Buscar

PROVA DE FISIOLOGIA N2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA DE FISIOLOGIA N2
1)Sobre complacência vascular (capacitância) e suas interrelações com a pressão podemos afirmar que:
( ) Nenhuma das anteriores.
( ) Capacitância é a quantidade total de sangue que pode ser armazenada em determinada região da circulação, logo a capacitância arterial é maior que a venosa. 
(X) Quanto maior a distensibilidade de um vaso, maior a capacitância, logo a capacitância venosa é maior que a arterial. 
( ) Veias têm maior capacitância, logo apresentam grandes variações de pressão com pequenas mudanças de volume. 
( ) As artérias têm menor capacitância e, grandes variações do volume produzem pequenas alterações na pressão arterial.
2) O ciclo cardíaco é a sucessão de fenômenos que ocorrem, entre o início de um batimento e o início do próximo batimento cardíaco. Sobre esse assunto podemos afirmar que:
( ) Sístole é o período de contração miocárdica e diástole o período de relaxamento, dessa forma, quanto maior a frequência cardíaca, maior a duração do ciclo cardíaco. 
( ) Durante o período de contração isovolumétrica a pressão o ventrículo esquerdo se contrai com válvulas aórtica e mitral fechadas, logo a pressão intra-ventricular permanece constante.
 ( ) Nodo sinoatrial, fibras internodais, nodo atrioventricular, feixe de His e seus ramos são partes do sistema de condução cardíaco, sendo que a velocidade de condução da onda de despolarização é sempre menor nesse sistema que no miocárdio que o cerca.
( ) Nenhuma das alternativas anteriores.
(X) No nodo atrioventricular a onda de despolarização sofre um atraso de aproximadamente 1/10 de segundo, período necessário para que os átrios se contraiam reforçando o enchimento ventricular.
3) Sobre pressão arterial podemos afirmar que: *
( ) Pressão arterial sistólica é a pressão máxima atingida na artéria durante a sístole, logo, durante a diástole não temos fluxo na periferia 
( )A medida da pressão arterial pelo método auscultatório (Korotkoff) é a mais acurada que existe, e pode ser obtida de maneira não invasiva. 
( ) Pressão de pulso é a diferença entre as pressões arteriais sistólica e diastólica, e, quanto maior a pressão de pulso melhor o fluxo na periferia durante a diástole. 
(X) A intensidade dos pulsos de pressão diminui nas pequenas artérias, de modo que nos capilares eles praticamente desaparecem. 
( ) Nenhuma das anteriores
4) Através da circulação, entre outras funções, suprimos as necessidades metabólicas das diferentes partes do organismo, assim como removemos produtos indesejáveis do metabolismo celular. Sobre esse assunto, podemos afirmar que, em situação normal:
(X)A maior parte do sangue está contido nas veias, elas por sua vez respondem ao estímulo simpático contraindo-se e aumentando o retorno venoso em caso de necessidade. 
( ) Fluxo sanguíneo é a quantidade de sangue que passa por determinado ponto da circulação durante um intervalo de tempo, sendo determinado pela diferença de pressão entre dois pontos da circulação e pela resistência que o sistema oferece. 
( ) Quanto maior a resistência periférica maior será o fluxo Nenhuma das anteriores 
( )A pressão média nos diferentes compartimentos da circulação (artérias, veias, capilares) é diferente, porém é sempre igual nas diferentes porções do mesmo vaso capilar. 
( ) As arteríolas são importantes na regulação do fluxo, contraindo-se caso o tecido por ela irrigado apresente hipóxia.
5) O eletrocardiograma é o registro da atividade elétrica do coração obtido através de eletrodos aplicados à superfície corporal. Sobre o assunto responda:
( )Vetor é uma seta que representa uma grandeza com módulo e direção. No eletrocardiograma o vetor sempre aponta na direção do potencial elétrico gerado pelo fluxo de corrente, logo, o vetor médio de despolarização cardíaco durante a sístole ventricular, em um indivíduo saudável e normolíneo aponta para baixo e para direita.
( ) O aparelho utilizado para registrar o eletrocardiograma (eletrocardiógrafo) determina a polaridade do eletrodo aplicado à pele do paciente (que é mutável nas diferentes derivações) , logo, quando uma onda de despolarização se dirige à um eletrodo positivo, provoca uma deflexão negativa no eletrocardiograma. 
( )O eletrocardiograma é registrado em papel milimetrado. Cada milímetro na vertical corresponde a 0,04 segundos. 
( ) Nenhuma das alternativas anteriores
( ) As diferentes ondas registradas no eletrocardiograma (P - QRS - T) são temporalmente coincidentes com os fenômenos mecânicos observados no coração (sístole e diástole), logo a sístole ventricular tem duração igual à do complexo QRS.
6) Sobre a estrutura e funcionamento cardíacos responda: a) Qual o marcapasso fisiológico do coração? b) Qual a frequência cardíaca normal de um paciente adulto, saudável, em repouso? c) Qual parte do eletrocardiograma corresponde à repolarização ventricular?
a) Nó sinoatrial (sinusal).
 b) 60-100 batimentos por minuto.
 c) Onda T
7) Observe a figura e responda: a) Qual a frequência cardíaca? b) Qual a duração da sístole ventricular? c) A condução através do nodo atrioventricular está normal? Como você deduziu isso?
a) Aproximadamente 88 batimentos por minuto. 
b) Aproximadamente 0,36 segundos
 c) Sim. O intervalo P-Q (ou P-R) é de 0,12 segundos (menor que 0,20 segundos).
8) Sobre a pressão arterial pergunta-se: a) Que métodos são utilizados para aferi-la (cite)? b) Como calculamos a pressão arterial média ? c) Qual o limite superior da normalidade para pressão arterial sistólica e diastólica de um indivíduo adulto?
a)Sabe-se que existem dois métodos de aferição da pressão arterial: o direto e o indireto. O método auscultatório(Korotkoff-sendo o procedimento mais comum para verificar as medidas de pressão arterial, utilizando-se do estetoscópio e do esfigmomanômetro. E o método invasivo(medida direta-fornece indicações mais precisas). 
b)Sabe-se que a pressão arterial média é calculada da seguinte forma; PAM(pressão arterial média)=PAS(pressão arterial sistólica)x(PADx2)(pressão arterial diastólica)/3.Ou seja, o valor da pressão arterial média é dado pela pressão arterial sistólica multiplicada pela pressão arterial diastólica, que é multiplicada por dois, sendo tudo dividido por 3.
 c)O limite para a pressão arterial sistólica é de 130 e para a pressão diastólica é de 85.

Continue navegando

Outros materiais