Logo Passei Direto
Buscar

uninassu al 2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A tendinopatia é comum no meio esportivo, e ocorre quando o tendão é forçado repetitivamente até a incapacidade de aguentar a tensão, provocando o aparecimento de lesões.
Vimos que a tendinopatia é uma condição comum no meio esportivo. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Tendinopatia é uma inflamação no tendão de Aquiles, e ocorre principalmente devido ao intenso contato entre os jogadores.
II. ( ) Os fatores que aumentam o risco de ocorrência de tendinopatia são a hipervascularização do tendão, o retro pé varo, o calçado inadequado e o tipo de terreno.
III. ( ) A tendinopatia consiste em uma lesão inflamatória causada por estresse ou processo repetitivo.
IV. ( ) Os sintomas da tendinite são dores, inflamação, edema, calosidades e dores nos joelhos.
1. Incorreta: V, V, V, F.
2. F, F, F, V.
3. F, V, V, F.
4. V, V, F, F.
5. F, V, F, V.

A prática excessiva de balé frequentemente gera diversos tipos de alterações osteomioarticulares, que acometem, além dos pés, os tornozelos, joelhos e coluna vertebral.
Considerando essa afirmação e o conteúdo estudado, podemos dizer que os fatores de risco em bailarinas são, principalmente:
1. sapatilha rígidas ou finas, que não protegem ou estabilizam os pés, a prática por muitos anos e intensidade de treinamentos e competições.
2. intensidade de treinamentos e competições, treinamentos inadequados, sapatilhas grandes e deformações hereditárias.
3. sapatilhas rígidas e finas, com pontas redondas, de algodão, sem acolchoamento.
4. sapatilhas finas, que não protegem ou estabilizam os pés, a prática por muitos anos e alimentação inadequada.
5. Incorreta: sapatilhas rígidas, deformações hereditárias nos pés, intensidade de treinamentos e competições e treinamento inadequado.

As lesões são feridas que podem ser simples ou bastante complexas, podendo levar à morte. Podem ser classificadas em inflamatórias, articulares, ósseas, musculares e ligamentares.
Assim, relacione as lesões a seguir com suas respectivas características.
1) Lesões inflamatórias.
2) Lesões articulares.
3) Lesões ósseas.
4) Lesões musculares.
5) Lesões ligamentares.
( ) Podem ser causadas por trauma ou sobrecarga, com prevalência de lesões crônicas. As causas mais comuns de ocorrência são o excesso de treinamento, a carência de alongamentos compensatórios, o excesso de força e a falta de flexibilidade.
( ) Envolvem principalmente fraturas por estresse, podendo ter origem traumática ou de sobrecarga. Algumas causas podem ser o nível de condicionamento e de exigência física, características biomecânicas anormais, atividade de uso repetitivo, técnicas de treinamento inapropriadas e calçado inadequado.
( ) São comuns em atletas de alto rendimento, devido ao peso que acomete o membro, distensão muscular e no tendão, além do uso excessivo. A lesão geralmente ocorre por trauma e com sintomas agudos.
( ) Causadas por sobrecarga ou uso repetitivo. Podem ser crônicas, como a tendinite, as fraturas por estresse e as entorses. Os fatores que aumentam o risco de ocorrência são mudanças no treinamento, crescimento corporal, falta recuperação de lesão prévia e treinamento inadequado.
( ) Envolvem danos a um ligamento que fornece suporte às articulações. São conhecidas como entorses, uma das lesões mais comuns no esporte. Os sintomas geralmente são dor, derrame e edema.

Inúmeros estudos revelam que a prática constante da atividade física traz inúmeros benefícios ao indivíduo, incluindo a diminuição do risco de surgimento de várias doenças sistêmicas.
A partir dessa informação e do conteúdo estudado, podemos dizer que são doenças sistêmicas atenuadas pela atividade física regular:
1. hiperlipoproteinemia, hipotireoidismo, reumatismo e hipertensão.
2. febre reumática, síndrome da unha amarela, diabetes e hipertensão.
3. diabetes, hipertensão, artrite reumatoide e osteoartrite.
4. febre reumática, artroses, AIDS, diabetes e hipertensão.
5. Incorreta: diabetes, artrite reumatoide, osteoartrite, reumatismo e hiperlipoproteinemia.

Deformidades nos joelhos, conhecidas como varismo e valgismo, geram alterações biomecânicas sérias nos pés, podendo gerar fraturas ou mesmo lesões mais graves.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado, analise as denominações das deformações no pé e associe-as a suas respectivas ilustrações.
1) Pé valgo.
2) Pé varo.
3) Pé plano.
4) Pé cavo.

A artrite reumatoide e a artrose estão entre as principais doenças reumáticas que acometem os atletas esportivos em geral. Tais doenças podem se agravar e provocar grandes riscos à saúde do jogador.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as características da artrite, do reumatismo e da artrose, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As doenças reumáticas afetam as cartilagens e articulações, mas também alguns órgãos internos.
II. ( ) A artrose é uma doença autoimune que altera a cartilagem das articulações. Possui origem hereditária, mas também ocorre devido ao envelhecimento, movimentos repetitivos e treino inadequado.
III. ( ) A artrite reumatoide consiste em uma inflamação nas articulações devido a defesa imunológica do próprio corpo. É mais rara que a artrose e de origem hereditária.
IV. ( ) A artrite e osteoartrite causam dores e deformação nas articulações, rigidez nas juntas, limitação na movimentação e vermelhidão no local afetado.

As lesões podem se apresentar de forma aguda ou crônica. As lesões agudas ocorrem com maior frequência, e sua gravidade é menos pronunciada que a das lesões crônicas, que apresentam complicações pela continuidade da patologia.
Assim, analise as afirmativas a seguir sobre os conceitos de lesão crônica e aguda.
I. A lesão aguda ocorre de forma inesperada, enquanto se realiza uma atividade física, gerando dor, inchaço e diminuição no desempenho do atleta.
II. A lesão crônica permanece lesionada por maior tempo, com a prevalência de dor e desconforto no local afetado.
III. A lesão crônica é denominada como aquelas que são mais graves e que geram, posteriormente, outras lesões mais preocupantes no mesmo local.
IV. A lesão aguda ocorre quando uma lesão acontece em um local do corpo do atleta bastante utilizado em atividades físicas, como os pés e o peitoral.
1. II e IV.
2. I e II.
3. III e IV.
4. I e IV.
5. Incorreta: I e III.

As lesões podem ocorrer com mais frequência e intensidade nos atletas, que realizam exercícios mais intensos com maior frequência, que nas pessoas sedentárias, que se exercitam esporadicamente.
A partir dessa informação e do conteúdo estudado sobre lesões, podemos dizer que as lesões ocorrerem com maior frequência em atletas porque:
1. atletas frequentemente apresentam impactos bruscos entre eles, realizam mais exercícios físicos e esforços repetitivos, ficando menos predispostos a fatores intrínsecos e extrínsecos.
2. as pessoas que realizam atividades esportivas esporádicas possuem um apoio profissional em treinamentos e jogos, diferentemente dos atletas profissionais.
3. atletas esporádicos frequentemente possuem uma maior preocupação com o risco de lesões e, por isso, são comumente acompanhados por especialistas.
4. Incorreta: os atletas realizam grandes esforços geralmente de forma errônea, assim como a preparação física antes de jogos, que tensiona a musculatura inferior.
5. os atletas utilizam muito mais a musculatura corporal do que as pessoas sedentárias. Além disso, frequentemente estão propensos à fadiga muscular e a terem um choque intenso por contato.

Lesões ligamentares envolvem danos a um ligamento que fornece suporte a articulações especificas, ocorrendo frequentemente quando há aplicação de estresse na articulação.
As lesões ligamentares podem ser de dois tipos: as que ocorrem a partir de uma tensão aplicada no tornozelo, levando à hiperdistensão dos ligamentos, e as que podem aparecer como uma simples lesão ou através da ruptura dos ligamentos laterais do tornozelo. Os dois tipos de lesões ligamentares apresentadas são, respectivamente:
1. tendinites/ tendinites no tornozelo.
2. entorses/ entorses eversas.
3. Incorreta: ligações articulares/ entorses.
4. entorses/ tendinites.
5. entorses/ entorses por inversão.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A tendinopatia é comum no meio esportivo, e ocorre quando o tendão é forçado repetitivamente até a incapacidade de aguentar a tensão, provocando o aparecimento de lesões.
Vimos que a tendinopatia é uma condição comum no meio esportivo. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Tendinopatia é uma inflamação no tendão de Aquiles, e ocorre principalmente devido ao intenso contato entre os jogadores.
II. ( ) Os fatores que aumentam o risco de ocorrência de tendinopatia são a hipervascularização do tendão, o retro pé varo, o calçado inadequado e o tipo de terreno.
III. ( ) A tendinopatia consiste em uma lesão inflamatória causada por estresse ou processo repetitivo.
IV. ( ) Os sintomas da tendinite são dores, inflamação, edema, calosidades e dores nos joelhos.
1. Incorreta: V, V, V, F.
2. F, F, F, V.
3. F, V, V, F.
4. V, V, F, F.
5. F, V, F, V.

A prática excessiva de balé frequentemente gera diversos tipos de alterações osteomioarticulares, que acometem, além dos pés, os tornozelos, joelhos e coluna vertebral.
Considerando essa afirmação e o conteúdo estudado, podemos dizer que os fatores de risco em bailarinas são, principalmente:
1. sapatilha rígidas ou finas, que não protegem ou estabilizam os pés, a prática por muitos anos e intensidade de treinamentos e competições.
2. intensidade de treinamentos e competições, treinamentos inadequados, sapatilhas grandes e deformações hereditárias.
3. sapatilhas rígidas e finas, com pontas redondas, de algodão, sem acolchoamento.
4. sapatilhas finas, que não protegem ou estabilizam os pés, a prática por muitos anos e alimentação inadequada.
5. Incorreta: sapatilhas rígidas, deformações hereditárias nos pés, intensidade de treinamentos e competições e treinamento inadequado.

As lesões são feridas que podem ser simples ou bastante complexas, podendo levar à morte. Podem ser classificadas em inflamatórias, articulares, ósseas, musculares e ligamentares.
Assim, relacione as lesões a seguir com suas respectivas características.
1) Lesões inflamatórias.
2) Lesões articulares.
3) Lesões ósseas.
4) Lesões musculares.
5) Lesões ligamentares.
( ) Podem ser causadas por trauma ou sobrecarga, com prevalência de lesões crônicas. As causas mais comuns de ocorrência são o excesso de treinamento, a carência de alongamentos compensatórios, o excesso de força e a falta de flexibilidade.
( ) Envolvem principalmente fraturas por estresse, podendo ter origem traumática ou de sobrecarga. Algumas causas podem ser o nível de condicionamento e de exigência física, características biomecânicas anormais, atividade de uso repetitivo, técnicas de treinamento inapropriadas e calçado inadequado.
( ) São comuns em atletas de alto rendimento, devido ao peso que acomete o membro, distensão muscular e no tendão, além do uso excessivo. A lesão geralmente ocorre por trauma e com sintomas agudos.
( ) Causadas por sobrecarga ou uso repetitivo. Podem ser crônicas, como a tendinite, as fraturas por estresse e as entorses. Os fatores que aumentam o risco de ocorrência são mudanças no treinamento, crescimento corporal, falta recuperação de lesão prévia e treinamento inadequado.
( ) Envolvem danos a um ligamento que fornece suporte às articulações. São conhecidas como entorses, uma das lesões mais comuns no esporte. Os sintomas geralmente são dor, derrame e edema.

Inúmeros estudos revelam que a prática constante da atividade física traz inúmeros benefícios ao indivíduo, incluindo a diminuição do risco de surgimento de várias doenças sistêmicas.
A partir dessa informação e do conteúdo estudado, podemos dizer que são doenças sistêmicas atenuadas pela atividade física regular:
1. hiperlipoproteinemia, hipotireoidismo, reumatismo e hipertensão.
2. febre reumática, síndrome da unha amarela, diabetes e hipertensão.
3. diabetes, hipertensão, artrite reumatoide e osteoartrite.
4. febre reumática, artroses, AIDS, diabetes e hipertensão.
5. Incorreta: diabetes, artrite reumatoide, osteoartrite, reumatismo e hiperlipoproteinemia.

Deformidades nos joelhos, conhecidas como varismo e valgismo, geram alterações biomecânicas sérias nos pés, podendo gerar fraturas ou mesmo lesões mais graves.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado, analise as denominações das deformações no pé e associe-as a suas respectivas ilustrações.
1) Pé valgo.
2) Pé varo.
3) Pé plano.
4) Pé cavo.

A artrite reumatoide e a artrose estão entre as principais doenças reumáticas que acometem os atletas esportivos em geral. Tais doenças podem se agravar e provocar grandes riscos à saúde do jogador.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as características da artrite, do reumatismo e da artrose, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As doenças reumáticas afetam as cartilagens e articulações, mas também alguns órgãos internos.
II. ( ) A artrose é uma doença autoimune que altera a cartilagem das articulações. Possui origem hereditária, mas também ocorre devido ao envelhecimento, movimentos repetitivos e treino inadequado.
III. ( ) A artrite reumatoide consiste em uma inflamação nas articulações devido a defesa imunológica do próprio corpo. É mais rara que a artrose e de origem hereditária.
IV. ( ) A artrite e osteoartrite causam dores e deformação nas articulações, rigidez nas juntas, limitação na movimentação e vermelhidão no local afetado.

As lesões podem se apresentar de forma aguda ou crônica. As lesões agudas ocorrem com maior frequência, e sua gravidade é menos pronunciada que a das lesões crônicas, que apresentam complicações pela continuidade da patologia.
Assim, analise as afirmativas a seguir sobre os conceitos de lesão crônica e aguda.
I. A lesão aguda ocorre de forma inesperada, enquanto se realiza uma atividade física, gerando dor, inchaço e diminuição no desempenho do atleta.
II. A lesão crônica permanece lesionada por maior tempo, com a prevalência de dor e desconforto no local afetado.
III. A lesão crônica é denominada como aquelas que são mais graves e que geram, posteriormente, outras lesões mais preocupantes no mesmo local.
IV. A lesão aguda ocorre quando uma lesão acontece em um local do corpo do atleta bastante utilizado em atividades físicas, como os pés e o peitoral.
1. II e IV.
2. I e II.
3. III e IV.
4. I e IV.
5. Incorreta: I e III.

As lesões podem ocorrer com mais frequência e intensidade nos atletas, que realizam exercícios mais intensos com maior frequência, que nas pessoas sedentárias, que se exercitam esporadicamente.
A partir dessa informação e do conteúdo estudado sobre lesões, podemos dizer que as lesões ocorrerem com maior frequência em atletas porque:
1. atletas frequentemente apresentam impactos bruscos entre eles, realizam mais exercícios físicos e esforços repetitivos, ficando menos predispostos a fatores intrínsecos e extrínsecos.
2. as pessoas que realizam atividades esportivas esporádicas possuem um apoio profissional em treinamentos e jogos, diferentemente dos atletas profissionais.
3. atletas esporádicos frequentemente possuem uma maior preocupação com o risco de lesões e, por isso, são comumente acompanhados por especialistas.
4. Incorreta: os atletas realizam grandes esforços geralmente de forma errônea, assim como a preparação física antes de jogos, que tensiona a musculatura inferior.
5. os atletas utilizam muito mais a musculatura corporal do que as pessoas sedentárias. Além disso, frequentemente estão propensos à fadiga muscular e a terem um choque intenso por contato.

Lesões ligamentares envolvem danos a um ligamento que fornece suporte a articulações especificas, ocorrendo frequentemente quando há aplicação de estresse na articulação.
As lesões ligamentares podem ser de dois tipos: as que ocorrem a partir de uma tensão aplicada no tornozelo, levando à hiperdistensão dos ligamentos, e as que podem aparecer como uma simples lesão ou através da ruptura dos ligamentos laterais do tornozelo. Os dois tipos de lesões ligamentares apresentadas são, respectivamente:
1. tendinites/ tendinites no tornozelo.
2. entorses/ entorses eversas.
3. Incorreta: ligações articulares/ entorses.
4. entorses/ tendinites.
5. entorses/ entorses por inversão.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
/1
A tendinopatia é comum no meio esportivo, e ocorre quando o tendão é forçado repetitivamente até a incapacidade de aguentar a tensão, provocando o aparecimento de lesões.
Vimos que a tendinopatia é uma condição comum no meio esportivo. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Tendinopatia é uma inflamação no tendão de Aquiles, e ocorre principalmente devido ao intenso contato entre os jogadores.
II. ( ) Os fatores que aumentam o risco de ocorrência de tendinopatia são a hipervascularização do tendão, o retro pé varo, o calçado inadequado e o tipo de terreno.
III. ( ) A tendinopatia consiste em uma lesão inflamatória causada por estresse ou processo repetitivo.
IV. ( ) Os sintomas da tendinite são dores, inflamação, edema, calosidades e dores nos joelhos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
V, V, V, F.
2. 
F, F, F, V.
3. 
F, V, V, F.
Resposta correta
4. 
V, V, F, F.
5. 
F, V, F, V.
2. Pergunta 2
/1
A prática excessiva de balé frequentemente gera diversos tipos de alterações osteomioarticulares, que acometem, além dos pés, os tornozelos, joelhos e coluna vertebral.
Considerando essa afirmação e o conteúdo estudado, podemos dizer que os fatores de risco em bailarinas são, principalmente:
Ocultar opções de resposta 
1. 
sapatilha rígidas ou finas, que não protegem ou estabilizam os pés, a prática por muitos anos e intensidade de treinamentos e competições.
Resposta correta
2. 
intensidade de treinamentos e competições, treinamentos inadequados, sapatilhas grandes e deformações hereditárias.
3. 
sapatilhas rígidas e finas, com pontas redondas, de algodão, sem acolchoamento.
4. 
sapatilhas finas, que não protegem ou estabilizam os pés, a prática por muitos anos e alimentação inadequada.
5. Incorreta: 
sapatilhas rígidas, deformações hereditárias nos pés, intensidade de treinamentos e competições e treinamento inadequado.
3. Pergunta 3
/1
As lesões são feridas que podem ser simples ou bastante complexas, podendo levar à morte. Podem ser classificadas em inflamatórias, articulares, ósseas, musculares e ligamentares.
Assim, relacione as lesões a seguir com suas respectivas características.
1) Lesões inflamatórias.
2) Lesões articulares.
3) Lesões ósseas.
4) Lesões musculares.
5) Lesões ligamentares.
( ) Podem ser causadas por trauma ou sobrecarga, com prevalência de lesões crônicas. As causas mais comuns de ocorrência são o excesso de treinamento, a carência de alongamentos compensatórios, o excesso de força e a falta de flexibilidade.
( ) Envolvem principalmente fraturas por estresse, podendo ter origem traumática ou de sobrecarga. Algumas causas podem ser o nível de condicionamento e de exigência física, características biomecânicas anormais, atividade de uso repetitivo, técnicas de treinamento inapropriadas e calçado inadequado.
( ) São comuns em atletas de alto rendimento, devido ao peso que acomete o membro, distensão muscular e no tendão, além do uso excessivo. A lesão geralmente ocorre por trauma e com sintomas agudos.
( ) Causadas por sobrecarga ou uso repetitivo. Podem ser crônicas, como a tendinite, as fraturas por estresse e as entorses. Os fatores que aumentam o risco de ocorrência são mudanças no treinamento, crescimento corporal, falta recuperação de lesão prévia e treinamento inadequado.
( ) Envolvem danos a um ligamento que fornece suporte às articulações. São conhecidas como entorses, uma das lesões mais comuns no esporte. Os sintomas geralmente são dor, derrame e edema.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Mostrar opções de resposta 
4. Pergunta 4
/1
Inúmeros estudos revelam que a prática constante da atividade física traz inúmeros benefícios ao indivíduo, incluindo a diminuição do risco de surgimento de várias doenças sistêmicas.
A partir dessa informação e do conteúdo estudado, podemos dizer que são doenças sistêmicas atenuadas pela atividade física regular:
Ocultar opções de resposta 
1. 
hiperlipoproteinemia, hipotireoidismo, reumatismo e hipertensão.
2. 
febre reumática, síndrome da unha amarela, diabetes e hipertensão.
3. 
diabetes, hipertensão, artrite reumatoide e osteoartrite.
Resposta correta
4. 
febre reumática, artroses, AIDS, diabetes e hipertensão. 
5. Incorreta: 
diabetes, artrite reumatoide, osteoartrite, reumatismo e hiperlipoproteinemia.
5. Pergunta 5
/1
Deformidades nos joelhos, conhecidas como varismo e valgismo, geram alterações biomecânicas sérias nos pés, podendo gerar fraturas ou mesmo lesões mais graves.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado, analise as denominações das deformações no pé e associe-as a suas respectivas ilustrações.
1) Pé valgo.
2) Pé varo.
3) Pé plano.
4) Pé cavo.
( )
BQ2_Patologia_Geral_Do_Membro_Inferior_16.1.JPG
( )
BQ2_Patologia_Geral_Do_Membro_Inferior_16.2.JPG
( )
BQ2_Patologia_Geral_Do_Membro_Inferior_16.3.JPG
( )
BQ2_Patologia_Geral_Do_Membro_Inferior_16.4.JPG
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Mostrar opções de resposta 
6. Pergunta 6
/1
A artrite reumatoide e a artrose estão entre as principais doenças reumáticas que acometem os atletas esportivos em geral. Tais doenças podem se agravar e provocar grandes riscos à saúde do jogador. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as características da artrite, do reumatismo e da artrose, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As doenças reumáticas afetam as cartilagens e articulações, mas também alguns órgãos internos.
II. ( ) A artrose é uma doença autoimune que altera a cartilagem das articulações. Possui origem hereditária, mas também ocorre devido ao envelhecimento, movimentos repetitivos e treino inadequado.
III. ( ) A artrite reumatoide consiste em uma inflamação nas articulações devido a defesa imunológica do próprio corpo. É mais rara que a artrose e de origem hereditária. 
IV. ( ) A artrite e osteoartrite causam dores e deformação nas articulações, rigidez nas juntas, limitação na movimentação e vermelhidão no local afetado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Mostrar opções de resposta 
7. Pergunta 7
/1
As lesões podem se apresentar de forma aguda ou crônica. As lesões agudas ocorrem com maior frequência, e sua gravidade é menos pronunciada que a das lesões crônicas, que apresentam complicações pela continuidade da patologia.
Assim, analise as afirmativas a seguir sobre os conceitos de lesão crônica e aguda.
I. A lesão aguda ocorre de forma inesperada, enquanto se realiza uma atividade física, gerando dor, inchaço e diminuição no desempenho do atleta.
II. A lesão crônica permanece lesionada por maior tempo, com a prevalência de dor e desconforto no local afetado.
III. A lesão crônica é denominada como aquelas que são mais graves e que geram, posteriormente, outras lesões mais preocupantes no mesmo local.
IV. A lesão aguda ocorre quando uma lesão acontece em um local do corpo do atleta bastante utilizado em atividades físicas, como os pés e o peitoral.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV.
2. 
I e II.
Resposta correta
3. 
III e IV.
4. 
I e IV.
5. Incorreta: 
I e III.
8. Pergunta 8
/1
Os atletas frequentemente apresentam um maior risco de lesões, predominantemente nos membros inferiores, como o pé e o tornozelo. Isso ocorre devido à frequência dos exercícios e ao grande esforço para sua realização.
A partir dessa informação e do conteúdo estudado sobre lesões, podemos dizer que são mais comuns entre os atletas:
Mostrar opções de resposta 
9. Pergunta 9
/1
As lesões podem ocorrer com mais frequência e intensidade nos atletas, que realizam exercícios mais intensos com maior frequência, que nas pessoas sedentárias, que se exercitam esporadicamente.
A partir dessa informação e do conteúdo estudado sobre lesões, podemos dizer que aslesões ocorrerem com maior frequência em atletas porque:
Ocultar opções de resposta 
1. 
atletas frequentemente apresentam impactos bruscos entre eles, realizam mais exercícios físicos e esforços repetitivos, ficando menos predispostos a fatores intrínsecos e extrínsecos.
2. 
as pessoas que realizam atividades esportivas esporádicas possuem um apoio profissional em treinamentos e jogos, diferentemente dos atletas profissionais.
3. 
atletas esporádicos frequentemente possuem uma maior preocupação com o risco de lesões e, por isso, são comumente acompanhados por especialistas.
4. Incorreta: 
os atletas realizam grandes esforços geralmente de forma errônea, assim como a preparação física antes de jogos, que tensiona a musculatura inferior.
5. 
os atletas utilizam muito mais a musculatura corporal do que as pessoas sedentárias. Além disso, frequentemente estão propensos à fadiga muscular e a terem um choque intenso por contato.
Resposta correta
10. Pergunta 10
/1
Lesões ligamentares envolvem danos a um ligamento que fornece suporte a articulações especificas, ocorrendo frequentemente quando há aplicação de estresse na articulação.
As lesões ligamentares podem ser de dois tipos: as que ocorrem a partir de uma tensão aplicada no tornozelo, levando à hiperdistensão dos ligamentos, e as que podem aparecer como uma simples lesão ou através da ruptura dos ligamentos laterais do tornozelo. Os dois tipos de lesões ligamentares apresentadas são, respectivamente:
Ocultar opções de resposta 
1. 
tendinites/ tendinites no tornozelo.
2. 
entorses/ entorses eversas.
3. Incorreta: 
ligações articulares/ entorses.
4. 
entorses/ tendinites.
5. 
entorses/ entorses por inversão

Mais conteúdos dessa disciplina