Buscar

Aplicações da Epidemiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Epidemiologia 03:
Aplicações da Epidemiologia:
· Descrever as condições de saúde da população;
· Investigar os fatores determinantes da situação de saúde;
· Avaliar o impacto das ações para alterar a situação de saúde.
Todas estas aplicações fornecem subsídios para auxiliar nas decisões a nível individual ou coletivo. A lei 8080/90 que regulamenta o SUS no art.7 parágrafo VII recomenda:
“Utilização da Epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e orientação programática”.
Determinantes Sociais de Saúde – DSS: 
· São "as características sociais dentro das quais a vida transcorre” (Tarlov1996).
· Não são uma rede de causalidade e sim um complexo de fenômenos sociais interligados que produz em riscos diferenciados à saúde de comunidades e indivíduos.
· Por exemplo, macro indicadores sociais como a riqueza de um país por si só não explicam situação de saúde da população.
· Uma vez superado um determinado limite de crescimento econômico de um país, um crescimento adicional da riqueza não se traduz melhorias significativas das condições de saúde.
· A partir desse nível, o fator mais importante para explicar a situação geral de saúde de um país não é sua riqueza total, mas a maneira como ela se distribui.
Determinantes estruturais: Contextos políticos e econômicos que incluem
· Governança; 
· Políticas macroeconômicas;
· Políticas sociais (mercado de trabalho e emprego, habitação e propriedade da terra), políticas públicas (educação, saúde, proteção social); 
· A cultura que molda os valores sociais-posição socioeconômica que influi nas desigualdades de classe social, etnia, gênero, educação, acesso a trabalho e renda.
Determinantes intermediários: 
· Circunstâncias materiais da vida (condições de trabalho, habitação, acesso a alimentos); 
· Sistema de saúde; 
· Fatores comportamentais e biológicos; 
· Fatores psicossociais. 
Formas de distribuição das doenças na população:
Endemia: Qualquer doença de causa e atuação local, temporalmente limitada e habitualmente presente entre os membros de uma população.
Exemplo: A febre amarela na Amazônia.
Epidemia: Quando os números de casos sobem de maneira brusca, atingindo outras regiões, ou seja, vai se espalhando para outros lugares além daquele em que foram inicialmente identificados. 
Exemplo: Um bairro está tendo endemia de dengue, mas esta vai passando de um único bairro para vários bairros de uma cidade.
Aspectos diferenciais das epidemias:
· Epidemia explosiva: alta velocidade de progressão, atingindo o pico de incidência em um curto período, declinado logo a seguir, em comunidade altamente suscetível. Ex: intoxicação alimentar.
· Epidemia lenta: a velocidade da etapa inicial é muito lenta. Pode ocorrer com doenças cujos agentes têm baixa resistência ao meio exterior ou populações altamente resistentes ou imunes. Ex: Doenças de longo período de incubação (duração entre a exposição inicial e o início de sintomas da doença).
· Epidemia progressiva ou propagada: transmissão direta pessoa-pessoa ou por vetores. Ex: doenças transmissíveis do tipo respiratório, por vetores e as ISTs.
· Epidemia por fonte comum: não existe propagação de doença pessoa a pessoa, todos os afetados devem ter tido acesso direto ao veículo disseminador.
Pandemia: Distribuição de uma doença por vários continentes.Obs: surto é quando acontece um repentino e inesperado aumento de casos de uma doença em uma determinada região, comunidade ou estação do ano.
Exemplo: Covid.
Vetor e iniquidade: 
O vetor é um agente transportador do parasita que irá carrear o parasita externamente ao seu corpo. 
No vetor que não ocorre a multiplicação do parasita, é classificado como vetor mecânico, se ocorrer a multiplicação é vetor biológico.

Outros materiais