Buscar

TRABALHO PAPER

Prévia do material em texto

10
 
INTRODUÇÃO A PESQUISA
A PESQUISA COMO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Fábio Rodrigues Faro
Joelma Nascimento Moreira
Márcio Willian Costa Melo
Tayssa Clisney Rodrigues dos Santos
Prof.ª Tayana Suely dos Santos da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnólogo em Segurança no Trabalho – Introdução a Pesquisa
06/09/2018
INTRODUÇÃO A PESQUISA
RESUMO
 A pesquisa vem da necessidade do homem em fazer descobertas e trazer explicações para o que acontece em nosso dia a dia. Desta forma foi procurado trazer de forma resumida os conceitos básicos sobre o que é pesquisa, a forma como deve ser iniciado, planejado e executado. Utilizamos como fonte de pesquisa obras de escritores que tratam do tema específico, normas e conceitos da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas). A elaboração da pesquisa tem início com a escolha do tema e depois disso começa a revisão bibliográfica, seguido pelas justificativas, formulação do problema, determinação dos objetivos, metodologia, organização de um cronograma e definição dos recursos. Muito importante é trazer a realidade da pesquisa para dentro do orçamento disponível e a realidade do pesquisador. Após esta etapa que vem a execução de pesquisa onde se faz a coleta de dados, organização, análise e discussão dos resultados, finalizando com a conclusão. Estruturalmente a forma de apresentar a pesquisa deve conter elementos pré-textuais como: capa, resumo, sumário, etc; elementos textuais como: introdução, desenvolvimento, conclusão, por fim elementos pós-textuais, que consistem em: referências, apêndices e anexos. A maneira como a pesquisa é apresentada deve seguir uma formatação específica de acordo com cada modelo. Finalizando o trabalho podemos concluir que a pesquisa é fundamental para o desenvolvimento humano, seja pelo crescimento pessoal ou pelo apoio a instituições coletivas e melhoria para a população.
PALAVRAS CHAVE: Pesquisa científica. Paper.
1. INTRODUÇÃO 
 Este trabalho analisa o modo explicativo ao leitor entender os conceitos e métodos da pesquisa como ferramentas de aprendizagem. Procura-se sanar dúvidas sobre o que é seus principais conceitos, sua estruturação científica e o modo da elaboração da pesquisa. Foram utilizados diversas fontes para a construção deste trabalho, buscando encontrar de forma ampla e diversificada o melhor conceito para entender de forma introdutória o que é pesquisa.
Desta forma o texto deve ser dividido de maneira lógica. A numeração progressiva de uma pesquisa tem por objetivo organizar as informações, resumindo-as em seções, facilitando a exposição do trabalho e localização dos diversos tópicos nele tratados.
Pesquisar é sinônimo de buscar, procurar. Sob esta perspectiva, pode-se inferir que um trabalho de pesquisa não é uma tarefa reservada à academia de ciência ou a instituições de ensino de uma forma geral. Todos os seres humanos pesquisam, ou seja, buscam ou procuram. No caso de uma graduação, pesquisar é buscar uma resposta para qualquer problema criado em relação ao saber. Pesquisa é portanto, o caminho o caminho para se chegar à ciência, ao conhecimento. 
2. OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é analisar, esclarecer e organizar, isto é, transformar a ideia principal em um verdadeiro plano de ação, visando-se convencer acerca da importância da introdução da pesquisa, isto é, tentar vender este plano de ação. A qualidade do plano de trabalho é fundamental para se avaliar a capacidade de pesquisador de desenvolver bem o projeto proposto, juntamente com sua competência.
3. DESENVOLVIMENTO
Pesquisa é um procedimento sistemático controlado crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.
É o processo através dos quais as pessoas adquirem um novo conhecimento sobre si mesmo ou sobre o mundo em que vivem.
É o modo científico para obter conhecimento da realidade em tudo que existe e pode ser conhecido pela experiência.
3.1 FINALIDADE DA PESQUISA:
-Gerar novas descobertas, conhecimentos e resolver problemas;
-Satisfazer necessidades pessoais;
-Melhorar a qualidade de vida.
3.2 OBJETIVOS DA PESQUISA:
-Aprender escrever de uma maneira relata e científica, utilizando estilos apropriados;
-Responder a questionamentos e resolver problemas;
- Entender as questões básicas de medidas e estatísticas;
-Apreciar uma Ampla variedade de estratégias e técnicas utilizadas na área de estudo.
3.3 TIPOS GERAIS DE PESQUISA:
3.3.1-Pesquisa básica ou resumo de assunto: tipo de pesquisa que reúne e analisa conhecimentos e informações já publicadas sobre o assunto.
3.3.2 Pesquisa aplicada e original: tipo de pesquisa que busca novas conquistas em determinada ciência.
4. CRITÉRIOS PARA SELECIONAR UMA PESQUISA
-Exequibilidade: está dentro dos limites de seus recursos e tempo? Você terá acesso nos participantes exigidos para a amostra?
-Massa crítica: a pesquisa é abrangente e motivante para preencher as exigências? Existe material para escrever?
-Interesse: você está interessado no problema e na solução potencial? A pesquisa está relacionada com a sua carreira? Será útil ao estuda-la?
-Valor teórico: a pesquisa preenche falha na literatura? Os outros conhecerão a sua importância?
-Valor prático: a pesquisa irá melhorar a prática educacional? Os outros profissionais se interessaram pelos resultados? Como consequência, as próprias práticas podem mudar?
5. MÉTODOS CIENTÍFICOS DA PESQUISA
Um conjunto de atividades sistemáticas e racionais que permite alcançar objetivos. Forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, quer seja para estuda-lo ou explica-lo.
5.1 FASES DO MÉTODO DE PESQUISA
5.1 Primeira fase: planejamento:
a) Escolha do assunto ou seleção do tema;
b) Formulação do problema;
c) Construção de hipóteses;
d) Estudos exploratórios: revisão de literatura;
f) Projeto de pesquisa.
5.2 Segunda fase: Execução
a) Procedimentos metodológicos: escolha da técnica e de instrumentos, variáveis;
b) Coleta de dados: seleção da amostra e organização dos dados;
c) Interpretação dos dados: analise, estatísticas, discussão.
5.3 Terceira fase: Divulgação dos resultados
a) Relatório final
6. CIÊNCIA E CONHECIMENTO 
Ciência é a atividade que propõe a aquisição sistemática de conhecimentos sobre a natureza biológica, social e tecnológica com a finalidade de melhoria da qualidade de vida, intelectual e material do ser humano. A ciência pode ser classificada em Biológica(Medicina), Exatas(Engenharia) e Humanas(Psicologia).
A) Conceitos e significados de conhecimento: é um conjunto de dados e relações que um homem carrega consigo e tem a sua pronta disposição num dado momento da sua existência.
É um produto da atividade humana para explicar “por que” e “como” os fenômenos ocorrem, na tentativa de evidenciar os fatos que estão correlacionados, numa visão mais globalizante do que com um simples acontecimento. É sempre a tradução e construção.
B) TIPOS DE CONHECIMENTO
1-Conhecimento filosófico: uma investigação constante e reflexiva que procura conhecer a natureza profunda das coisas utilizando o instrumento exclusivo do raciocínio.
2-Conhecimento teológico ou religioso: baseia-se na fé e na crença em “algo” superior ao ser humano. Eles provem das revelações misteriosas, sendo interpretado como mensagem ou manifestações da divindade.
3-Conhecimento empírico popular: também chamado de popular, é adquirido pela aprendizagem factual, informal ou pela experiência de quotidiano, não se fundamentando em procedimentos metodológicos, pois simplesmente desconhece a rigorosidade dos métodos. Oferece maior concretude nas argumentações e sobretudo pela aproximação prática.
4-Conhecimento científico: procura observar a realidade além de suas aparências superficiais. Contém metodologia, sistematização e procura analisar os fatos a fim de descobrir suas causas e concluir as leis gerais que orientam. Na prática é verificável, demonstrado e testado, explicando com clareza e precisão as relações existentes no esclarecimentode leis gerais e universais válidas para todos os casos da mesma espécie.
CONCLUSÃO
Conclui-se que a pesquisa é um dos pilares das atividades científicas, tendo seu objetivo como, fornecedor do conhecimento para um determinado assunto, ou solução de alguma problemática, o que contribui para o avanço daquele determinado tema, gerando novas descobertas, conhecimentos, produtos e processos. A pesquisa é a atividade nuclear da Ciência e do conhecimento.
REFERÊNCIAS:
ARTIGO, Rae. Revista administração de empresas. 35. Ed. São Paulo: Brasil, 1995
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 7 Ed: São Paulo: Atlas, 2003.
TRUJILLO FERRARI, Alfonso. Metodologia da ciência. 2.ed. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 2. Ed. São Paulo:
SILVA, Aurélio R. A contribuição da Extensão na formação do estudante universitário. 2011.

Continue navegando

Outros materiais