue navegando