Exemplo de Trabalho COMPLETO #2
30 pág.

Exemplo de Trabalho COMPLETO #2

Disciplina:PRINCIPIOS DE MARKETING53 materiais3.107 seguidores
Pré-visualização5 páginas
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA:

The Vinny’s Lanches LTDA há 15 anos atua no ramo de lanchonetes. A organização conta com 105 funcionários e 4 sócios, alocados de acordo com as necessidades de cada uma das quatro lojas e da unidade de fabricação. Esta última, localizada em Jacarepaguá, é dividida em dois setores de produção: padaria e confeitaria, e é responsável pelo abastecimento de todas as lojas.

A rede possui, no total, quatro lojas localizadas no Estado do Rio de Janeiro. A matriz se localiza na Barra, as outras localidades são Botafogo, Leblon e Copacabana.

A organização tem uma constante preocupação com a qualidade, higiene e o bem estar dos funcionários e dos clientes.

VISÃO DA EMPRESA:

The Vinny’s deseja se tornar uma empresa de grande porte para que possa competir com concorrentes como o Mc Donald’s, Bob’s e os de menor porte como Bibi Sucos e BB Lanches . Além disso, espera possuir uma grande cadeia de lanchonetes espalhadas pelo Brasil. Essa visão de crescimento tem como base a manutenção do padrão de qualidade para assegurar a satisfação da clientela.

A pretensão da organização é a abertura de mais filiais em lugares como shoppings centers, por exemplo. Para isso estuda-se a possibilidade da abertura de franquias.

VALORES:

Ética/Honestidade: Respeitar as leis vigentes e também as recomendações dos órgãos governamentais de fiscalização

Pontualidade: Honrar os compromissos financeiros no prazo, como o pagamento dos empregados, pagamento de fornecedores, impostos, entre outros.

Igualdade de tratamento. Tratamento igual de todos os funcionários, não havendo distinção em relação à hierarquia da empresa, e facilitando a comunicação dos funcionários aos sócios.

Respeito aos valores individuais: respeitar crenças, credos, opiniões e interesses de todos que trabalham na organização.

MISSÃO:

Fabricar com qualidade e tradição atendendo às expectativas dos clientes

.
Isso se consegue pois a organização sempre procura inovações no atendimento e no cardápio através de sugestões de clientes, além de exigir sempre de seus empregados o mesmo padrão no processo produtivo e a cordialidade com os clientes.

ANÁLISE INTERNA DA ORGANIZAÇÃO:

Estrutura Organizacional

A empresa necessitará adotar uma departamentalização mista para se tornar mais ágil e, consequentemente, mais flexível. Assim, os departamentos existentes terão tanto uma departamentalização funcional quanto uma por projetos para possíveis lançamentos de novos produtos, por exemplo. Com isso, obteremos uma grande interação entre os departamentos, fazendo com que todos os objetivos sejam atingidos de maneira eficiente.

Departamento de Atendimento ao Cliente: este departamento se encarrega de ouvir e responder a dúvidas, críticas e sugestões que os clientes possam ter. Esse serviço é prestado por uma unidade situada na matriz que se encarrega de atender às ligações e responder aos e-mails.

Departamento Pessoal: Este se encarrega tanto da demissão quanto da admissão de novos funcionários. São também responsáveis por motivar e incentivar os funcionários para que o trabalho seja realizado com mais eficiência. Além disso, cursos para especialização dos empregados são oferecidos por este departamento.

Departamento de Produção: sua principal função é controlar todo o processo produtivo, desde a compra de matéria prima até a entrega dos produtos finais às lojas. É também função deste departamento o controle dos estoques.

 Departamento Financeiro: este setor da organização é o responsável por toda a movimentação financeira das lojas, como pagamento de funcionários, contas a pagar, contas a receber e etc.

Departamento de Marketing: apesar de várias pesquisas de mercado serem feitas por empresas especializadas, é este departamento que decidirá como agir no mercado para expor a marca The Vinny´s.

Forças:

Estrutura das Lojas- Oferecemos uma organização física onde há comodidade para os clientes realizarem seus lanches sem maiores transtornos.

Qualidade- Nossa qualidade é conhecida tanto pelos clientes como pelos nossos fornecedores.

Relacionamentos- Excelente relacionamento entre os funcionários e seus supervisores, facilitando o treinamento interno e contribuindo para um melhor ambiente de trabalho.

Capacidade de Interagir com os Clientes- As criticas e sugestões são analisadas como possibilidade de melhorar nossos serviços e, consequentemente, estar mais próximo do público alvo.

Limpeza e Higiene- Níveis de limpeza em todas as lojas e, principalmente na fábrica, são constantemente cobrados e verificados.

Equipamentos- Nossos equipamentos de última geração possibilitam um maior aproveitamento dos recursos, evitando desperdícios.

Experiência: Como a empresa já existe há algum tempo, muitas situações adversas já foram vivenciadas. Isso fez com que os diretores da empresa adquirissem uma considerável prática nos negócios, tornando-os aptos para lidar com novas experiências.

2) Fraquezas:

Unidade de produção: Uma única unidade fabril não será suficiente para atender um número maior de filiais.

Distribuição: Uma distribuição não terceirizada como a atual, se mostrará ineficiente com o aumento do numero de lojas, além de encarecer excessivamente os custos finais para o consumidor.

Sistema de cobrança nas lojas: O pagamento feito após os pedidos pode causar um descontrole por parte do atendente, ocasionando prejuízos para a empresa.

Letreiros: Uma inexistência de um padrão dos letreiros luminosos das lojas impossibilita a fixação do logotipo na mente das pessoas, além de dificultar o reconhecimento do estabelecimento em pontos distantes.

Equipamentos: Apesar do equipamento atual ser de última geração, este não atenderá as necessidades da organização após a abertura de um maior número de filiais.

ANÁLISE EXTERNA DA ORGANIZAÇÃO:

1) Ameaças:

Economias: A internacionalização da economia impossibilita projeções de longo prazo para um país em desenvolvimento como o Brasil. Uma crise em qualquer lugar do mundo pode ocasionar mudanças cambiais afetando diretamente o consumidor devido a utilização de matérias primas importadas. Outro ponto a destacar é a excessiva carga tributária existente no país. Os impostos são muitos e cobrados de forma errada, fazendo com os produtos fiquem mais caros do que poderiam ser.

Políticas: Apesar dos sindicatos terem uma boa relação com a empresa, estes podem aumentar o piso salarial, fazendo com que as despesas aumentem, além de possibilitar uma possível crise de relacionamento interno e externo.

Tecnológica: Apesar dos grandes investimentos para se ter um maquinário adequado, qualquer empreendedor pode entrar no ramo em função da grande disponibilidade deste.

Concorrência: Há o surgimento de muitos outros estabelecimentos, o que diminui a clientela razoavelmente. Nos shoppings centers, a concorrência é muito acirrada em função do grande número de cadeias de lanchonetes e fast-foods existentes. Em relação à nossa linha de produtos, a concorrência seria muito grande pois existem empresas de grande porte.

Oportunidades:

Econômicos/Culturais: Devido à necessidade da inclusão da mulher no mercado de trabalho para ajudar nas despesas domiciliares, estamos verificando uma falta de tempo para a dedicação aos afazeres domésticos. Com isso ocorre uma grande procura por produtos que facilitem a vidas das pessoas, como os “pratos” pré-prontos, por exemplo.

 A constante busca por comodidade por parte das pessoas, vem fazendo com novas formas de atendimento, como o sistema 24 horas que vem sendo implantado.

Sociais: Atualmente, com a grande violência existente nos grandes centros urbanos, a procura por opções de lazer com mais segurança vem aumentando consideravelmente. Com isso há o surgimento de mais shoppings centers nas cidades criando novas possibilidades de negócios.

Turismo: O turismo está sendo analisado como um setor em franca expansão. Esta situação evidencia uma clara possibilidade de novos negócios,
Paula Molinari fez um comentário
  • Oi João Guilherme, você tirou quanto no trabalho do Luiz Paulo?
    0 aprovações
    Carregar mais