Buscar

AD2_Introdução à Administração_ TURISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
UFRRJ/CEDERJ
CURSO DE LICENCIATURA EM TURISMO AD2 –
Segunda Avaliação à distância – 2021.1
Disciplina: Introdução à Administração
Coordenação: Prof. André Carvalho
Estudo de Caso
Alocando a Pessoa Certa
	Após trabalhar por mais de 25 anos em uma empresa brasileira de equipamentos hidráulicos, o engenheiro Carlos Assunção aposentou-se como gerente do departamento de compras. Antes de ingressar nessa empresa, ele havia trabalhado em outras por cerca de 11 anos.
Este afastamento desencadeou uma série de problemas para o diretor da empresa, o Sr. Marcos Cardeal. Embora houvesse a suposição de que o então assistente de Carlos, o engenheiro Fernando Vasconcellos, estivesse devidamente preparado para substituí-lo, a realidade revelou o contrário.
	A fim de solucionar esse problema, a empresa contratou externamente o engenheiro Júlio Caldas para gerenciar o departamento de compras, ao mesmo tempo em que o engenheiro Fernando era transferido para outra área da empresa.
	Com a admissão do engenheiro Caldas, observou-se que, em pouco tempo, o departamento voltou a exibir certa eficiência do ponto de vista técnico. Ocorre, porém, que esse engenheiro nunca havia exercido posições de natureza administrativa e passou a exibir atitudes altamente controladoras, interferindo no processo de trabalho dos compradores, centralizando decisões, demonstrando certa arrogância diante de seus subordinados. Pouco a pouco, revelou ser técnico competente, mas péssimo gerente: os empregados começaram a conflitar entre si, a desmotivação às tarefas passou a ser alta, o absenteísmo aumentou.
	O Sr. Marcos, diretor da empresa, convidou você, na condição de Consultor Organizacional, para explicar algumas questões e propor solução para evitar que tais desacertos se repitam no futuro.
QUESTÕES:
1. Explique os erros cometidos pela empresa, do ponto de vista do seu conhecimento sobre a elaboração do perfil profissiográfico.
R: O erro cometido pela empresa na contratação de uma pessoa que não é qualificada para o cargo. A empresa deveria oferecer treinamento para o contratado ou aproveitar um funcionário do setor que já tivesse habilidades para o cargo e lhe dar uma promoção. O erro de muitas empresas é justamente esse, preferem contratar um novo funcionário com cursos e estudo ao dar valor a seus funcionários “talentosos”. Outro erro cometido, foi analisar mais o candidato. Suas habilidades e competência para o cargo. Apenas conhecimento técnico não qualifica um funcionário para o cargo.
2. Com relação à contratação do novo Gerente de Compras, sugira algumas possíveis motivações para a empresa ter adotado o modelo de recrutamento externo.
R: Buscar alguém pronto para o cargo. Uma pessoa que já tenha experiência, conhecimento e capacidade de uma boa liderança. O que pode ser uma coisa boa ou não para a empresa. Muitas vezes, fica caro para a empresa ter que qualificar um já funcionário. Uma série de fatores além do custo pode ser apontado, como ter medo de perder o funcionário a pós a qualificação. O que nem sempre acontece. 
3. Aponte e comente alguns erros ou ineficiências gerais de Gestão de Pessoas encontrados no caso, de acordo com o que foi estudado.
R: Não foi feito testes de aptidão. Fazer um bom analise do currículo e comportamento do contratado em empresas anteriores. Fazer um teste de experiência (como o mesmo atuará como líder). O novo gerente não conhecia o dia a dia da empresa.
4. Qual(is) etapa(s) do processo seletivo teria(m) sido mais indicada(s) para diagnosticar a insuficiência do novo funcionário? Justifique.
R: A meu ver, duas etapas seriam cruciais para diagnosticar a insuficiência do candidato, o teste de personalidade e a entrevista. Neste caso, o candidato iriá passar bem pelas etapas anteriores a essa. No texto, fica bem claro que as dificuldades do candidato eram comportamentais, apesar de ter formação técnica para o cargo. Ambas as etapas pode definir com mais clareza como o candidato ira evoluir na função. 
5. De acordo com o que foi estudado, “a função treinamento é realizada para atender, pelo menos, quatro tipos de necessidades”: a) transmissão de informações, b) formação de conceitos, c) adequação de atitudes e d) desenvolvimento de habilidades e competências. Qual desses quatro tipos de necessidades seria o caso a ser considerado no caso, a fim de reparar o erro de alocação de pessoal? Justifique.
R: Adequação de atitudes. Pois, iriá evitar que as questões de insubordinação e falta de liderança do gestor em questão. O treinamento neste caso resolveria em muito o problema da empresa.
Referências: 
 CARVALHO, André Luís. Gestão de pessoas. Aula 11. CEDERJ.
file:///C:/Users/D%C3%A9bora/Downloads/Aula%2011%20(9).pdf Acesso em: 04/06/2021.

Continue navegando