Buscar

AVO 3 FARMACOLOGIA

  1. Leia o trecho a seguir:
  2. “A depressão e os transtornos de ansiedade são as doenças mentais mais comuns, acometendo mais de 10-15% da população em algum período de suas vidas. Com advento de fármacos mais seletivos e seguros, o uso de antidepressivos e ansiolíticos mudou do domínio da psiquiatria para outras especialidades clínicas, incluindo o atendimento primário.”
  3. Fonte: HILAL-DANDAN, R.; BRUNTON, L. Manual de farmacologia e terapêutica de Goodman & Gilman. Porto Alegre: AMGH, 2015.
  4. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a farmacologia dos antidepressivos, analise as afirmativas a seguir:

  5. I. De acordo com a teoria das monoaminas, a depressão é causada pelo déficit funcional de transmissores como a norepinefrina e 5-hidroxitriptamina.
  6. II. Pela teoria neurotrófica, a depressão está associada ao aumento dos níveis do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF).
  7. III. A bupropiona é um antidepressivo que inibe seletivamente a recaptação de serotonina e sem efeito sobre a recaptação de dopamina.
  8. IV. A trazodona é um antagonista do receptor de monoamina, mais especificamente dos receptores 5-HT2, porém, não é seletivo.

  9. Está correto apenas o que se afirma em:
  10. I e II.
  11. I e III.
  12. II e III.
  13. I e IV.
  14. II e IV.


💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais