Buscar

Auditoria aula 10

Prévia do material em texto

1.
		Yeh, Lee e Ko (2002) declararam que uma das maiores contribuições da governança corporativa inclui o aumento da performance operacional e a prevenção contra fraudes. Eles estão corretos?
	
	
	
	Não.
	
	
	Como assim?
	
	
	Lógico que não.
	
	
	Sim.
	
	
	Parcialmente, sim.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Na ausência de práticas contábeis estabelecidas, o auditor independente deve: I - Buscar outras fontes possíveis, como, normas legais ou regulamentares definidas por agências/órgãos reguladores II ¿ Fazer constar o fato, de forma detalhada, no seu relatório da auditoria independente III ¿ Informar a situação imediatamente ao CRC
	
	
	
	Está correta a afirmativa II
	
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e III
	
	
	Está correta a afirmativa III
	
	
	Estão corretas as afirmativas I e II
	
	
	Está correta a afirmativa I
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em relação aos relatórios de auditoria podemos afirmar: I - Devem ser exatos e objetivos II ¿ A objetividade não é um princípio fundamental III- Devem ser realizados dentro da ética profissional de auditoria independente
	
	
	
	Estão corretas as afirmativas I e III
	
	
	Estão corretas as afirmativas I e II
	
	
	Está correta somente a afirmativa I, II e III
	
	
	Está correta a afirmativa III
	
	
	Está correta a afirmativa II
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Analise o conceito a seguir e assinale a opção que o completa corretamente: De acordo com o Comitê das Organizações Patrocinadoras (COSO), _________________ é um processo que serve para melhorar o desempenho operacional, aumentar a confiança nas informações contábeis e financeiras e garantir o respeito às regras estabelecidas.
	
	
	
	o controle externo
	
	
	a auditoria operacional
	
	
	o controle interno
	
	
	a auditoria governamental
	
	
	a auditoria interna
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Após sucessivos escândalos que aconteceram no início dos anos 2000, o governo americano aprovou uma lei com o objetivo de erradicar a manipulação das informações financeiras. A referida lei foi denominada:
	
	
	
	Lei Sarbanes-Oxley
	
	
	Lei Enron
	
	
	Lei Tyco
	
	
	Lei WordlCom
	
	
	Lei Arthur Andersen
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Consoante o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Ao descobrir um erro ou fraude, o parecer do auditor deverá, necessariamente, conter, pelo menos, uma ressalva, através do parecer com ressalva.
	
	
	O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.
	
	
	Se, porventura, o auditor julgar-se incompetente para realizar um serviço de auditoria de demonstrações contábeis, pode ele recomendar um auditor capacitado. Nesse caso, ao cobrar alguma remuneração pela indicação, não estará infringindo nenhuma norma, desde que o profissional indicado seja capaz e esteja regular perante o Conselho Regional de Contabilidade.
	
	
	Ao descobrir um erro ou fraude, o parecer do auditor deverá, necessariamente, ser emitido na modalidade ( parecer adverso).
	
	
	A auditoria de demonstrações contábeis pode ser exercida por técnicos de contabilidade (sem graduação na área), desde que tenham mais de 5 anos de experiência, devidamente comprovada.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Se o auditor independente não puder utilizar os trabalhos de outros auditores e, também, não tiver condições de aplicar procedimentos adicionais suficientes nas demonstrações contábeis de coligadas ou controladas, por eles auditadas, o seu procedimento técnico deve ser o de emitir parecer contendo
	
	
	
	parágrafo de ênfase ou abstenção de opinião
	
	
	ressalva ou opinião negativa.
	
	
	abstenção de opinião ou opinião negativa
	
	
	ressalva ou abstenção de opinião
	
	
	parágrafo de ênfase ou ressalva
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Depois de citar todos os pontos legais que devem ser considerados no parágrafo de opinião, é o momento de o auditor expressar a opinião propriamente dita, a qual pode ser:
	
	
	
	Sem responsabilização.
	
	
	Com responsabilização.
	
	
	Sem modificação.
	
	
	Cooperativo.
	
	
	Denunciante.
	
Explicação:
O Relatório sem Modificação (sem ressalvas) ocorre quando o relatório não possui modificações e também é chamado de relatório limpo, a emissão está condicionada ao auditor ter executado todos os procedimentos de auditoria que tenha julgado como necessários e não tenha encontrado qualquer fato que pudesse influenciar a opinião sobre as demonstrações auditadas.

Mais conteúdos dessa disciplina