Buscar

farmacologia 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Farmacologia I 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial () ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	1.
	A pesquisa biomédica leva a uma melhor compreensão da saúde e das doenças humanas e animais. Esta pesquisa ajuda a desenvolver tratamentos e curas que melhoram a nossa vida e a dos animais ao nosso redor. Muito do conhecimento pode ser obtido por meio de pesquisas utilizando células ou tecidos isolados em culturas, ou mesmo modelado por meio de simulações de computador baseadas em dados previamente estabelecidos em estudos com animais. No entanto, quando necessário, o uso responsável de animais em pesquisas pode fornecer informações valiosas que avançam o conhecimento científico de maneiras que não são possíveis por meio de métodos alternativos. Desta forma, cite dois exemplos de órgãos reguladores no uso de animais para experimentação farmacológica e suas funções.
	Resposta Esperada:
*Em nível internacional, órgãos como o European Community Guidelines, o US guidelines (NIH - National Institutes of Health) e até mesmo a OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), através de protocolos para testes de agentes químicos, regulam como conduzir estes testes da melhor forma
possível.
*O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), órgão integrante do Ministério da Ciência e Tecnologia, é responsável por emitir normativas que regem como conduzir a prática de experimentação animal. É também responsável pelo credenciamento de instituições que realizem atividades nesta área.
*Em nível local, os institutos de pesquisa e universidades que realizam algum tipo de atividade com experimentação animal devem constituir uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) para fiscalização, educação, consulta e assessoria dos pesquisadores do local.
	2.
	A esquizofrenia é um transtorno mental caracterizado por episódios contínuos ou recorrentes de psicose. Os principais sintomas incluem alucinações (geralmente, ouvir vozes), delírios e pensamento desorganizado. Outros sintomas incluem retraimento social, diminuição da expressão emocional e apatia. Os sintomas geralmente surgem gradualmente, começam no início da idade adulta e, em muitos casos, nunca desaparecem. Dessa forma, disserte sobre as três hipóteses mais aceitas para explicar a etiologia dos distúrbios esquizofrênicos.
	Resposta Esperada:
*Hipótese dopaminérgica: defende uma atividade exacerbada e descontrolada de neurônios dopaminérgicos nas vias mesolímbicas.
*Hipótese serotonérgica: aponta para uma estimulação excessiva de receptores serotonérgicos 5-HT2A e 5-HT2C, os quais parecem constituir a base dos efeitos alucinatórios.
*Hipótese glutamatérgica: substâncias que inibem os receptores glutamatérgicos NMDA como a fenciclidina e a cetamina, exacerbam tanto o comprometimento cognitivo como a psicose em pacientes com esquizofrenia. Acredita-se que uma hipofunção dos receptores NMDA também contribui para a esquizofrenia.
.

Continue navegando