Buscar

Antropologia - Laplantine

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA - LAPLANTINE
-Linguagem simples e acessível em seu texto.
-Deixa a Antropologia mais incrível ainda.
-Século XVIII começa a se usar o método empírico, o saber científico para estudar o próprio homem, passando assim a ser objeto.
-Relação pragmática dentro da ciência humana, onde o sujeito estuda o sujeito, passando a ser objeto de estudo.
-Início Antropologia (século XVIII)
-Primeiros saberes científicos acerca do homem 
-Como era a Europa no século XIX? Estavam em revolução, mudanças
-Promove essa análise, esse padrão europeu
-Problemas futuros antropologia: num primeiro momento tentando seguir esse padrão da época, buscando entender Sociedades sendo elas (Simples-primitivas- e complexas)
COMPLEXAS: indústrias e níveis de desenvolvimento tecnológico e institucional
(sempre perspectiva do europeu voltado para sociedade)
-A antropologia elabora ferramentas de pesquisas buscam informações em Locco;
-A partir do século XX começa a haver o desaparecimento das sociedades primitivas 
-Já enfrenta sua primeira crise, na sua constituição, sendo a morte do seu objeto, a morte destas sociedades, muitas sociedades não sobreviveram a estas mudanças metafísicas.
-Com isso olha para este dado e vai enfrentar novamente;
-A primeira resposta que dá para morte do objeto, colocando três caminhos a seguir:
1. VOLTAR ATRAS (fazer aquilo que chamavam de sociologia comparada- sociologia e antropologia são ciências distintas; continuam fazendo SOCIOLOGIA COMPARADA)
2. VOLTAR PARA OUTRO HOMEM (antropólogo tem paradigma urbano, se volta para sociedades primitivas e homem rural que havia ficado esquecido, estudo do CAMPONÊS)
3. TRANSFORMAÇÃO NA SUA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA (abordagem científica, método que a antropologia vai desenvolver, que diferencia das outras ciências humanas, cria um método próprio.)
ADENTRANDO A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA:
-Consolida-se a uma ciência que possui um método próprio, estuda o homem inteiro, um enfoque, diferente da medicina que estuda o homem biologicamente, organizando as informações que usará depois para produzir e aplicar conhecimento, dividindo o homem em fraturas (cardiologista, pediatra, dermatologista, otorrinolaringologista) a abordagem é diferente.
-A Antropologia estuda o homem por INTEIRO, desde a infância até a idade adulta, até idoso, estuda o homem dentro do ambiente social, natural, de modo integral seja fisicamente seja sociologicamente. 
· VALORES MORAIS;
· -SISTEMA DE PENSAMENTO;
· SISTEMA DE SENTIMENTO...
-Abordagem Integral (o homem por INTEIRO) tudo que liga e constituí o homem dentro da sociedade.
-Outro exemplo é o Direito que fragmenta como a medicina.
-Esta abordagem vai nos acompanhar durante todo curso. 
· Qual o método? 
ENTENDER O HOMEM POR INTEIRO E NÃO DE FORMA FRAGMENTADA, EM TODAS SOCIEDADES, ESTÁGIOS, ESTADOS, LUGARES-EM SUA INTEGRALIADE.
-A questão de sociedades (simples e complexa) cai.
-Objetivo abordagem: considerar as múltiplas dimensões do ser humano e sociedade.
-Estudar por exemplo: o Direito junto da Arte, da Medicina, da Biologia, com outras dimensões da sociedade.
-Vai relacionar os campos para conhecer sujeito este homem.
UMA DAS PRINCIPAIS CARACTERISTAS ANTROPOLOGIA: relacionar campos de investigação que frequentemente são separados
-Por isso temos cada vez mais antropologia, pois seu objetivo é relacionar estes campos, pelo menos desde o século XVI.
-O ser humano é multidimensional na antropologia, ele olha para uma sociedade e vai procurar conhecer em tudo que ela compõe e tudo que existe nela de uma forma integral e não separado, isso caracteriza a antropologia de uma ciência diferente.
CINCO PRINCIPAIS ÁREAS DA ANTROPOLOGIA (destacada por Laplantine)
-Ele sintetizou nestas cinco áreas, existem mais, mas estas foram destacadas:
1. ANTROPOLOGIA BIOLÓGICA: busca estudar características naturais, questões genéticas, aquilo que caracteriza o homem por meio da biologia. A abordagem da Medicina é biológica? Sim. Mas aqui sem separar, como se é fragmentada na medicina. Busca entender qual caractere é mais associado a cultura e sociedade.
2. ANTROPOLOGIA PRÉ-HISTÓRICA: se assemelha a arqueologia o estudo do homem por meio de fósseis, vestígios deixados do solo, mas também a arte, ferramentas, armas, tudo aquilo que registra o modo de viver, pensar, agir de uma determinada sociedade em determinado tempo. Qual a diferença desta antropologia histórica com outra ciência? A integralidade novamente, as conexões, fazer um estudo na perspectiva integrada
3. ANTROPOLOGIA LINGUISTICA: a importância da linguagem, já que é por meio dela que os indivíduos se expressam, para conhecer o pensamento, sentimento, valores, o estudo da língua se faz essencial. Permite conhecer, como os homens pensam, percebemos e conhecemos a reflexão dos homens, o que pensam o que sentem. Afetos são expressados através da linguagem. O que determinadas culturas pensam e compreendem o lugar deles aqui no mundo, o que pensam do universo, sua diversidade, como expressam a relação social. Neste sentido o papel da literatura, que é essencial para conhecermos estas dimensões, não só documentos escritos, mas tradição oral, que passa de geração em geração esses valores e ideias.
4. ANTROPOLOGIA PSICOLOGICA: funcionamento da mente humana, como funciona a dimensão psicoafetiva do homem, no que se diferencia? A antropologia olha novamente de modo integrado (linguística, mental, cultural...)
5. ANTROPOLOGIA SOCIAL E CULTURAL: diz respeito a tudo que constitui uma sociedade - seus modos de produção econômica, suas técnicas, sua organização política e jurídica, seus sistemas de parentesco, seus sistemas de conhecimento, suas crenças religiosas, sua língua, sua psicologia, suas criações artísticas. Seu sistema de parentesco, ou seja, família, o que liga.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS:
-Diversidade: conceito chave que nos acompanha o curso todo. Reconhecimento de que a cultura não é uma só, valores, comportamentos, sentimentos não são naturais, mas sim culturais. Organizações políticas, línguas, etc...
-Estranhamento: conceito técnico e metodológico, aquela surpresa e perplexidade no encontro das culturas - ex: quando nos deparamos com algo diferente distante de nós, a primeira reação é estranhar- todo encontro de culturas trás estranhamento, mas faz pensarmos sobre nós mesmos e mudarmos, o olhar que temos de nossa sociedade muda, se torna mais crítico. Não é negativo, gera a uma transformação do olhar do próprio pesquisador, da sociedade que ele vive.
-Alteridade: exercício se colocar no lugar do outro, conhecido como “empatia” “colocar o sapato do outro para saber o que ele sente, pensa, suas emoções”, só compreendemos uma sociedade como um todo se nos colocarmos no lugar deste sujeito que estamos conhecendo. É daí que sai o estudo sujeito-sujeito, antropologia, que se fundamenta neste conceito. Um juiz que não consegue se colocar no lugar do outro, não pratica este exercício que é essencial no Direito.
-Etnocentrismo: uma cultura é o centro do saber, se sobrepondo ao valor e saber de outras culturas. O primeiro valor da Antropologia é colocar um fim neste termo, que é completamente o que a antropologia NÃO prega. A antropologia vai desmitificando.
DIFICULDADES:
-TERMINOLOGIA: existem palavras diferentes que existem para designar mesmas coisas, se produz um saber que seja consolidado, um exemplo já começa pela própria denominação da disciplina, entre os INGLESES-adotam e chamam a antropologia de ANTROPOLOGIA mesmo, eles dão ênfase naquilo que temos em comum, sendo aquilo o gênero humano. 
- Por outro lado a escola FRANCESA destaca o que as culturas tem de diferente, chamando de ETNOLOGIA, tendo o método da etnografia, de observar e registrar este nível de abstração, e chama de antropologia um segundo nível.
-CIENTIFICIDADE: por conta de sua objetividade, um antropólogo que vai a uma sociedade, cultura por meses, as críticas que a Antropologia recebeu foi que isso não seria científico, pois não tem objetividade, não tem distanciamento pois se coloca ao lugar do outro, essas foram uma das críticasque a Antropologia recebeu no começo, mas superou e ainda ajudou a repensar a própria ciência, mostrando que a Ciência não é objetiva.
-DISTINSÃO: ANTROPOLOGIA x HISTÓRIA: a separação destas duas, a história foi a que mais resistiu, falando que a antropologia era igual a história e que não era novo, mas a antropologia demonstra que apesar de olhar para o mesmo fenômeno, o método era completamente distinto, o método integral. Houve resistência inicial, mas depois a Antropologia supera com seu método.
-DILEMA: CIÊNCIA TEÓRICA OU APLICADA? 
 CIÊNCIA TEÓRICA PURA: filosofia, não serve para nada, apenas para ela mesma, seu valor está na sua teoria.
-Há teóricos que defenderão que a Antropologia é Ciência Teórica Pura (LEVISTROS).
-Há outros teóricos que acreditam e dizem que a Antropologia é uma Ciência Aplicada.
 CIÊNCIA APLICADA: precisa estudar o contexto que estuda, mas não basta só isso, mas sim ajudar a preservar e se engajar naquela cultura, local, sociedade no sentido de transformar, caso não transforme, não foi concreto.
-Laplantine diz que as duas formas são importantes, mas defende que é uma Ciência Mista, preservada, na urgência de preservação dos patrimônios culturais ameaçados cujo o antropólogo está estudando e na urgência de análise das mutações culturais.
-AMPLITUDE DO CAMPO DE PESQUISA: o principal desafio de se fazer antropologia, uma ciência que quer estudar todas as sociedades, em todos os tempos, em todas as culturas em todos seus estados. Como vai delimitar essa amplitude que é tão extensa? É uma grande dificuldade, mas que é resolvida no MÉTODO, que está sempre salvando a Antropologia.
CONCLUSÕES :(APROPRIAR-SE)
-A antropologia é a ciência do homem em todos os lugares, em todos o tempos em todos os estados.
-Ela pertence a todo mundo, ela é de todos.
-Ela diz respeito a todos nós, onde fala sobre nós e PARA nós.

Outros materiais