Buscar

Relações Étnico-Raciais na Educação (Diversidade e Educação)

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 01 e 02
Curso: Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior - Pedagogia |Prof.(ª): Prof. Me. Lilia Odete Nantes de Oliveira Disciplina: Relações Étnico-Raciais na Educação (Diversidade e Educação) Carga Horária: 40h | Semestre Letivo: 1º
1 - Sabendo que o racismo surgiu com o próprio aparecimento do Homem. A intolerância é algo que desse de sempre caracterizou a nossa espécie; podemos afirmar em escala mundial que o racismo teve início com os descobrimentos.
I - Os portugueses foram um dos principais protagonistas desse fenômeno;
II - O flagelo da escravatura teve início bem antes do descobrimento;
III - A escravatura atingiu proporções em escala mundial e muitos outros povos seguiram o exemplo dos portugueses;
IV - Apesar dos esforços de alguns cientistas, ainda hoje vemos casos de racismo e de xenofobia.
Analise as questões e assinale a correta:
a) I, II e III
b) I, III e IV (CORRETA)
c) I e III
d) II, III e IV
e) III e IV
2 - Com relação a aula 1, responda:
A diversidade cultural representa as distintas culturas que existem no planeta. Como cultura compreende-se o conjunto de costumes e tradições de um povo transmitidas de geração em geração. Entretanto cite quais são os elementos culturais representativos de um determinado povo?
R: Como elementos culturais representativos de um determinado povo destacam-se: língua, crenças, comportamentos, valores, costumes, religião, folclore, dança, culinária, arte, dentre outros.
3 - Explique o que você entendeu sobre o que é Identidade Cultural? (de 5 a 10 linhas) 
R: A identidade cultural é um conjunto híbrido e maleável de informações que formam a cultura identitária de um povoado, ou seja, que arranjam com que um povo se conheça, enquanto agrupamento cultural que se abaliza dos outros.
É complexo determinar uma identidade cultural exclusiva, pois ela é maleável e depende do período e das particularidades culturais de uma determinada sociedade.
Hoje em dia, o maior desafio para se sustentar a identidade cultural dos grupos sociais é a globalização, que gera padrões culturais fundamentados na cultura estadunidense, que tem se virado hegemônica no mundo.
4 - Explique a diferença entre Etnografia, Etnologia e Antropologia?
R: Etnografia: é o processo que apresenta de modo sistemático o cotidiano de um grupo social pelo ponto de vista de seus membros. Etnologia: é a área da Antropologia que estuda os costumes culturais de diferentes povos com base nos dados adquiridos.
 Etnografia e Etnologia são duas ciências naturais que lidam com o estudo da história natural do homem. O campo de estudo é na maioria das vezes versado como Antropologia. Etnografia e Etnologia são importantes ramos da Antropologia.
5 - Você observou, nas leituras da aula 2, que Santos (2008), faz alguns questionamentos sobre a desigualdade social. Como você responderia a esses questionamentos feitos por ela:
- O que nos difere do “outro”? 
R: Além de nossas características pessoais, o que nos apraza do outro é a forma como enxergamos o mundo, como avaliamos o outro e a nós mesmos diante de todas as possibilidades, ou impossibilidades, que a vida coloca a nossa frente. 
- O que nos iguala? 
R: Nossa natureza humana sempre deixara claro que não há, ou não deveria haver, diferença.
- O que influencia nossas simples e cotidianas escolhas? 
R: Em especial o meio em que vivemos e fomos criados, a cultura na qual estamos inseridos, nossas crenças, valores e objetivos.
- O que podemos chamar na verdade de desigualdades?
R: Desigualdade é a falta de estabilização nas relações humanas, nas possibilidades e oportunidades que um indivíduo tem em relação a outro, é um conceito deveras complexo e extenso.
.
1

Continue navegando