Exemplo de Trabalho COMPLETO #2
30 pág.

Exemplo de Trabalho COMPLETO #2

Disciplina:PRINCIPIOS DE MARKETING53 materiais3.107 seguidores
Pré-visualização5 páginas
em virtude a nossa localização perto das praias.

Parcerias: Devido aos grandes investimentos em imagem por parte das organizações do mesmo ramo de atuação, as parcerias com outras empresas, tanto com fornecedores quanto com consumidores intermediários, ajudaria o The Vinny´s a se tornar mais conhecida no mercado.

AVALIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES E NEGÓCIOS:

Analisando os diversos fatores que influenciam de forma direta e indireta a organização, vemos uma grande oportunidade no desenvolvimento de uma linha de produtos com a marca The Vinny´s, como produtos pré-prontos, etc, os quais seriam comercializados em delikatessens e supermercados. Concluiu-se isso, pois com a inclusão das mulheres no mercado de trabalho, as pessoas passaram a ter menos tempo disponível para se dedicar ao lar. Um outro fator é o custo elevado da manutenção de empregadas domésticas, causando uma maior procura por produtos que facilitem a vida.

Uma outra oportunidade que nos atrai é a abertura de lojas em shoppings centers. Devido ao aumento considerável da violência nos centros urbanos, há uma maior preocupação com a segurança, fazendo com que as pessoas busquem formas de entretenimento mais seguras.

Atualmente, o turismo é considerado como um setor muito promissor. Logo há uma maior procura por centros turísticos como as praias que significaria uma maior procura pelos nossos serviços.

Como já se sabe, a abertura de filiais demanda investimentos muito elevados pois, segundo fontes especializadas precisa-se de um investimento inicial de R$150.000 e capital de giro de R$10.000 considerando uma lanchonete de nosso porte ,mas em compensação o retorno chega entre 3 e 4 anos. . Pensando nisso, concluiu-se que a concessão de franquias seria a melhor forma de captar recursos para tal.

DIRETRIZES E OBJETIVOS DA EMPRESA:

	 Nossa empresa valoriza muito um planejamento estratégico bem definido. Sabemos da relevância de sua existência para o futuro da organização. Levando em conta a existência de objetivos hierárquicos, consistentes, mensuráveis e realistas, a organização os subdivide em três categorias: objetivos para curto, médio e longo prazo.

Objetivos para curto prazo (prazo para execução: 2002)

A conclusão das reformas das lojas existentes;

Estudo de propostas para abertura de franquias;

A formalização das parcerias planejadas.

Venda de produtos de padaria para o café da manhã de empresas de ônibus, quartéis das forças armadas, orfanatos, escolas, etc.

Padronizar letreiros e cardápios.

Objetivos para médio prazo (prazo para execução: 2004 a 2009)

Início da fabricação da nova linha de produtos para supermercados e delikatessens até 2005;

Terceirização do sistema de distribuição de mercadorias até 2004

Aumentar a lucratividade em no mínimo 30% até 2007.

Encomendar pesquisas de mercado semestralmente avaliando o investimento da empresa;

Obter o Certificado ISO 9002 até 2007;

Avaliar novas parcerias potenciais e se necessário não renovar contrato com os parceiros atuais até 2005;

Começar com campanhas de publicidade mais intensas nos grandes centros urbanos para futuros investimentos a partir de 2002;

Incentivar projetos sociais que visam a limpeza das praias.

Objetivos para Longo Prazo: (prazo para execução: 2016)

Rever a missão da empresa e modificá-la caso seja preciso até 2016;

Aumentar a margem de lucro em 10% ao ano até 2016;

Abertura de franquias em Santa Catarina e litoral de São Paulo até 2014;

Construção de centros de distribuição para atender às novas lojas fora do Estado do Rio de Janeiro até 2011;

Construção de uma unidade de fabricação em Santa Catarina até 2010;

Avaliação da conjuntura sócio/econômica do país para a definição de novos objetivos até 2016;

Renovação do maquinário para aumentar a capacidade produtiva até 2009;

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES:

Atualmente existe uma grande variedade de estabelecimentos que atuam no mesmo ramo (alimentício).

O comportamento do consumidor é influenciado tanto pelo composto de marketing, os 4 P’s (preço, praça, produto e promoção) tanto quanto por fatores culturais, econômicos, políticos, sociais, pessoais, entre outros.

Fatores Culturais: A cultura é um dos fatores que mais influencia no desejo de compra dos consumidores. Cada grupo específico de pessoas possui valores, crenças e culturas próprias, as quais variam muito de região para região, ocorrendo até dentro de um mesmo país.

Nossa organização deverá estar muito atenta ao fator cultural devido as localizações diversas das filiais, o que faz com que pessoas de lugares distintos as freqüentem. Diferenças com relação à instrução, renda e outras, devem ser levadas em consideração para nosso planejamento estratégico.

Fatores Sociais: Este aspecto também pode ser um grande influenciador no comportamento do consumidor. O meio em que a pessoa vive, ou seja, sua família, seus amigos, exerce direta influencia em suas escolhas.

	A organização sempre pensa em criar um ambiente que seja o mais agradável possível para todos os clientes, independente de suas classes sociais.

Fatores Pessoais: Ao longo da vida, as pessoas adquirem hábitos e preferências de compra que geralmente estão relacionadas a idade. Em relação a isso, o The Vinny´s não deverá encontrar problemas devido ao seu portfólio de produtos.

Fatores Econômicos: A situação econômica, tanto do país, quanto das pessoas, é um fator preocupante e que afeta diretamente nossa organização. Isso afeta tanto o nosso planejamento quanto nossa receita. De acordo com essa situação, as pessoas podem optar por outras opções mais baratas ou mais caras.

Fatores Motivacionais: As pessoas, para que realizem uma compra, devem estar motivadas. Sabemos que as pessoas têm vários tipos de necessidades que influenciam diretamente em sua decisão de compra. Segundo Maslow e Herzberg nosso negócio está enquadrado no nível das necessidade fisiológicas, as quais são as primeiras a serem satisfeitas.

	Tipos de Comportamento de Compra:	

O comportamento de compra varia muito conforme o produto. Analisando nossa empresa constatamos dois tipos de comportamento do consumidor: Comportamento Rotineiro de Compra e Comportamento de Compra Buscando Variedade.

Comportamento Rotineiro de Compra: como neste tipo de comportamento, o consumidor não possui alto envolvimento com a compra e não há muita diferença entra as marcas, a organização tem que utilizar promoções de preços para as vendas, afim de estimular a busca pelo produto. Nossa propaganda deve enfocar pontos-chave e devemos priorizar propagandas em televisão pois esta é a mídia ideal para aprendizado passivo, já que os consumidores que possuem esse comportamento, quando compram a mesma marca, a fazem mais por hábito que por lealdade.

Comportamento de Compra Buscando Variedade: este tipo de comportamento ocorre quando se tem um baixo envolvimento com o produto, mas os consumidores percebem as diferenças existentes. A troca de produto na hora da compra ocorre em função de uma busca por variedade e não por insatisfação. Como nossa empresa ainda não tem um porte muito grande, devemos oferecer cupons, promoções e descontos para estimular o consumidor a comprar nossos produtos.

Processo de Decisão do Comprador para Produtos Novos:

	Nossa empresa pretende, dentro de algum tempo, entrar com uma nova linha de produtos no mercado, os quais seriam vendidos em supermercados e delikatessens. Para tal devemos despertar o interesse dos consumidores por nossa marca. Uma opção para se conseguir isso seria a instalação de estandes de degustação em supermercados, fazendo com que os produtos se tornem mais conhecidos, e posteriormente se fixem na mente das pessoas.

	

Devemos analisar várias características para implementar um programa de marketing, tais como: riscos e incertezas, custos iniciais e continuados, aprovação social, o grau de adaptação da inovação aos valores e experiências dos consumidores potenciais, o grau da aparente superioridade ou inferioridade em relação aos
Paula Molinari fez um comentário
  • Oi João Guilherme, você tirou quanto no trabalho do Luiz Paulo?
    0 aprovações
    Carregar mais